Banca de DEFESA: REBEKA GUERRA DE OLIVEIRA

DATA : 21/12/2022
LOCAL: Sala da Pós-graduação em Psicobiologia

COPING & PERSONALIDADE SOB A PERSPECTIVA EVOLUCIONISTA

Personalidade. Situação Adversa. Coping. Pandemia da COVID-19. Práticas Relaxantes.

A personalidade se caracteriza pelas diferenças individuais e influencia nos comportamentos assumidos, e pode ser relacionada com a forma de enfrentamento de situações adversas, na Psicologia, conhecido como coping. Como os problemas são inerentes à vida de todas as pessoas, diante da situação de pandemia de COVID-19, surgiu uma oportunidade ímpar para avaliar a relação entre o coping e os traços de personalidade, uma vez que isso poderia trazer à tona caminhos importantes quanto à recomendações de intervenção, respeitando tais diferenças individuais. O primeiro capítulo dessa dissertação apresenta os fundamentos teóricos sobre a temática dos traços de personalidade e do coping. O segundo artigo, tem caráter empírico e focou investigar se as estratégias de coping diferem entre as pessoas com diferentes expressões de traços de personalidade; se os indivíduos que pontuam de forma diferente nos traços medidos apresentam diferença na dificuldade de enfrentamento da pandemia; se há diferença no grupo de atividades consideradas práticas relaxantes e atenuadoras de estresse em relação aos diferentes traços de personalidade. Tivemos a participação de 175 pessoas, através de coleta de dados online, que responderam quatro questionários: Sociodemográfico; Inventário Big Five; Escala Toulousaine de Coping; Práticas relaxantes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente a partir da criação de clusters, aplicação de ANOVA e testes de Kruskal-Wallis. Observamos que as formas de enfrentar a pandemia e os impactos causados por ela, assim como a escolha de práticas relaxantes, diferem de acordo com a expressão de diferentes perfis e de diferentes traços de personalidade. A partir do presente trabalho, foi possível disponibilizar mais informação sobre a temática em situações de grande comoção coletiva, além de sugerir orientações específicas, relacionadas à escolha de práticas relaxantes, de forma mais individualizada, com vistas à ampliar o sucesso de possíveis intervenções.

Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Interna - ***.796.828-** - MARIA EMILIA YAMAMOTO - UFRN
Externa à Instituição - VALESCHKA MARTINS GUERRA - UFES
Notícia cadastrada em: 04/12/2022 19:18