Democracia Constitucional a respeito da finalidade e da forma de efetivação
Ética; discurso; democracia; reconhecimento.
Qual a ligação entre a subjetividade e a intersubjetividade em uma ética das ciências filosóficas práticas? Pretende-se notar se o paradigma da intersubjetividade, da perspectiva individual, já supõe a subjetividade – perspectiva discursiva – embora o inverso não ocorra, necessariamente. Por este motivo a ética deve requerer sempre o descentramento em relação ao ego. A importância desta atitude ética para o cognitivismo é: o discurso filosófico científico não deve ser mero endossante de conclusões prévias ao processo investigativo que não advenham deste processo. Em “A Ética da discussão e a questão da verdade”, de Jürgen Habermas, há o questionamento quanto a um fundamento transcendental – base última de princípio epistêmico – e ao caráter individual da decisão de colaboração no discurso prático – disposição para chegar a conclusões verdadeiras pelo discurso ético. Neste debate recorre-se a autores diversos com o propósito de chegar a um denominador ético epistêmico em comum.