Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURO CARVALHO DA SILVEIRA

DATA: 30/04/2015
LOCAL: Sala de Reuniões do DCS

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC NO RN

Políticas Públicas. Pronatec. Implementação. Avaliação de Processo.

ÁREA: Sociologia

Neste texto, temos como objetivo geral desenvolver uma avaliação de processo relacionada ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), para tal buscaremos avaliar o processo de implementação deste programa dentro das instituições do RN. Metodologicamente partiremos das estruturas mais gerais às especificas. Iremos desenvolver um mapeamento da estrutura destinada para o programa a nível nacional, para o RN enquanto unidade federativa e por unidades dentro do RN (recursos financeiros, cursos e vagas oferecidas, locais e demandas apresentadas), também buscaremos realizar entrevistas com gestores responsáveis por unidades e pela implementação no RN, além do cruzamento de informações e complementação teórica da avaliação de políticas públicas. Esta avaliação é importante porque sabemos que o processo de implementação do Pronatec apresenta alguns desafios. Que são internos ao programa, como a elevada taxa de evasão (50%) nos cursos FIC e problemas pedagógicos encontrados no cotidiano da formação profissional. E externos, como a articulação com outras iniciativas para além do sistema S. Acreditamos que o processo aligeirado de implementação, descolado da preparação dos professores, dos estudantes e do corpo técnico e pedagógico como um todo, dificulta no andamento do Pronatec. Desta forma, nosso desafio – na avaliação de processo – é justamente o de detectar fatores que, ao longo da implementação, influenciam nos resultados do programa.

Externo ao Programa - 2507656 - ANA PATRICIA DIAS
Externo ao Programa - 1913687 - CESAR SANSON