Banca de DEFESA: BEATRIZ APARECIDA DE SOUZA

DISCENTE : BEATRIZ APARECIDA DE SOUZA
DATA : 05/04/2024
LOCAL: Virtual

Semelhantes, mas não iguais: escolha de parceiros intra e interpopulacional no caranguejo chama-maré Leptuca leptodactyla (Rathbun, 1898)

Crustacea; Ocypodidae; Seleção sexual; Coloração corporal.

A coloração corporal de caranguejos chama-marés é especialmente relevante no reconhecimento de coespecíficos e na escolha de parceiros reprodutivos. A cor dos chama-marés pode variar numa população, devido a fatores como idade e condição corporal, e entre populações, devido às diferenças ambientais existentes em cada local, como distintas pressões de predação ou composição dos alimentos. No presente trabalho, investigamos a influência da coloração corporal do chama-maré Leptuca leptodactyla na seleção de parceiros reprodutivos. Nós testamos as seguintes hipóteses: 1) as fêmeas preferem machos com maior brilho e saturação ultravioleta e machos com matiz ultravioleta; 2) as fêmeas preferem machos da sua própria população em detrimento de machos de outra população; 3) as fêmeas preferem machos mais claros em detrimento de machos mais escuros. Para testar essas hipóteses, realizamos testes de escolha de parceiros dicotômicos em ambiente natural, que consistia em oferecer às fêmeas de L. leptodactyla a opção entre dois machos da mesma população para testar a preferência intrapopulacional, e machos de duas populações, para testar a preferência interpopulacional. Também realizamos mensurações de cor dos quelípodos hipertrofiados dos machos com um espectrofotômetro. As análises das medidas de cor foram realizadas utilizando o pacote ‘pavo’, no software R (R Development Core Team). Os resultados mostraram que, quando dada a opção entre dois machos da sua própria população, as fêmeas preferiram machos com maior brilho (ultravioleta e visível) e menor saturação verde. Por outro lado, quando confrontadas com machos locais e machos provenientes de outra população, as fêmeas preferiram machos locais, possivelmente baseando essa preferência em informações da saturação do quelípodo hipertrofiado, que difere significativamente entre as populações estudadas. Nossos achados trazem uma maior compreensão acerca do papel da coloração corporal do caranguejo chama-maré L. leptodactyla na seleção de parceiros reprodutivos. Demonstramos que a variação natural da coloração do quelípodo hipertrofiado influencia a preferência das fêmeas por parceiros reprodutivos e que essa preferência pode variar entre populações.

Presidente - 1476621 - DANIEL MARQUES DE ALMEIDA PESSOA
Externo à Instituição - FELIPE MALHEIROS GAWRYSZEWSKI - UnB