SONO E MEMÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Sono, Cochilo, Escola, Memória declarativa.
O processo de escolarização envolve a aquisição de memórias declarativas de longo prazo. O sono tem um papel importante na aquisição deste tipo de memória. Apesar disso, são raros os estudos que envolvem o sono dentro do contexto escolar. O período inicial do sono é rico no sono de ondas lentas, e é comumente alcançado em um cochilo com duração aproximada de uma hora. Este período é muito importante para a consolidação da memória declarativa. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo foi avaliar a associação entre o cochilo com até uma hora de duração e a consolidação de longo prazo de memórias declarativas advindas de conteúdos curriculares. Durante oito semanas os estudantes foram divididos em dois grupos, os quais cochilavam na segunda ou na terça-feira após o aprendizado de conteúdos curriculares. Na sexta-feira os estudantes eram avaliados em um teste de múltipla-escolha contendo questões nas quais eles puderam e não puderam cochilar após as respectivas aulas. Os resultados revelam uma associação entre o cochilo com um tempo igual ou superior a 30 minutos e a consolidação de longo prazo de memórias declarativas.