PEDALANDO ALÉM DOS LIMITES DA REALIDADE: A DINÂMICA OSCILATÓRIA DA ATIVIDADE NEURAL EM AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL
oscilatória cerebral, realidade virtual e estímulos visuais.
A pesquisa proposta visa investigar o impacto dos estímulos visuais, de ambientes em realidade
virtual, durante o ciclismo em pacientes com Parkinson, especialmente aqueles com congelamento
de marcha, influencia a atividade cerebral e a capacidade de atenção. O foco principal será analisar
a atividade de alfa frontal e occipital em resposta a diferentes ambientes de realidade virtual com
estímulos visuais variados. A amostra será composta por 60 participantes saudáveis, entre 18 e 50
anos, sem histórico de labirintite, enxaqueca crônica, tontura ou náusea com o uso prévio de
realidade virtual, ou uso de psicoestimulantes. A exposição ao ambiente de realidade virtual será
realizada utilizando o Oculus Quest 2 da Oculus. Os participantes serão devidamente informados
sobre o estudo, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderão aos
questionários antes da colocação de eletrodos para o registro eletroencefalográfico e o
eletrocardiográfico. Os procedimentos experimentais serão conduzidos em dois momentos intra-
sujeitos. No Experimento 1, será avaliada a diferença na atividade neural entre vídeos 360º de baixa
e alta estimulação visual. Já no Experimento 2, será realizada uma comparação entre um vídeo 360º
e uma animação Unity3D. Após a coleta de dados eletrofisiológicos, os participantes serão
liberados do equipamento de realidade virtual e dos eletrodos, passando por um período de
estabilização antes de responderem aos questionários finais. A abordagem adotada nesse estudo visa
contribuir significativamente para a compreensão dos efeitos dos estímulos visuais proporcionados
pela realidade virtual, proporcionando dados valiosos para futuras intervenções e tratamentos.