CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Banca de DEFESA: JANAINA FELIX JULIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA FELIX JULIO
DATA : 02/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

FLUXOS RELIGIOSOS NA CASA DA MADRINHA DODÔ. LADEIRA DO HORTO, JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ

 



PALAVRAS-CHAVES:

Madrinha Dodô; Religiosidade Popular; Práticas Ritualísticas;


PÁGINAS: 147
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo analisar a casa da madrinha Dodô, localizada na rua do Horto, município de Juazeiro do Norte – CE, concebendo-a como um espaço religioso híbrido de múltiplos símbolos, crenças e práticas rituais. Nesta perspectiva, nosso objetivo busca compreender a relação e os rituais religiosos entre os índios Pankararu e as rezadeiras na reza da cura na romaria de finados. As referências teóricas deste trabalho partiram de duas categorias centrais, a primeira o catolicismo popular ou catolicismo plural, nos termos de Sanchis (2001), a “mistura”, mistura-se com elementos da Igreja romanizada, com o espiritismo, com rituais étnicos, afro-brasileiros e de outras crenças dentro de um universo religioso. Assim como, a categoria catolicismo popular atravessa o trabalho, a segunda categoria que se movimenta na escrita, é o conceito de práticas-mágicas religiosas para pensarmos os rituais de cura na casa da madrinha Dodô como um espaço simbólico por excelência, no qual, os especialistas executam a função de significativa importância entre dois mundos, o espiritual e o material. As qualidades e virtudes mágico-religiosas conduzem nossa investigação para as rezas populares, dentre estas, as relacionadas à reza da cura e a prática de benzeção que se configura como ritual mágico-religioso na casa da madrinha Dodô. Neste cenário a ideia de cura é constantemente negociada, as pessoas estabelecem relações, reestruturam suas experiências de ser e está no mundo (Rabelo, 2008). Importa analisar os rituais da casa da madrinha Dodô considerando os efeitos produzidos nas pessoas que estão em busca da cura, sobretudo, por meio da dimensão terapêutico-religiosa nesses transportes para o mundo dos espíritos. As falas dos interlocutores (as) formam um conjunto de entrevistas e são ferramentas analíticas essenciais para construção etnográfica da pesquisa, são as estratégicas metodológicas desta dissertação. Alcançamos o entendimento que na casa da madrinha Dodô as aldeias se encontram nesse espaço religioso híbrido de múltiplos símbolos, crenças e práticas rituais abrangentes nas terapêuticas de cura. Não parto de um lugar apenas, são lugares que constroem a referência da madrinha Dodô, identidade étnica ancestral que conecta madrinha Dodô da Aldeia Kalankó (Alagoas), às rezadeiras da aldeia (Kapinawá) e os índios (Pankararu) da aldeia de Brejo dos Padres. Atravessamos a narrativa transitando pelos encantos dos encantados e os espíritos que circulam entre as almas e os corpos nos rituais étnicos da casa da madrinha Dodô, um pluralismo religioso parte de uma tradição que exerce um lugar considerável na vida da comunidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Interna - 1211517 - ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS
Interno - ***.100.367-** - LUIS GUILLERMO MEZA ALVAREZ - UFRN
Externa à Instituição - RENATA MARINHO PAZ - URCA
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 08:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao