Banca de DEFESA: JOSÉ EDUARDO DA SILVA FILHO

DISCENTE : JOSÉ EDUARDO DA SILVA FILHO
DATA : 28/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/drt-aqsi-gaj

EFEITO DO SEXO, FAIXA ETÁRIA E PODER ECONÔMICO NA PREFERÊNCIA POR IDADE DE PARCEIROS

Idade Cronológica, Perspectiva Evolutiva, Valor de Acasalamento

A idade é importante na escolha de um parceiro para acasalamento, pois está associada a muitos atributos que contribuem para o valor de acasalamento dos indivíduos. Este estudo investigou como o sexo, a idade e o poder econômico podem influenciar nos padrões de preferência da idade de um parceiro idealizado e na escolha de parceiros. Participaram do estudo indivíduos heterossexuais de ambos os sexos, com idade variando de 12 a 32 anos e pertencentes a diversas classes de poder econômico. Esta pesquisa apresenta delineamento quase-experimental, com a amostra de 2504 participantes (1560 mulheres) para a análise das preferências, e subamostra de 1443 participantes (931 mulheres) para a análise das escolhas. Todos os participantes responderam questionários fornecendo dados sociodemográficos, indicando a idade mínima, máxima e ideal em um parceiro idealizado e responderam um instrumento que avaliou seu poder econômico. Aqueles envolvidos em relacionamento amoroso também indicaram a idade de seus parceiros. Modelos lineares gerais foram aplicados para investigar o efeito do sexo (feminino e masculino), faixa etária (12-17 anos | Adolescentes, 18-23 anos | Adultos jovens, e 24-32 anos | Adultos) e poder econômico (A-B1 | Alto, B2-C1 | Intermediário, e C2-DE | Baixo) na diferença entre as idades indicadas e a idade dos participantes. De forma geral, vimos que os homens preferem parceiras com menor idade mínima, máxima e ideal quando comparados às mulheres. Os homens preferem parceiras cada vez mais jovens (idade mínima e ideal) à medida que sua idade aumenta e adolescentes do sexo masculino idealizam parceiras mais velhas do que eles. Já as mulheres preferem parceiros mais velhos que elas (3,41 anos) e com idade mínima próxima a sua, contudo mulheres adultas aceitam parceiros mais novos (idade mínima e máxima). As preferências se manifestaram nas escolhas, uma vez que as mulheres apresentam parceiros mais velhos quando comparadas aos homens. O poder econômico influenciou tanto as preferências quanto às escolhas. Mulheres adultas com menor poder econômico aceitam parceiros com menor idade mínima, enquanto homens adultos com menor poder econômico aceitam parceiras com maior idade mínima, este achado pode representar a redução dos níveis de exigência em função de menor valor de acasalamento originado pelo baixo poder econômico. Verificamos também que adolescentes com maior poder econômico buscam parceiros com idade máxima maior, indicando que apresentar elevado poder econômico tornaria adolescentes mais exigentes na busca por parceiros. Por fim, verificamos o efeito do poder econômico nas escolhas, mulheres adultas com menor poder econômico formaram pares com homens mais novos. Concluímos que sexo, idade e poder econômico influenciam as preferências e as escolhas e que o poder econômico pode influenciar o valor de acasalamento afetando os níveis de exigência na busca por parceiros. Estes achados ampliam a compreensão da importância da condição socioeconômica nos relacionamentos.

Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Interna - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES