ORIENTAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA A PAIS DE CRIANÇAS COM RISCO PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA
Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Transtorno do Espectro Autista; Telemonitoramento.
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno complexo do neurodesenvolvimento cujo quadro clínico se manifesta por comprometimentos na interação social e comunicação, bem como por interesses restritos e atividades repetitivas. Sendo difícil diagnóstico nos primeiros anos de vida, em virtude disso o Sistema Único de Saúde preconiza a estimulação precoce, objetivando diagnóstico e favorecendo um melhor prognóstico. Objetivo: Implementar um protocolo fonoaudiológico de estimulação precoce voltado para as habilidades comunicativas de crianças com suspeita de TEA por meio de telemonitoramento. Método: Trata-se de um estudo de série de casos, observacional, prospectivo, transversal e analítico. Com amostra constituída por crianças com indicadores clínicos de risco para TEA, com idade entre 18 e 44 meses, cujos pais aceitaram participar de um monitoramento híbrido por três meses no Serviço Multidisciplinar de Atenção ao Espectro do Autismo do Instituto Santos Dumont. O estudo foi dividido em três momentos: (1) entrevista estruturada com os pais e avaliação das habilidades pragmáticas das crianças, (2) sessões de orientações aos pais baseadas nos resultados obtidos na avaliação, e (3) reavaliação das habilidades pragmáticas. A análise estatística será conduzida por testes descritivos e inferenciais que comparem o desempenho antes e depois das sessões de orientação aos pais. Resultados parciais: Dentre as 21 famílias que buscaram atendimento no referido serviço e que eram elegíveis para o estudo, oito crianças foram avaliadas e iniciaram telemonitoramento com idade média de 37 meses, dessas 2 não utilizam o meio verbal. As sessões de monitoramento ocorrem semanalmente pela plataforma google meet.