CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Banca de DEFESA: JANAINA HENRIQUE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA HENRIQUE DOS SANTOS
DATA : 25/03/2024
LOCAL: online

Corpos, Territórios e plantas - as mulheres das  Escuelas Campesinas (Colombia)

Agroecologia dos Povos, Mulheres e agroecologia, corpo-território

Este trabalho tem como objetivo identificar os significados construídos em relação ao corpo-território (CABNAL, 2010; GUSMÁN, 2019), a agroecologia feminista e as Escuelas Campesinas de Agroecologia - ECA da região central de Colômbia. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado através da Investigação-Ação-Participação – IAP (BORDA, 1987) e a articulação entre as mulheres das ECAs, em uma proposta de pesquisa engajada (TURNER, 2008). As plantas aparecem como companheiras das mulheres nas diferentes experiências de cuidado com as pessoas e na conquista da autonomia econômica, ferramentas de enfretamento ao capitalismo. Também são centrais para a segurança e autonomia alimentar, a cura de enfermidades e fazem parte do universo cultural, ancestral e da expressão de uma identidade campesina. Já as mulheres das ECAs, apesar de algumas serem reconhecidas pelos seus trabalhos nos agroecossistemas, sua realidade cotidiana revela cansaço adquirido na luta social, nos trabalhos domésticos e nos espaços do agroecossistema. Também tem sido revelado certa invisibilidade histórica das mulheres na construção da agroecologia na defesa dos territórios, principalmente porque os cuidados e a atuação política dessas são desconsiderados.

Presidente - 1215344 - JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC
Interna - 2313763 - ANGELA MERCEDES FACUNDO NAVIA