Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH SOPHIA GUEDES LINHARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARAH SOPHIA GUEDES LINHARES
DATA : 23/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Centro de Biociências
TÍTULO:

CONSEQUÊNCIAS DO TRATAMENTO PERINATAL DA FLUOXETINA NO RITMO CIRCADIANO DE ATIVIDADE-REPOUSO E   EM COMPONENTES DO SISTEMA DE TEMPORIZAÇÃO DE RATOS WISTAR, MACHOS E FÊMEAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Fluoxetina; Ritmos Biológicos; Ratos; Sistema de Temporização; Tratamento Perinatal


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A alta plasticidade perinatal permite que o cérebro se adapte ao seu ambiente, mas também marca um período de maior vulnerabilidade. A regulação dos níveis de serotonina durante o desenvolvimento é extremamente importante para o desenvolvimento característico do cérebro. Alterações na sinalização serotonérgica, tanto em níveis baixos como altos, parecem ser prejudiciais, levando a diversos déficits comportamentais. A exposição precoce a antidepressivos, como ISRS, durante a gestação ou lactação implica em diversos efeitos deletérios na organização anatômica e funcional em diferentes circuitos cerebrais, inclusive relacionados do ritmo circadiano. Diferentes autores têm investigado nos últimos anos esses efeitos deletérios e os mecanismos pelos quais propiciam a desorganização estrutural e funcional em redes neurais específicas, bem como a expressão comportamental alterada no indivíduo. Contudo, existe uma escassez em trabalhos a nível neuroquímico em estruturas do sistema de temporização circadiano. Nesse contexto, este trabalho pretende investigar se a hiperestimulação precoce do sistema serotonérgico, através da exposição perinatal a um ISRS pode afetar o ritmo circadiano de atividade e repouso, especialmente investigando a expressão de neuropeptídios e proteínas relógio associados ao ritmo circadiano em diferentes fases de vida da prole (PN15, PN45 e PN90). Neste estudo, serão testados o ritmo de atividade locomotora-repouso, e a visualização de marcadores oscilatórios químicos do sistema circadiano (NPY, 5-HT, BMAL1, VIP e AVP) em dois zeitgebers (ZT3 e ZT14) em ratos machos e fêmeas expostos precocemente (período de desenvolvimento GD13-GD21) a fluoxetina (20 mg/kg). Primeiramente, com a prole em idade adulta, realizamos registros diários do ritmo de atividade locomotora-repouso utilizando sensores de atividade acoplados a gaiolas individuais ao longo de quatro semanas, sendo duas em claro-escuro e duas em escuro-constante. Em seguida, iremos identificar a expressão dos marcadores neuroquímicos no núcleo supraquiasmático, no folheto intergeniculado (FIG) e nos núcleos da rafe em três fases da vida (PN15, PN45 e PN90). Esperamos que, ao final de todas as etapas sejam gerados dados que elucidem se o uso de ISRS durante o período gestacional causam alterações na circuitaria serotoninérgica nessas regiões citadas, de tal forma que provoque alterações no comportamento do ritmo circadiano.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Interno - 2351800 - JEFERSON DE SOUZA CAVALCANTE
Interno - 2998660 - MARIO ANDRE LEOCADIO MIGUEL
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 16:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao