Banca de DEFESA: ANNE KELLY COSTA MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNE KELLY COSTA MORAIS
DATA : 11/02/2023
HORA: 13:30
LOCAL: http://meet.google.com/zsa-pfax-ohg
TÍTULO:

COOPERAÇÃO PÓS ATIVIDADE COLABORATIVA E INFLUÊNCIA DOS GESTOS EM ATIVIDADES VISUOESPACIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Cooperação, Gestos Representacionais, Gestos Dêiticos, Hipótese de Armazenamento de Informações, Partilha pós-colaboração.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A cooperação é um comportamento que beneficia o outro e tem como característica a diminuição da aptidão imediata de quem o pratica. Diversas hipóteses foram criadas para explicar as possíveis vantagens e, portanto, a manutenção, em termos evolutivos desse comportamento:  a hipótese de interdependência, seleção de parentesco, reciprocidade direta e indireta e evolução cultural. A expressão da cooperação pode variar de acordo com características sociodemográficas, como classe social e sexo ou até de acordo com a presença de uma atividade colaborativa antes da divisão de recursos. Além de investigar fatores associados à cooperação em crianças, o presente trabalho também se propõe a entender a função dos gestos no estabelecimento de informações visuoespaciais em interações colaborativas. De acordo com a Hipótese de Armazenamento de Informações, quando há maior demanda de conceitualização durante uma atividade cognitiva, a tendência é de haver mais gesticulações. Para testar esta hipótese em um contexto colaborativo, foram analisados vídeos de crianças realizando uma tarefa de cooperação pós atividade colaborativa. A atividade envolvia processos visuoespaciais e foram analisados os gestos que ocorrem após a explicação em duas partes da tarefa. Em relação ao ganho e partilha de recursos, apenas a idade foi um fator relevante para influenciá-los. Além disso, não houve mais gestos quando a tarefa mostrou maior exigência cognitiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externa à Instituição - MAYARA WENICE ALVES DE MEDEIROS
Externa à Instituição - RACHEL COÊLHO RIPARDO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 08:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao