Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA KIHARA

DISCENTE : JULIANA KIHARA
DATA : 30/03/2022
LOCAL: Sala da Pós-graduação

Fugir, congelar ou lutar? Influência da personalidade no bem-estar animal em chimpanzés (Pan troglodytes) de cativeiro.

variações individuais, personalidade animal, bem-estar animal, estresse, chimpanzés, cativeiro.

Resumo/Abstract: A ciência do bem-estar animal é muldisciplinar, que estuda os vários fatores que refletem a qualidade de vida. O bem-estar é avaliado através de indicadores de estresse, principalmente, através da expressão dos comportamentos que os animais apresentam. Em situações de estresse, o indivíduo precisa reagir e escolher o que fazer. O que poderia influenciar essa escolha? Além dos fatores como sexo e idade, a personalidade parece ter sua importância subestimada nesse processo nos animais. Este projeto busca entender qual é a relação entre a personalidade de chimpanzés de cativeiro e os comportamentos indicativos de estresse que eles apresentam. Nossa amostra é composta por 44 animais mantidos sob os cuidados de um santuário, sendo 24 machos e 20 fêmeas com intervalo de idade de 5 a 54 anos (média de 26,20 anos e SD=12,14 anos). Desses 44, 32 chimpanzés foram resgatados de situações de maus tratos de circos e zoológicos e 12 chimpanzés nasceram no Santuário. A avaliação da personalidade será feita através de um questionário respondido por funcionários experientes nos cuidados com esses grandes primatas, baseado no método de avaliação do Big Five humano adaptado para essa espécie. O estresse será avaliado pela observação direta dos comportamentos indicativos de estresse e pelo uso do espaço de cada animal. Testaremos as hipóteses de que o sexo, a idade e os comportamentos indicativos de estresse estão relacionados com a personalidade dos chimpanzés de cativeiro. O conhecimento das variações individuais nos perfis comportamentais em animais mantidos sob cuidados humanos possibilita um aprimoramento no programa de manejo (rotina diária, socialização, enriquecimento ambiental, treinamento de condicionamento animal), podendo ter impacto direto positivo na qualidade de vida dos mesmos, através da melhora da saúde física e mental.

Interno - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Presidente - 2696495 - RENATA GONCALVES FERREIRA