DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC NO RN
Políticas Públicas. Pronatec. Implementação. Avaliação de Processo.
Neste texto, temos como objetivo geral desenvolver uma avaliação de processo relacionada ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), para tal buscaremos avaliar o processo de implementação deste programa dentro das instituições do RN. Metodologicamente partiremos das estruturas mais gerais às especificas. Iremos desenvolver um mapeamento da estrutura destinada para o programa a nível nacional, para o RN enquanto unidade federativa e por unidades dentro do RN (recursos financeiros, cursos e vagas oferecidas, locais e demandas apresentadas), também buscaremos realizar entrevistas com gestores responsáveis por unidades e pela implementação no RN, além do cruzamento de informações e complementação teórica da avaliação de políticas públicas. Esta avaliação é importante porque sabemos que o processo de implementação do Pronatec apresenta alguns desafios. Que são internos ao programa, como a elevada taxa de evasão (50%) nos cursos FIC e problemas pedagógicos encontrados no cotidiano da formação profissional. E externos, como a articulação com outras iniciativas para além do sistema S. Acreditamos que o processo aligeirado de implementação, descolado da preparação dos professores, dos estudantes e do corpo técnico e pedagógico como um todo, dificulta no andamento do Pronatec. Desta forma, nosso desafio – na avaliação de processo – é justamente o de detectar fatores que, ao longo da implementação, influenciam nos resultados do programa.