|
Dissertações |
|
1
|
-
DANIELA DANTAS GALVÃO
-
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM LEITO EM PACIENTES DISFÁGICOS EM UM HOSPITAL REFERÊNCIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
-
Orientador : GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA ROCHA GOMES FERREIRA
-
EDNA PEREIRA GOMES DE MORAIS
-
GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
-
SILVIA DAMASCENO BENEVIDES
-
Data: 25/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A fonoaudiologia está cada vez mais conquistando espaço dentro do cenário hospitalar, o que torna necessário a busca de conhecimentos específicos. Neste cenário, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado a avaliar, diagnosticar e tratar os pacientes disfágicos de maneira prévia em serviços de urgência e emergência hospitalar.A presença do fonoaudiólogo em ambiente hospitalar é de suma importância, pois a intervenção precoce permite melhor prognóstico, reduz o tempo de internação e consequentemente diminui os gastos hospitalares com medicamentos, dieta enteral, recursos humanos, além de melhorar a qualidade de vida. Objetivos: Estudo 1: 1) caracterizar o atendimento fonoaudiológico nos pacientes disfágicos internados em uma unidade hospitalar 2) Correlacionar as características de deglutição com as patologias de base. Estudo 2: analisar a produção científica sobre a atuação fonoaudiológica hospitalar voltada para disfagia orofaríngea em adultos. Método: o estudo 1 trata-se de um estudo retrospectivo, observacional, transversal, com 36 participantes com diagnóstico de disfagia, internados nas Enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel na cidade do Natal. Foram coletados dados demográficos, clínicos, da avaliação e terapia fonoaudiológicas e correlacionado as características da deglutição para ver se houve diferença entre as patologias de base, através da ficha de Avaliação e Evolução Fonoaudiológica Enfermaria e UTI do setor de reabilitação. No estudo 2, revisão integrativa, foi realizada busca nas bases de dados, através dos descritores “Speech-Language and Hearing Sciences”; “Swallowing”; “Swallowing disorders”; “Adult”; “Bed Capacity Hospital” e “Hospital”, com recorte temporal de dez anos (2010-2020). Resultados: No estudo 1, a maioria dos participantes tinha média de idade de 60,78a; sexo masculino; diagnóstico de AVE; estado clínico regular; fazia uso de SNE; estava em ar ambiente; a elevação laríngea foi adequada; não apresentava sialorréia; avaliados com dieta liquidificada-grossa; percebido captação e preparo adequados; deglutição funcional e a terapia empregada foi passiva, onde metade dos atendidos teve alta fonoaudiológica. No estudo 2, foram encontrados 137 artigos e selecionados 24, com abordagens voltadas para diversos tipos de pacientes, descrição de avaliações, descrição de indicadores de risco para disfagia e indicadores de qualidade no gerenciamento da disfagia. Além de enfatizar alguns recursos terapêuticos específicos na reabilitação do paciente disfágico. Conclusões: No estudo 1, o atendimento fonoaudiológico envolveu a avaliação clínica da deglutição e os aspectos da terapia fonoaudiológica, além de ter sido demonstrado que dos pacientes submetidos à intervenção fonoaudiológica metade tiveram sua função de deglutição reabilitada e tinham tido diagnóstico de acidente vascular encefálico. Houve correlações significativas entre algumas características de deglutição, porém não houve diferença significativa entre os grupos de patologias com as características da deglutição. No estudo 2, há uma heterogeneidade entre os estudos. Portanto foi percebido carência de estudos que tratem de todo processo terapêutico, desde a avaliação até a reabilitação completa da função de deglutição.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: As phonoaudiology gains ground inside the hospital, the necessity for specific knowledge also grows. In this scenario, the phonoaudiologist is a professional capable of assessing, diagnosing, and treating dysphagic patients early in emergency rooms. The presence of a phonoaudiologist is of great importance as early intervention allows for a better prognostic, reduces hospitalization time, and consequently reduces hospital costs with medications, enteral nutrition, human resources, besides improving quality of life. Objectives: Study 1: 1) it aims to characterize phonoaudiological care for hospitalized dysphagic patients, 2) correlate swallowing characteristics with basic pathologies. Study 2: it aims to analyze scientific production on the phonoaudiological action inside the hospital with adult patients with oropharyngeal dysphagia. Methods: study 1 was retrospective study, organizational, transversal, with 36 patients with a dysphagia diagnosis who were hospitalized at the wards and Intensive Care Units of Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel in the city of Natal. Demographic and clinical data from de assessment and phonoaudiological therapy were collected and correlated to the characteristics of swallowing to verify if there was a difference between basic pathologies, using the form for Phonoaudiological Assessment and Evolution Ward and ICU from the rehabilitation sector. Study 2 was an integrative revision. Searches were done on databases for the following descriptors: “Speech-Language and Hearing Sciences”; “Swallowing”; “Swallowing disorders”; “Adult”; “Bed Capacity Hospital” and “Hospital”; in a ten-years’ time frame (2010-2020). Results: Study 1 found that the majority of patients was in average 60,78 years old, male, diagnosed with EVA, in regular clinical state, was making use of nasoenteral feeding tubes, in ambient air, adequate laryngeal elevation, they had no drooling, were on a thick liquified diet, with adequate capitation and preparation, functional swallowing and they received passive therapy, half of the patients were phonoaudiological discharged. Study 2 found 137 articles and selected 24. They approached several kinds of patients, assessment descriptions, dysphagia risk indicators and indicators for quality of dysphagia management. Also, emphasizing specific therapeutical resources on the rehabilitation of a dysphagic patient. Conclusion: In study 1, phonoaudiological treatment involved clinical assessment of the swallowing and the aspects of phonoaudiological therapy. It was also shown that half the patients under phonoaudiological intervention had their swallowing function rehabilitated and had had a diagnosis of stroke. There were significative correlations between some swallowing characteristics, however, there was no significative difference between groups of pathologies and the swallowing characteristics. In study 2, there was a heterogeneity among studies. Thus, a lack of studies was perceived regarding the whole therapeutical process, from the assessment to the complete rehabilitation of swallowing function.
|
|
2
|
-
KRISIA THAYNA LIMA DA COSTA
-
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA E DE HIPERSENSIBILIDADE EM CRIANÇAS COM RISCO PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
-
Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIENE SILVA ARAUJO
-
JOSILENE LUCIENE DUARTE
-
VANESSA GIACCHINI
-
Data: 26/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento com elevada prevalência mundial e caracteriza-se principalmente por déficits nas habilidades sociais, de interação social e possibilidade de alterações sensório-perceptuais. Estudos evidenciaram a possibilidade de ocorrência de hipersensibilidade auditiva nesses indivíduos, bem como de comportamentos que se assemelham à deficiência auditiva. Assim, a avaliação auditiva constitui parte essencial no processo de diagnóstico de casos com suspeita de TEA. Objetivo: Analisar os resultados da avaliação auditiva comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica de crianças com sinais clínicos de risco de TEA, bem como a percepção dos pais acerca da ocorrência da hipersensibilidade. Método: trata-se de um estudo observacional e transversal, estruturado em duas pesquisas: (1) avaliação audiológica comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica de crianças com sinais clínicos de risco de TEA: uma série de casos e (2) percepção dos pais sobre hipersensibilidade auditiva de crianças com sinais clínicos de risco de TEA: um estudo preliminar. Resultados: Foram avaliadas nove crianças no primeiro estudo e todas conseguiram realizar avaliação comportamental. A despeito da ausência de perda auditiva, constatou-se alteração nos exames eletroacústicos e eletrofisiológicos, com reflexos acústicos ausentes e latências absolutas das ondas III e V e dos intervalos interpicos aumentados. A queixa de hipersensibilidade foi constatada em 66,6% das crianças, sendo relatados comportamentos com alusão à misofonia. Conclusão: as crianças com sinais clínicos de TEA não apresentaram perda auditiva periférica, contudo, verificou-se alteração na via auditiva a partir dos núcleos cocleares e elevada ocorrência de queixa de hipersensibilidade auditiva nesta população.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is considered a neurodevelopmental disorder with high worldwide prevalence and is characterized mainly by deficits in social skills, social interaction and the possibility of sensory-perceptual changes. Studies have shown the possibility of hearing hypersensitivity in these individuals, as well as behaviors that resemble hearing loss. Thus, hearing assessment is an essential part of the process of diagnosing cases with suspected ASD. Objective: To analyze the results of the behavioral, electroacoustic and electrophysiological auditory assessment of children with clinical signs of ASD risk, as well as the parents' perception about the occurrence of hypersensitivity. Method: this is an observational and cross-sectional study, structured in two studies: (1) audiological behavioral, electro-acoustic and electrophysiological evaluation of children with clinical signs of ASD risk: a series of cases and (2) parents' perception of hypersensitivity hearing loss in children with clinical signs of ASD risk: a preliminary study. Results: Nine children were evaluated in the first study and all were able to perform behavioral assessment. Despite the absence of hearing loss, there was a change in electroacoustic and electrophysiological tests, with absent acoustic reflexes and absolute latencies of waves III and V and increased interpeak intervals. The complaint of hypersensitivity was found in 66.6% of the children, with behaviors related to misophonia being reported. Conclusion: the children with clinical signs of ASD did not present peripheral hearing loss, however, there was an alteration in the auditory pathway from the cochlear nuclei and a high occurrence of hearing hypersensitivity complaint in this population.
|
|
3
|
-
MARIA EDUARDA BRAGA DE ARAÚJO
-
Achados auditivos periféricos e centrais em crianças com transtornos da comunicação
-
Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
ELIENE SILVA ARAUJO
-
JOSILENE LUCIENE DUARTE
-
Data: 30/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Os transtornos da comunicação englobam comprometimentos na linguagem, na fala e na comunicação. Sabendo-se da estreita relação entre audição e desenvolvimento da linguagem e da fala, exames auditivos podem ser utilizados na tentativa de auxiliar na identificação precoce e no processo terapêutico de crianças com os referidos transtornos. Objetivo: Averiguar as respostas do reflexo acústico estapediano (RAE) em crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) ou transtorno fonológico (TF), bem como verificar as características do potencial evocado auditivo cortical (PEAC) na apraxia de fala na infância (AFI). Método: Dissertação estruturada em dois manuscritos: (1) estudo transversal em que a casuística foi composta por sujeitos com TDL, TF, com queixa de linguagem ou sem queixa de linguagem. Os participantes foram submetidos à avaliação audiológica completa e, posteriormente, os responsáveis responderam um questionário sobre o desenvolvimento das suas respectivas crianças; (2) relato de caso de uma criança do sexo masculino, com diagnóstico prévio de AFI e encaminhada para diagnóstico audiológico. Realizou-se a avaliação audiológica completa e o PEAC com estímulo de fala. Resultados: O maior quantitativo de RAE ausentes ou aumentados foi verificado nas crianças com TDL ou TF em comparação com os sujeitos sem queixa de linguagem. Ademais, observou-se assimetria entre as orelhas nos valores de latência do PEAC em um caso clínico com AFI. Conclusão: As alterações no RAE mostraram-se prevalentes em crianças com transtornos de linguagem e, juntamente com o PEAC, podem ser sinalizadores objetivos para a identificação precoce de transtornos da comunicação.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Communication disorders include impairments in language, speech and communication. Knowing the close relationship between hearing and language and speech development, hearing tests can be used in an attempt to assist in the early identification and therapeutic process of children with these disorders. Objective: To investigate the acoustic stapedial reflex (ASR) responses in children with developmental language disorder (DLD) or phonological disorder (PD), as well as to verify the characteristics of the cortical auditory evoked potential (CAEP) in childhood apraxia of speech (CAS). Method: Dissertation structured in two manuscripts: (1) cross-sectional study in which the sample was composed of subjects with DLD, PD, with language complaints or without language complaints. The participants underwent a complete audiological evaluation and, subsequently, those responsible answered a questionnaire about the development of their respective children; (2) case report of a male child, with a previous diagnosis of CAS and referred for audiological diagnosis. Complete audiological evaluation and CAEP with speech stimulus were performed. Results: The highest number of absent or increased ASR was found in children with DLD or PD compared to subjects without language complaints. In addition, asymmetry was observed between the ears in the latency values of the CAEP in a clinical case with CAS. Conclusion: Changes in the ASR proved to be prevalent in children with language disorders and, together with the CAEP, they can be objective indicators for the early identification of communication disorders.
|
|
4
|
-
FLAVIA FERREIRA LEMOS
-
INTERVENÇÃO NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS DE BAIXA RENDA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO.
-
Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
ISABELLE CAHINO DELGADO
-
ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS
-
Data: 31/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: crianças de níveis socioeconômicos baixo são mais propensas a apresentar dificuldades em leitura e os programas de resposta à intervenção (RTI) podem contribuir positivamente para o desenvolvimento desta habilidade. Objetivo: verificar a efetividade de uma intervenção em consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças de baixa renda no início da alfabetização. Método: estudo intervencional, longitudinal, retrospectivo e documental, realizado pela coleta de um banco de dados de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental I. Participaram 127 crianças com idades entre 6 e 7 anos, de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos: grupo intervenção (GI): 40 escolares submetidos à intervenção na consciência fonológica e vocabulário e, grupo controle (GC): 87 crianças não expostas à intervenção. Nas avaliações comparativas de pré e pós intervenção foram analisadas habilidades de consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória operacional fonológica, identificação de letras e vocabulário expressivo. Na comparação intragrupo foi utilizado o teste Mann-Whitney e, para comparação intragrupo o teste Wilcoxon. Resultados: na análise intragrupo, o GI mostrou desempenho estatisticamente significante após a intervenção, com melhora em consciência fonológica (silábica, fonêmica e total), RAN de dígitos e letras, memória operacional fonológica em dígitos de ordem direta e inversa e identificação de letras. No GC, houve melhora em todas as habilidades do processamento fonológico e vocabulário expressivo nas categorias semânticas vestuário, alimentos, animais, transportes, locais e brinquedos. Na comparação entre grupos na pré-intervenção houve diferença estatisticamente significante na consciência silábica e na pós-intervenção não houve diferença entre grupos, evidenciando melhora do GI na consciência fonológica. Conclusão: a intervenção demonstrou efetividade no desenvolvimento de habilidades do processamento fonológico no GI.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: children from low socioeconomic levels are more likely to present difficulties in reading and response to intervention programs (RTI) may contribute positively to the development of this skill. Objective: to verify the effectiveness of an intervention in phonological awareness and expressive vocabulary in low-income children at the beginning of literacy. Method: an interventional, longitudinal, retrospective and documental study, carried out by collecting a database of children in the 1st year of elementary school. Participants were 127 children of both sexes, aged 6 and 7 years old, distributed into two groups: intervention group (GI): 40 children that underwent intervention in phonological awareness and vocabulary; and control group (GC): 87 children that were not exposed to intervention. The comparative pre- and post-intervention evaluations analyzed phonological awareness, rapid automatic naming, phonological operational memory, letter identification and expressive vocabulary. The Mann-Whitney test was used for intragroup comparison, and the Wilcoxon test for intragroup comparison. Results: Intragroup analysis showed statistically significant performance after the intervention; there were improvements in phonological awareness (syllabic, phonemic and total), digit and letter RAN, phonological operational memory in direct and reverse digit order, and letter identification. In the GC, there was improvement in all phonological processing skills and expressive vocabulary in the semantic categories clothing, food, animals, transportation, places, and toys. Comparing the groups pre-intervention there was a statistically significant difference in syllabic awareness, and post-intervention there was no difference between groups, showing improvement in phonological awareness in the GI. Conclusion: the intervention was effective in developing phonological processing skills in GI.
|
|
5
|
-
ALANNA STEFANY DE LIMA EVANGELISTA
-
Manifestações vestibulares em indivíduos com doenças do sistema nervoso central
-
Orientador : ERIKA BARIONI MANTELLO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS KAZUO TAGUCHI
-
ERIKA BARIONI MANTELLO
-
VALDETE ALVES VALENTINS DOS SANTOS FILHA
-
Data: 30/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: As doenças do sistema nervoso central (SNC) acometem o encéfalo e a medula espinhal. Os danos ao SNC associados aos sintomas vestibulares ocorrem devido lesões nas vias vestibulares centrais. Objetivo: (1) Revisar a literatura científica sobre a aplicabilidade e resultados do vHIT em doenças do SNC. (2) Caracterizar os achados neurológicos e vestibulares de casos clínicos com diagnóstico de Esclerose Múltipla (EM). Método: Dissertação estruturada em dois artigos. O primeiro (1) trata-se de uma revisão integrativa de 18 publicações científicas sobre o uso do vHIT em indivíduos com doença do SNC. O segundo (2) trata-se da descrição de três casos clínicos com EM. Resultados: (1) Quanto ao vHIT, o ganho do RVO foi reduzido na maioria dos estudos, com ocorrência de sacadas compensatórias e descritas alterações em testes oculomotores, como presença de nistagmo espontâneo e semiespontâneo, no RVO com e sem otimização visual, no teste de perseguição sacádica e de desvio de inclinação. (2) Observou-se presença de sintomas vestibulares e alterações em pelo menos uma das provas clínicas do equilíbrio corporal e função cerebelar. No vHIT, alterações em testes oculomotores, como presença de nistagmo semiespontâneo e em algum parâmetro da perseguição sacádica, além da redução do ganho em um ou mais canais verticais. A associação destes achados sugere a presença de disfunção vestibular do tipo mista, compatível com as lesões centrais detectadas nos exames de imagem. Conclusão: Os achados de ambos os estudos trouxeram evidências sobre alterações na função vestibular e do equilíbrio corporal nos diferentes quadros neurológicos.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Diseases of the central nervous system (CNS) affect the brain and spinal cord. CNS damage associated with vestibular symptoms occurs due to lesions in the central vestibular pathways. Objective: (1) To review the scientific literature on the applicability and results of vHIT in diseases of the CNS. (2) To characterize the neurological and vestibular findings of clinical cases diagnosed with Multiple Sclerosis (MS). Method: Dissertation structured in two articles. The first (1) is an integrative review of 18 scientific publications on the use of vHIT in individuals with CNS disease. The second (2) is the description of three clinical cases with MS. Results: (1) As for vHIT, the RVO gain was reduced in most studies, with the occurrence of compensatory withdrawals and described changes in oculomotor tests, such as the presence of spontaneous and semispontaneous nystagmus, in the RVO with and without visual optimization, in the test saccadic chase and tilt deviation. (2) Vestibular symptoms and alterations were observed in at least one of the clinical tests of body balance and cerebellar function. In vHIT, changes in oculomotor tests, such as the presence of semi-spontaneous nystagmus and in some parameter of saccadic chase, in addition to the reduction in gain in one or more vertical channels. The association of these findings suggests the presence of vestibular dysfunction of the mixed type, compatible with the central lesions detected in imaging exams. Conclusion: The findings of both studies provided evidence of changes in vestibular function and body balance in different neurological conditions.
|
|
6
|
-
PRISCILA SILVA MARTINS
-
ANÁLISE FUNCIONAL E DE EQUILÍBRIO POSTURAL DE IDOSOS COM PROVÁVEL DOENÇA DE ALZHEIMER EM FASE GRAVE: UMA SÉRIE DE CASOS
-
Orientador : JULIANA MARIA GAZZOLA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANA ESCANOELA ZANATO ALMEIDA
-
JULIANA MARIA GAZZOLA
-
JULIANA VENITES
-
Data: 30/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A doença de Alzheimer (DA) é uma síndrome demencial com rápida ascensão e que mais afeta a população mundial, sendo uma patologia neurodegenerativa progressiva e irreversível que ocasiona a deterioração das faculdades intelectuais, funcionais e motoras, como o equilíbrio postural. Objetivo: Analisar os dados clínicos-cognitivos, funcionais e de equilíbrio postural em idosos na fase grave da Doença de Alzheimer. Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo realizado em sete idosos com idade igual ou superior a 60 anos e estadiamento em CDR3, no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) em Natal/RN. Foram utilizados os instrumentos: Mini Exame de Estado de Saúde Mental (MEEM); Teste do desenho do Relógio (TDR); Teste de Fluência Verbal (TFV), Teste Timed-Up-and-Go Test (TUGt), Teste Clínico de Interação Sensorial e Equilíbrio (CTSIB) e o Questionário de Atividades Funcionais. Os dados foram interpretados por meio de uma análise descritiva simples. Resultados: Observou-se uma perda funcional para as AIVD; tempo prolongado na mobilidade; prejuízo cognitivo, incluindo a linguagem; e condições anormais no equilíbrio postural. Conclusão: Os resultados apontam que idosos com DA na fase grave apresentam maior dependência funcional em detrimento das alterações cognitivas, de mobilidade e de equilíbrio postural.
-
Mostrar Abstract
-
Alzheimer's disease (AD) is a fast-rising dementia syndrome that most affects the world population. The AD it is a progressive and irreversible neurodegenerative disease that causes the deterioration of intellectual, functional and motor faculties, such as postural balance. Objective: analyze clinical-cognitive, functional and postural balance data in the elderly in the severe phase of AD. Method: This is an observational, cross-sectional and descriptive study carried out at the Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) in Natal / RN, evaluating seven elderly people aged 60 years or over and staging at CDR3. The instruments used were: Mini Mental Health State Examination (MMSE); Clock design test (TDR); Verbal Fluency Test (TFV); Timed-Up-and-Go Test (TUGt); Clinical Test of Sensory Interaction and Balance (CTSIB) and the Functional Activities Questionnaire. The data were interpreted through a simple descriptive analysis. Results: There was a functional impairment for IADLs (24.2); for mobility in simple TUG (time 28.1 and steps 24), cognitive TUGt (time 30.1 and steps 27.8) and motor TUG (time 27.8 and steps 26.7). In addition, there was cognitive impairment by MMSE (4.1), TDR (1.1) and TFV (1.4), as well as in postural balance, with averages in the conditions: OASF (30), OFSI (27,1), OASI (9.6) and OFSI (11.1). Conclusion: The results shows that elderly people with AD in the severe phase have important functional dependence, mobility, and importante changes in cognitive functions, such as language, executive functions, memory and attention
|
|
7
|
-
LEILA JULIANE PINHEIRO DO NASCIMENTO SANTOS
-
SUPRESSÃO CONTRALATERAL DAS EMISSÕES OTOACÚSTICAS POR TRANSIENTES EM BEBÊS COM SÍFILIS CONGÊNITA
-
Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALESSANDRA SPADA DURANTE
-
RENATA MOTA MAMEDE CARVALLO
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
Data: 08/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A sífilis é um problema de saúde pública global com desafios complexos. Em mulheres grávidas o treponema paliidum pode ser transmitido ao feto, acarretando a sífilis congênita, sendo um indicador de risco para a deficiência auditiva, pois há evidência da presença de deficiência auditiva sensorioneural tardia relacionada a transmissão vertical ao bebê. Pautada nessa premissa, a via auditiva eferente, em especial, a região olivococlear medial e as células ciliadas externas, podem ser avaliadas através da supressão das emissões otoacústicas por transientes contribuindo na identificação da maturação de processos fisiológicos importantes desta via em bebês com sífilis congênita. Objetivo: Estudo 1 - Caracterizar a supressão das emissões otoacústicas por transientes em crianças sem indicadores de risco para a deficiência auditiva no primeiro ano de vida. Estudo 2 - Analisar o efeito inibitório do ruído contralateral nas emissões otoacústicas por transientes em bebês com sífilis congênita. Metodologia: Estudo 1 – Revisão sistemática registrada no PROSPERO (n° CRD42020187035). A busca ocorreu nas bases de dados EMBASE, LILACS, LIVIVO, PubMed, Scopus e Web of Science. A literatura cinzenta incluiu o Google Scholar, Open Grey e ProQuest, busca manual nas referências dos estudos incluídos e consulta aos experts. Estudo 2 – Transversal e prospectivo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (n°3.360.991). A amostra total foi constituída de 35 bebês divididos em dois grupos (controle -14 bebês e estudo – 21 bebês), todos apresentaram ondas I-III-V no PEATE à 80 dB nNA e onda V a 30 dB nNA e presença de EOAT não-linear bilateralmente. A análise da supressão foi realizada por meio das EOAT linear sem ruído à 60 dB NPS com ruído branco contralateral a 60 dB NPS. A média de inibição foi obtida subtraindo as EOAT sem ruído das EOAT com ruído. Resultados: Estudo 1 – Foram localizados 3796 artigos, após as etapas de seleção 14 estudos atenderam os critérios de elegibilidade. Todos os estudos mostraram inibição eferente nos neonatos sem indicadores de risco para a deficiência auditiva. A supressão foi maior nos estudos que aplicaram o clique não-linear e o não filtrado com médias superiores a 1 dB em neonatos nas primeiras semanas de vida. Estudo 2 - O grupo estudo (GE) apresentou maior inibição na OD para as bandas de frequência de 1,5 a 4KHz. As amplitudes gerais em ambas condições de teste foram maiores no grupo controle (GC), em relação ao sexo, mas não apresentaram significância estatística. O GE apresentou 27,8% de inibição ≥ 1 dB e 25% para o GC na orelha direita, à esquerda foram 33,3% ≥ 1 dB no GE 46,2% no GC. Conclusão: Estudo 1 – Supressão das EOAT ocorrem em bebês sem indicadores de risco para a deficiência auditiva em protocolos com características de captação diferentes, gerando médias de respostas que não permite até o momento um valor clínico normativo. Estudo 2 – O efeito inibitório do ruído contralateral nas EOAT dos bebês com sífilis congênita não difere dos sem indicadores de risco para a deficiência auditiva.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Syphilis is a global public health problem with complex challenges. In pregnant women, treponema paliidum can be transmitted to the fetus, leading to congenital syphilis, being a risk indicator for hearing loss, as there is evidence of the presence of sensorineural late hearing loss related to vertical transmission to the baby. Based on this premise, the efferent auditory pathway, in particular, the medial olivocochlear region and the outer hair cells, can be assessed by suppressing the otoacoustic supplied by transients, contributing to the identification of the maturation of important physiological processes of this pathway with congenital syphilis. Objective: Study 1 - To characterize the suppression of otoacoustic emissions by transients in children without risk indicators for hearing loss in the first year of life. Study 2 - Analyze the inhibitory effect of contralateral noise on otoacoustic emissions by transients in babies with congenital syphilis. Methodology: Study 1 - Systematic review registered in PROSPERO (nº CRD42020187035). The search took place in the EMBASE, LILACS, LIVIVO, PubMed, Scopus and Web of Science databases. The gray literature included Google Scholar, Open Gray and ProQuest, manual search of references of included studies and consultation with experts. Study 2 - Cross-sectional and prospective study approved by the Research Ethics Committee (nº 3,360,991). The total sample consisted of 35 babies divided into two groups (control -14 babies and study - 21 babies), all of which presented I-III-V waves in the BAEP at 80 dB nNA and wave V at 30 dB nNA and the presence of non-linear TEOAE bilaterally. The suppression analysis was performed using linear TEOAE without noise at 60 dB SPL with white noise contralateral to 60 dB SPL. The mean of inhibition was obtained by subtracting the TEOAE without noise from the TEOAE with noise. Results: Study 1 - 3796 articles were found, after the selection steps 14 studies met the eligibility criteria. All studies showed efferent inhibition in neonates without risk indicators for hearing loss. Suppression was greater in studies that applied non-linear and unfiltered click with averages greater than 1 dB in neonates in the first weeks of life. Study 2 - The study group (SG) showed greater inhibition in RE for the frequency bands from 1.5 to 4KHz. The general amplitudes in both test conditions were higher in the control group (CG), in relation to gender, but they did not present statistical significance. The SG presented 27.8% inhibition ≥ 1 dB and 25% for the CG in the right ear, on the left there was 33.3% ≥ 1 dB in the SG 46.2% in the CG. Conclusion: Study 1 - TEOAE suppression occurs in babies without risk indicators for hearing loss in protocols with different uptake characteristics, generating mean responses that do not allow a normative clinical value so far. Study 2 - The inhibitory effect of contralateral noise on TOAEs of babies with congenital syphilis does not differ from those without risk indicators for hearing loss.
|
|
8
|
-
ALESSANDRA PINHEIRO DA SILVA
-
Telemonitoramento de pré-escolares com indicadores clínicos de risco para o Transtorno do Espectro do Autismo num contexto de pandemia.
-
Orientador : ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
JULIANA IZIDRO BALESTRO
-
SAMANTHA SANTOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO
-
Data: 19/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, cujo diagnóstico pode ser realizado a partir do terceiro ano de vida, mas as manifestações clínicas, embora difíceis de discernir, podem ser observadas a partir dos 6 meses de vida. Neste sentido, mesmo sem diagnóstico de autismo, identificar, monitorar sinais de risco e dar suporte comunicativo aos pais ampliando e otimizando as intenções comunicativas das crianças em situações sociais em um período plástico do desesenvolvimento são fundamentais, especialmente em um cenário histórico de pandemia. Objetivo: Propor um protocolo fonoaudiológico de telemonitoramento para estimulação precoce da linguagem pragmática em pré-escolares com indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. Método: Trata-se de um estudo de série de casos, observacional, prospectivo, transversal e analítico com amostra constituída por crianças, entre 18 e 44 meses, com indicadores clínicos de risco para o Autismo, cujos pais consentiram o telemonitoramento por um período de três meses no Centro Especializado em Reabilitação III, Instituto Santos Dumont. O estudo foi dividido em três momentos: (1) entrevista estruturada com os pais e avaliação das habilidades pragmáticas das crianças, (2) sessões de teleatendimentos de orientações aos pais baseadas nos resultados obtidos na avaliação, e (3) reavaliação das habilidades pragmáticas. A análise estatística foi conduzida por testes descritivos e inferenciais que comparem o desempenho pré e pós-intervenção. Resultados: Oito crianças encontramse em telemonitoramento semanal via plataforma digital aberta. Na etapa avaliativa préintervenção as crianças apresentaram um perfil. Conclusão: Conclui-se portanto que o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento prevalente nas crianças e está intimamente associado a qualidade na comunicação social e intenção comunicativa, que demandam atenção dos serviços de referência e dos profissionais da área. O investimento em intervenção precoce combate os sintomas e otimiza o prognóstico, diminuindo custos futuros e contribui com a manutenção da qualidade de vida de pais/crianças, bem como promove sua melhor inserção na sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Autistic Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder whose diagnosis can be made from the third year of life, but the clinical manifestations, although difficult to discern, can be observed from the 6th month of life onwards. In this sense, even without a diagnosis of autism, identifying, monitoring signs of risk and providing communicative support to parents, expanding and optimizing children's communicative intentions in social situations in a plastic period of development are fundamental, especially in a historical pandemic scenario. Objective: To propose a speech therapy protocol for telemonitoring for early stimulation of pragmatic language in preschoolers with clinical risk indicators for child development. Method: This is a case series, observational, prospective, cross-sectional and analytical study with a sample found by children aged between 18 and 44 months, with clinical indicators of risk for autism, evaluated parents consented to telemonitoring for a period of three months at the Specialized Center in Rehabilitation III, Instituto Santos Dumont. The study was divided into three stages: (1) structured interview with parents, assessment of pragmatic skills and the use of children's actions and gestures, (2) preparation of parent guidance telephone calls based on the results obtained in the assessment, and ( 3) reassessment. A statistical analysis was conducted by descriptive and inferential tests that compared pre- and post-intervention performance. Results: Seven children remained in weekly telemonitoring via an open digital platform. A profile of children with gestural and verbal communication deficits was observed. Conclusion: The results show that ASD is a neurodevelopmental disorder prevalent in children and is closely associated with quality in social communication and communicative intention, which demands attention from reference services, professionals in the field and parents. Investing in early intervention for symptoms optimizes the prognosis and empowers the family, reducing future costs.
|
|
9
|
-
VICTOR VASCONCELOS BARROS
-
TESTE DE DÍGITOS NO RUÍDO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: análise da influência de fatores demográficos e socioeconômicos e da acurácia em função do tipo dos estímulos.
-
Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA CORONA
-
LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
Data: 26/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Objetivo: Verificar acurácia do teste de dígitos no ruído (TDR) diótico e antifásico em português Brasileiro em quatro critérios de análise do teste padrão-ouro e a influência de variáveis demográficas e socioeconômicas. Metodologia: Foram delineados dois estudos: Estudo 1 de acurácia com normo-ouvintes e sujeitos com deficiência auditiva aplicando o TDR com estímulos diótico e antifásico, via smartphone com fones intra-auriculares. Foram estabelecidas curva ROC para definição do ponto de corte, medidas de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo para TDR diótico e antifásico considerando quatro critérios de análise da audiometria tonal liminar (melhor e pior orelha ≤ 25 e 40 dB). O estudo 2 foi transversal e prospectivo com sujeitos normoouvintes. Foi aplicado o TDR diótico e analisadas as influências de sexo, idade, nível socioeconômico e escolaridade. Resultados: No estudo 1 foram 102 sujeitos (18 a 90 anos), 15,68% normoouvintes, 69,60% com perda auditiva sensorioneural e 14,70% mista. A maior medida de sensibilidade (96,51%) foi encontrada no estímulo antifásico para critério de média de pior orelha (≤ 25dB) com ponte de corte de -11,90 dB no TDR. Houve correlação positiva entre TDR diótico e antifásico e grau da deficiência auditiva. No estudo 2, 151 sujeitos normoouvintes demonstraram influência da idade, escolaridade e nível socioeconômico no TDR, não havendo influência do sexo. Conclusão: Os valores de sensibilidade e especificidade nas condições diótica e antifásica apresentaram-se acima de 75% entre os critérios analisados. Idade, escolaridade e nível socioeconômico influenciam na resposta do TDR diótico.
-
Mostrar Abstract
-
Aim: To verify the accuracy of the diotic and antiphasic digits-in-noise (DRT) test in Brazilian Portuguese in four criteria for analyzing the golden pattern test and the influence of demographic and socioeconomic variables. Method: Two studies were designed: Accuracy Study 1 with normal-hearing and hearing impaired subjects applying TDR with diotic and antiphasic stimuli, by smartphone with in-ear headphones. ROC curves were established to define the cutoff point, measures of sensitivity, specificity, positive and negative predictive values for diotic and antiphasic TDR considering four criteria for analysis of pure tone audiometry (best and worst ear ≤ 25 and 40 dB). Study 2 was cross-sectional and prospective with normal hearing subjects. The diotic TDR was applied and the influences of sex, age, socioeconomic level, and education were analyzed. Results: In study 1 there were 102 subjects (18 to 90 years), 15.68% normal hearing, 69.60% with sensorineural hearing loss and 14.70% mixed. The highest sensitivity measure (96.51%) was found in the antiphasic stimulus for the worst ear mean criterion (≤ 25dB) with a cutoff of -11.90 dB in the TDR. There was a positive correlation between diotic and antiphasic TDR and degree of hearing loss. In study 2, 151 normal hearing subjects demonstrated the influence of age, education and socioeconomic level on the TDR, with no influence of gender. Conclusion: The sensitivity and specificity values in the diotic and antiphasic conditions were above 75% among the analyzed criteria. Age, schooling and socioeconomic level influence the response to diotic TDR.
|
|
10
|
-
LIDIA SILVA DE SOUZA
-
Percepção das mães de crianças com risco para Transtorno do Espectro Autista quanto ao perfil comunicativo de seus filhos no contexto da pandemia
-
Orientador : ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LILIANE PERROUD MIILHER
-
ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
JULIANA IZIDRO BALESTRO
-
Data: 27/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A identificação dos sinais clínicos de risco para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela própria família é fundamental na busca por auxílio profissional, seja para o processo de diagnóstico, seja para intervenção. Com o contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19 as famílias passaram a conviver mais tempo com seus filhos, o que levou ao aumento da percepção de dificuldades relacionadas à comunicação. Objetivos: Caracterizar a percepção dos cuidadores de crianças com risco para TEA a respeito das dificuldades comunicativas dos seus filhos, além de investigar se essa percepção é compatível com a avaliação fonoaudiológica. Método: Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo observacional, cuja amostra foi composta por oito mães cujos filhos apresentavam indicadores clínicos de risco para o TEA e que foram acompanhados em um projeto de telemonitoramento breve. Os resultados foram divididos em dois manuscritos, sendo que no primeiro foi utilizado o Questionário sobre Dificuldades Comunicativas (QDC); e no segundo foram utilizados o Perfil Funcional da Comunicação (PFC) e o protocolo de pragmática do teste infantil ABFW. Resultados: A partir dos resultados obtidos foi possível caracterizar as principais dificuldades percebidas pelas mães e constatar que a participação no programa de telemonitoramento não provocou mudanças substanciais nessa percepção. Além disso, o perfil comunicativo destas crianças foi caracterizado e comparado com a percepção de suas mães. Conclusão: Os instrumentos utilizados demonstraram capacidade de caracterizar a percepção das mães a respeito das dificuldades comunicativas de seus filhos, contribuindo para o processo diagnóstico e intervenção.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Introduction: The identification of clinical signs of risk for Autism Spectrum Disorder (ASD) by the family itself is essential in the search for professional help, either for the diagnosis process or for intervention. With the context of social distancing imposed by the COVID-19 pandemic, families began to spend more time with their children, which led to an increase in the perception of difficulties related to communication. Objective: To characterize the perception of caregivers of children at risk for ASD regarding their children's communicative difficulties, in addition to investigating whether this perception is compatible with the speech-language assessment. Method: This research was carried out through an observational study, whose sample consisted of eight mothers whose children had clinical indicators of risk for ASD and who were followed up in a brief telemonitoring project. The results were divided into two manuscripts, the first using the Questionnaire on Communicative Difficulties (QDC); and in the second, the Functional Communication Profile (PFC) and the pragmatics protocol of the ABFW child test were used. Results: From the results obtained, it was possible to characterize the main difficulties perceived by the mothers and verify that the participation in the telemonitoring program did not cause substantial changes in this perception. In addition, the communicative profile of these children was characterized and compared with the perception of their mothers. Conclusion: The instruments used demonstrated the ability to characterize the perception of mothers regarding their children's communication difficulties, contributing to the diagnosis and intervention process.
|
|