Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ EDUARDO MATEUS BRANDÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ EDUARDO MATEUS BRANDÃO
DATA: 06/11/2013
HORA: 11:00
LOCAL: sala da pós-graduação em psicobiologia
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXTRATO DE Selaginella convoluta EM CAMUNDONGOS: PESQUISA DE COMPOSTOS BIOATIVOS A PARTIR DE ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Produtos naturais, Selaginella convoluta, Ansiedade, Doença de Parkinson.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Os transtornos de ansiedade e a doença de Parkinson são patologias que atingem uma grande parcela da população mundial e que ainda demandam tratamentos farmacológicos eficazes. Grande parte das alternativas terapêuticas para essas patologias não contribui para melhora de todos os aspectos clínicos e/ou acarretam efeitos colaterais indesejáveis. A Selaginella convoluta, planta conhecida popularmente por “jericó”, “mão-fechada” ou “mão-de-papagaio”, é uma espécie nativa presente em diversos estados brasileiros. Esta espécie pertence a uma divisão de plantas vasculares que apresentam diversos compostos com efeitos biológicos como atividade antitumoral, antibiótica, anticolinesterásica, antioxidante, entre outros. O gênero Selaginella possui diversas aplicações etnobotânicas, sendo algumas espécies utilizadas no tratamento de patologias como asma, reumatismo, febre, verminoses, amenorreia, hemorragias entre outros. Apesar disto, poucos trabalhos foram realizados no sentido de demonstrar os efeitos do extrato de Selaginella convoluta quando administrado em modelos experimentais in vivo. Dentro destas perspectivas nossa proposta é avaliar o efeito do extrato bruto desta planta em modelos experimentais de ansiedade e Doença de Parkinson.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2527496 - ALESSANDRA MUSSI RIBEIRO
Externo ao Programa - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 31/10/2013 11:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao