CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Curso de Extensão - História da Antropologia, professor Aleksandar Boskovik

Prezadas/es/os, bom dia!

no dia 28 de abril tem início o curso de extensão "História da Antropologia", ministrado pelo Professor Visitante Sênior do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAS/UFRN), Aleksandar Boskovik. Trata-se de uma atividade voltada a profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação em Antropologia, Ciências Sociais, História e outras áreas correlatas.

As inscrições já podem ser realizadas no Sigaa.

O curso ocorrerá sempre às sextas-feiras, entre 14 e 17h, no Auditório D do CCHLA. Segue a programação das aulas por encontro:

28 de abril - Antropologia e evolução
A importância da evolução, especialmente a evolução dos primatas. Adaptação precoce. O que a história da evolução pode nos dizer sobre o desenvolvimento de nossa espécie? E quanto ao desenvolvimento de nossos modelos teóricos?

5 de maio William Robertson Smith e a antropologia inicial
O lugar e a importância de um dos ancestrais da antropologia. Por que é impossível entender Durkheim sem conhecer a obra de Smith?

12 de maio - Antropologia e Psicanálise
Tanto a antropologia quanto a psicanálise se institucionalizaram no final do século XIX e início do século XX. Eles tiveram um relacionamento interessante que parece ter sido muito melhor antes da Segunda Guerra Mundial.

26 de maio Antropologia através de/ com/sobre gênero
Desde os primeiros debates na antropologia de gênero, passando pela “escola da cultura e da personalidade”, a palestra vai destacar algumas das mais importantes antropólogas do século passado. Breves estudos de caso sobre a Macedônia do Norte e a Eslovênia serão incluídos.

02 de junho - “Antropologias do mundo”: algumas questões, problemas e limitações
"Antropologias Mundiais" é um assunto em rápido crescimento, e esta palestra tratará de questões como representar e essencializar os outros. Haverá também uma descrição geral do desenvolvimento das tradições antropológicas na Croácia, Sérvia e Eslovênia.
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 07:49