Banca de DEFESA: Natália de Araújo Miranda Tasso

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Natália de Araújo Miranda Tasso
DATA : 13/12/2023
LOCAL: https://meet.google.com/drt-aqsi-gaj

O papel da percepção de imprevisibilidade, prejuízo e suporte familiar na expressão de motivos fundamentais e bem-estar subjetivo durante a pandemia

estratégia de história de vida, imprevisibilidade familiar, crenças de imprevisibilidade, bem-estar subjetivo, motivos sociais fundamentais

Este trabalho explora os efeitos da pandemia de Covid-19 em elementos da psicologia humana, ao mesmo tempo que examina como experiências familiares percebidas durante a infância podem ter influenciado aspectos psicológicos durante a pandemia. Para alcançar esse objetivo, realizamos três estudos independentes, sendo o primeiro e o terceiro de natureza quase-experimental e o segundo, um estudo exploratório, todos de corte transversal. Os dados foram coletados de forma online, envolvendo 127, 438 e 422 participantes, respectivamente, em cada um dos estudos. O primeiro estudo demonstrou que tanto a imprevisibilidade vivenciada durante a pandemia quanto o dano percebido desempenharam um papel significativo na promoção de comportamentos de autoproteção e evitação a doenças, enquanto também contribuíram para a diminuição do bem-estar subjetivo. No segundo estudo, a imprevisibilidade familiar percebida na infância revelou impactos não apenas na escolha de estratégias de história de vida, mas também na manifestação de motivos fundamentais, inclusive durante a pandemia. Por fim, o terceiro estudo destacou que o suporte familiar percebido na infância emergiu como o principal fator que influenciou a expressão de níveis mais elevados de bem-estar subjetivo e menores níveis de imprevisibilidade em relação a si, enquanto sugeriu que a pandemia pode ter ampliado a percepção de imprevisibilidade em relação ao mundo, conforme observado em nossa amostra. Em síntese, o trabalho oferece a visão de alguns dos efeitos da pandemia, destacando as interconexões entre experiências na infância, estratégias de história de vida, expressões comportamentais e bem-estar subjetivo em um cenário de crise global. Essa perspectiva integrada aprimora nossa compreensão sobre quais fatores influenciaram para a plasticidade comportamental humana observada durante a pandemia.

Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Interna - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES