Banca de DEFESA: CLARICE ROCHA DA SILVA DOMINGUEZ

DISCENTE : CLARICE ROCHA DA SILVA DOMINGUEZ
DATA : 14/12/2023
LOCAL: https://www.youtube.com/c/PPGFILUFRN

"A relação entre trabalho, racionalidade e tecnologia na obra de Marcuse".

tecnologia; trabalho; racionalidade; teoria crítica

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre os conceitos de trabalho, racionalidade e tecnologia na obra de Herbert Marcuse entre 1928 e 1964, tendo como intuito final contextualizar a crítica da tecnologia realizada em O Homem Unidimensional. Para isso, foram selecionados trabalhos relevantes de três momentos diferentes desse recorte temporal. De início, investiga-se o papel da noção de trabalho tanto na releitura da fenomenologia heideggeriana feita por Marcuse, que pretendia utilizá-la para complementar o marxismo, quanto na sua própria concepção ontológica de trabalho. Em um segundo momento, mostra-se como, após sua adesão ao Instituto de Pesquisa Social, há uma virada racionalista no pensamento de Marcuse. O segundo capítulo deste trabalho pretende demonstrar como Marcuse posiciona a racionalidade como parâmetro para a organização social direcionada para a realização humana, sem, contudo, deixar de criticar alguns de seus desenvolvimentos e pressupostos. Nesse contexto, Marcuse escreve sua primeira crítica da tecnologia, que é analisada, nesta dissertação, junto à sua crítica da racionalidade e a trechos de Marx sobre o desenvolvimento da indústria. No terceiro capítulo, trabalho, racionalidade e tecnologia convergem na análise marcuseana da sociedade unidimensional. Pretende-se mostrar como, na obra de Marcuse, a ambiguidade da tecnologia e de seus efeitos sobre o trabalho parece estar diretamente relacionada à ambiguidade da própria racionalidade. Apresenta-se, por último, algumas das soluções propostas por Marcuse para reunir os reinos da necessidade e da liberdade.  À luz dos conteúdos pesquisados, objetiva-se contribuir para os atuais debates acerca do tema, destacadamente o postulado por Andrew Feenberg e John Abromeit.

Externo à Instituição - AMARO DE OLIVEIRA FLECK - UFMG
Presidente - 1340799 - LUIZ PHILIPE ROLLA DE CAUX
Externo à Instituição - SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO - UFABC
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 15:15