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RAMON CIPRIANO PACHECO DE ARAÚJO
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Efetividade do exercício do CTAR em comparação com a manobra chin-down na doença de Parkinson.
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Orientador : HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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MARINA MARTINS PEREIRA PADOVANI
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LUCIA FIGUEIREDO MOURÃO
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Data: 30/01/2025
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A disfagia é uma condição frequentemente associada à doença de Parkinson (DP), podendo causar não apenas um declínio na qualidade de vida, desnutrição, desidratação e medo ao se alimentar, mas também aumentar o risco de pneumonia por aspiração, principal causa de óbito nesses pacientes. Apesar de haver tratamento medicamentoso para os sintomas motores, o aumento de suas doses não garante a melhora dos transtornos de deglutição. Entre as intervenções para a disfagia orofaríngea, destacam-se aquelas baseadas na manobra postural chin-down, que demonstraram efeitos positivos na eficiência e segurança da deglutição em pacientes com DP. No entanto, outras intervenções estão sendo desenvolvidas, como a técnica Chin Tuck Against Resistance (CTAR), que é uma proposta terapêutica promissora para reabilitar a função de deglutição, embora ainda não haja dados publicados sobre sua eficácia na população com Parkinson. Portanto, esta pesquisa propõe investigar a efetividade de um programa de intervenção baseado em exercícios de CTAR, em comparação à manobra postural chin-down, em pacientes disfágicos com DP. Cumpriram-se os princípios éticos e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. O primeiro estudo trata-se de um ensaio clínico randomizado. Foram incluídos 26 indivíduos com DP alocados aleatoriamente em dois grupos de intervenção por 4 semanas. O grupo A realizou os exercícios de CTAR e treino funcional de deglutição, enquanto o grupo B realizou a manobra chin-down com treino funcional de deglutição com diferentes consistências alimentares. Os desfechos avaliados incluíram a avaliação clínica da deglutição, pressão isométrica máxima da língua, qualidade de vida e o pico do fluxo de tosse, medidos antes e após o período de intervenção. O grupo CTAR apresentou melhora significativa na avaliação clínica da deglutição, na pressão isométrica máxima da língua e na qualidade de vida, em comparação ao grupo chindown. Contudo, não houve diferença significativa no pico do fluxo de tosse entre os dois grupos. O segundo estudo, de natureza longitudinal, comparou a progressão isométrica máxima da língua ao longo das 4 semanas de intervenção. A análise entre os grupos revelou diferença significativa no aumento da pressão da língua no grupo CTAR em compração ao grupo chin-down em todas as semanas de intervenção. O maior pico da medida ocorreu na terceira semana e o tamanho do efeito foi considerado grande. Os estudos exploratórios sugerem a eficácia dos exercícios de CTAR na reabilitação da disfagia em pacientes com DP, destacando-se como uma abordagem promissora e eficiente.
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Dysphagia is a condition frequently associated with Parkinson's disease (PD) and can cause not only a decline in quality of life, malnutrition, dehydration, and fear of eating but also increase the risk of aspiration pneumonia, the main cause of death in these patients. Although there is drug treatment for motor symptoms, increasing doses does not guarantee improvement in swallowing disorders. Interventions for oropharyngeal dysphagia include those based on the chin-down postural maneuver, which has shown positive effects on the efficiency and safety of swallowing in PD patients. However, other interventions are being developed, such as the Chin Tuck Against Resistance (CTAR) technique, a promising therapeutic proposal for rehabilitating swallowing function. However,h there is still no published data on its effectiveness in the Parkinson's population. Therefore, this study aims to investigate the efficacy of an intervention program based on CTAR exercises, compared to the chin-down postural maneuver, in dysphagic patients with PD. Ethical principles were complied with and the project was approved by the Research Ethics Committee. The first study was a randomized clinical trial. It included 26 individuals with PD who were randomly allocated to two intervention groups for 4 weeks. Group A performed the CTAR exercises and functional swallowing training, while Group B performed the chin-down maneuver with functional swallowing training with different food consistencies. The outcomes evaluated included clinical assessment of swallowing, maximum isometric tongue pressure, quality of life, and peak cough flow, measured before and after the intervention period. The CTAR group showed a significant improvement in clinical assessment of swallowing, maximum isometric tongue pressure, and quality of life compared to the chin-down group. However, there was no significant difference in peak cough flow between the two groups. The second study, longitudinal in nature, compared the maximum isometric progression of the tongue over the 4 weeks of intervention. The analysis between the groups revealed a significant difference in the increase in tongue pressure in the CTAR group compared to the chin-down group in all the weeks of intervention. The highest peak measurement occurred in the third week and the effect size was considered large. The exploratory studies suggest the efficacy of CTAR exercises in the rehabilitation of dysphagia in PD patients, highlighting them as a promising and efficient approach.
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MARIA GABRIELA PAZ DA SILVA
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Sinaptopatia coclear relacionada à idade em ratos: o uso de potencias evocados auditivos de curta latência
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Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIENE SILVA ARAUJO
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KELLY CRISTINA LIRA DE ANDRADE
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KÁTIA DE FREITAS ALVARENGA
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Data: 06/03/2025
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Introdução: No processo de envelhecimento natural, ocorre uma diminuição das sinapses entre as células ciliadas internas e os neurônios do gânglio espiral do nervo auditivo, fenômeno denominado sinaptopatia coclear (SC). Estudos sugerem que os potenciais evocados auditivos (PEA) de curta latência podem identificar a SC, mas ainda há lacunas nos protocolos e parâmetros utilizados para essa identificação na prática clínica. Objetivo: Avaliar a aplicabilidade dos PEA de curta latência na identificação da SC relacionada ao envelhecimento em roedores. Método: Foram conduzidos dois estudos. O primeiro consistiu em uma revisão sistemática da literatura, registrada no PROSPERO (CRD42025615318), com a finalidade de sintetizar dados sobre a sensibilidade dos PEA de curta latência na identificação da SC em roedores durante o envelhecimento. A revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for a Systematic Review and Meta-analysis of Diagnostic Test Accuracy Studies (PRISMA-DTA), com busca nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, Cochrane Library, Scopus, Embase, Web of Science, Scielo, LILACS e na literatura cinzenta. A seleção dos artigos foi realizada por dois revisores, de forma independente e cegamente, com auxílio das ferramentas Rayyan e EndNote. O segundo estudo foi observacional transversal, aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (protocolo nº 2024-02-ISD). Foram utilizados dez ratos Wistar, de ambos os sexos, saudáveis e sem exposição prévia a ruídos, divididos em grupos etários: G1 (3-4 meses), G2 (10 meses), G3 (14-15 meses) e G4 (24 meses). Os animais foram submetidos ao registro do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) com o equipamento Eclipse (modelo EP25), sob sedação. Os eletrodos foram posicionados em Fz (ativo), M1 e M2 (referências) e na pata direita (terra), com impedância inferior a 5 kohms. Foram utilizados estímulos clique, polaridade alternada, em 90, 85 e 80 dBNAn, apresentados em cada orelha por fones de inserção 3A, nas taxas de estimulação 33,1, 15,1 e 7,1 cliques/s. A amplitude das ondas I e IV foi analisada cegamente por dois especialistas. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial no SPSS, adotando-se p<0,05. Resultados: No estudo 1, foram identificados 2.684 artigos, dos quais 15 foram incluídos. O camundongo foi o modelo mais utilizado (n=13), seguido pelos ratos Fisher 344 (n=1) e Wistar (n=1), com idade entre 3 e 33 meses. Todos os estudos utilizaram o PEATE para identificar SC, sendo a amplitude da onda I o biomarcador mais frequente e todos confirmaram a SC por meio da análise neurobiológica. No estudo 2, a concordância entre examinadores foi excelente (>90%). A amplitude média foi de 1,33±0,69μV para a onda I e 0,75±0,62μV para a onda IV. A idade não influenciou os resultados, mas houve efeito do sexo. A onda I apresentou maior amplitude a 7,1 cliques/s comparada a 33,1 cliques/s. Conclusão: Os PEA de curta latência demonstraram aplicabilidade na identificação da SC em roedores, com a amplitude da onda I como biomarcador relevante e evidente efeito da taxa de estimulação. Os achados reforçam o uso do PEATE na investigação da SC e fornecem subsídios para estudos futuros.
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Introduction: In the natural aging process, a decrease in synapses occurs between inner hair cells and spiral ganglion neurons of the auditory nerve, a phenomenon known as cochlear synaptopathy (CS). Studies suggest that short-latency auditory evoked potentials (AEP) can identify CS, but there are still gaps in the protocols and parameters used for this identification in clinical practice.Objective: To evaluate the applicability of short-latency AEPs in identifying aging-related CS in rodents. Method: Two studies were conducted. The first was a systematic literature review, registered in PROSPERO (CRD42025615318), aiming to synthesize data on the sensitivity of short-latency AEPs in identifying CS in aging rodents. The review followed the recommendations of the Preferred Reporting Items for a Systematic Review and Meta-analysis of Diagnostic Test Accuracy Studies (PRISMA-DTA), with searches conducted in the PUBMED/MEDLINE, Cochrane Library, Scopus, Embase, Web of Science, Scielo, and LILACS databases, as well as gray literature. Article selection was performed independently and blindly by two reviewers, with the assistance of Rayyan and EndNote tools. The second study was a cross-sectional observational study, approved by the Animal Use Ethics Committee (protocol No. 2024-02-ISD). Ten healthy Wistar rats of both sexes, with no prior noise exposure, were used and divided into age groups: G1 (3–4 months), G2 (10 months), G3 (14–15 months), and G4 (24 months). The animals underwent auditory brainstem response (ABR) recording using the Eclipse equipment (EP25 model) under sedation. Electrodes were positioned at Fz (active), M1 and M2 (references), and the right paw (ground), with impedance below 5 kΩ. Click stimuli with alternating polarity at 90, 85, and 80 dBnHL were presented to each ear through 3A insert earphones at stimulation rates of 33.1, 15.1, and 7.1 clicks/s. The amplitudes of waves I and IV were analyzed blindly by two specialists. Data underwent descriptive and inferential statistical analysis in SPSS, adopting p<0.05. Results: In Study 1, 2,684 articles were identified, of which 15 were included. The most used model was the mouse (n=13), followed by Fisher 344 rats (n=1) and Wistar rats (n=1), with ages ranging from 3 to 33 months. All studies used ABR to identify CS, with wave I amplitude being the most frequent biomarker, and all confirmed CS through neurobiological analysis. In Study 2, examiner agreement was excellent (>90%). The mean amplitude was 1.33±0.69 μV for wave I and 0.75±0.62 μV for wave IV. Age did not influence the results, but a sex effect was observed. Wave I showed greater amplitude at 7.1 clicks/s compared to 33.1 clicks/s. Conclusion: Short-latency AEP demonstrated applicability in identifying CS in rodents, with wave I amplitude as a relevant biomarker and a significant effect of stimulation rate. The findings reinforce the use of ABR in CS investigation and provide insights for future studies.
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ANA CLARA LOPES MARIZ
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Conhecimento e atitude sobre saúde auditiva infantil de gestantes e puérperas: uma intervenção guiada por vídeo educativo
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Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIENE SILVA ARAUJO
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HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI
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MONIQUE RAMOS PASCHOAL DUTRA
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Data: 07/03/2025
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Introdução: O conhecimento dos pais sobre triagem auditiva neonatal (TAN), indicadores de risco para deficiência auditiva e atitudes em relação à perda auditiva influencia diretamente o cuidado infantil. Vídeos educativos têm sido eficazes na promoção da saúde auditiva. Objetivo: validar um vídeo educativo sobre saúde auditiva infantil e avaliar seu impacto no conhecimento e atitudes de gestantes e puérperas. Método: A dissertação está estruturada em dois artigos, o primeiro, trata-se de um estudo descritivo, com o intuito de validar um vídeo como ferramenta de educação em saúde auditiva infantil. Inicialmente a validação do vídeo foi realizada com cinco especialistas e, na segunda etapa, 50 mães avaliaram a satisfação do vídeo com uso de um questionário padronizado e do Net Promoter Score (NPS). O segundo estudo consiste em um ensaio clínico randomizado triplo-cego, buscando comparar o impacto da intervenção educacional em saúde auditiva infantil no nível de conhecimento e retenção da informação na gestação e no puerpério. Participaram do estudo 60 gestantes e 80 puérperas, cada população dividida em dois grupos randomizados, 30 gestantes e 40 puérperas no grupo intervenção (GI) e o mesmo quantitativo de cada população no grupo comparação (GC). As participantes foram submetidas a um questionário de conhecimentos e atitudes em saúde auditiva infantil, pré e imediatamente após a exposição ao vídeo educativo (alvo para GI ou sobre amamentação para GC). Com o intuito de avaliar a retenção da informação a médio prazo, as puérperas do GI foram submetidas novamente ao questionário após três meses da intervenção. Resultados: no primeiro estudo, observou-se que o vídeo foi bem avaliado tanto na perspectiva das especialistas quanto da população-alvo, com uma tendência à satisfação da ferramenta educativa utilizada. Verificou-se sugestões pontuais de melhoria do vídeo pelas especialistas e 84,0% das mães dariam publicidade positiva (promotoras) e 14,0% indiferentes. No segundo estudo, observou-se aumento no conhecimento tanto de gestantes (p<0,001) quanto de puérperas (p<0,001) quando comparado o momento pré e pós-intervenção do GI. A comparação entre GI e GC pós-intervenção demonstrou maior conhecimento para os grupos submetidos à intervenção nas duas populações (p<0,001). Por outro lado, ao comparar a quantidade de informação assimilada entre gestantes e puérperas não houve diferença (p=0,686), mostrando que as mães conseguiram assimilar o conhecimento transmitido nos dois momentos da maternidade. Além disso, para o GI das puérperas, não houve diferença entre o conhecimento pós-intervenção imediata e após três meses da intervenção (p=0,090). Conclusão: O vídeo educativo “Pílulas da Audição” foi validado como uma ferramenta eficaz para a educação em saúde auditiva infantil. No primeiro estudo, especialistas e a população-alvo avaliaram positivamente o material, destacando sua adequação e relevância. No segundo estudo, verificou-se que o vídeo promoveu um aumento significativo no conhecimento sobre a temática entre gestantes e puérperas, com retenção da informação a médio prazo. Os achados indicam que ambos os momentos são oportunos para a intervenção educativa, possibilitando que as mães assumam um papel ativo na saúde auditiva de seus filhos.
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Introduction: Parents' knowledge about neonatal hearing screening (NHS), risk indicators for hearing impairment, and attitudes towards hearing loss directly influences child care. Educational videos have been effective in promoting hearing health. Objective: To validate an educational video on child hearing health and assess its impact on the knowledge and attitudes of pregnant women and puerperal woman. Method: The dissertation is structured into two articles. The first is a descriptive study aimed at validating a video as a tool for education in child hearing health. Initially, the video validation was conducted with five specialists, and in the second stage, 50 mothers evaluated their satisfaction with the video using a standardized questionnaire and the Net Promoter Score (NPS). The second study consists of a triple-blind randomized clinical trial, seeking to compare the impact of the educational intervention on child hearing health on the level of knowledge and information retention during pregnancy and the postpartum period. The study involved 60 pregnant women and 80 puerperal woman, with each population divided into two randomized groups: 30 pregnant women and 40 puerperal woman in the intervention group (IG) and the same number from each population in the comparison group (CG). Participants were subjected to a questionnaire on knowledge and attitudes regarding child hearing health, both before and immediately after exposure to the educational video (targeted for IG or about breastfeeding for CG). To assess medium-term information retention, puerperal woman in the IG were re-evaluated with the questionnaire three months after the intervention. Results: In the first study, it was observed that the video was well evaluated from both the specialists' and the target population's perspectives, showing a tendency towards satisfaction with the educational tool used. Specific suggestions for video improvement were noted by the specialists, and 84.0% of the mothers would give positive feedback (promoters), while 14.0% were indifferent. In the second study, an increase in knowledge was observed for both pregnant women (p<0.001) and puerperal woman (p<0.001) when comparing pre- and post-intervention moments in the IG. The comparison between IG and CG post-intervention demonstrated greater knowledge for the groups subjected to the intervention in both populations (p<0.001). On the other hand, when comparing the amount of information assimilated between pregnant women and puerperal woman, no difference was found (p=0.686), indicating that mothers were able to assimilate the knowledge conveyed at both moments of motherhood. Furthermore, for the IG of puerperal woman, there was no difference between knowledge immediately post-intervention and three months after the intervention (p=0.090). Conclusion: The educational video "Hearing Pills" was validated as an effective tool for education in child hearing health. In the first study, specialists and the target population positively evaluated the material, highlighting its appropriateness and relevance. In the second study, it was found that the video significantly increased knowledge on the topic among pregnant women and puerperal woman, with medium-term information retention. The findings indicate that both moments are opportune for educational intervention, enabling mothers to take an active role in their children's hearing health.
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JOAO VICTOR SILVA DE BARROS LIMA
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Instrumentos de Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras: Revisão e Aplicabilidade
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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LUCIANA MENDONÇA ALVES
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RENATA MOUSINHO
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Data: 10/03/2025
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Objetivo: Mapear na literatura os instrumentos, validados ou não, utilizados para a avaliação da leitura oral de palavras e pseudopalavras em escolares de 6 a 14 anos (Estudo 1) e estudar as variáveis psicolinguísticas de um banco de estímulos a ser utilizado como instrumento de avaliação da leitura oral de palavras e pseudopalavras (Estudo 2). Método: Para o Estudo 1, foi realizada uma revisão de escopo seguindo as diretrizes PRISMA-ScR. A questão de pesquisa foi desenvolvida utilizando a estratégia “PCC” (População, Conceito e Contexto). A busca por estudos relevantes foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), EMBASE, Education Resources Information Center (ERIC) e LiVIVO, com termos em português, espanhol e inglês, conforme a base de dados. Foram incluídos estudos que utilizavam instrumentos de avaliação e/ou monitoramento da leitura oral de palavras e pseudopalavras em escolares de 6 a 14 anos e 11 meses, em ambiente clínico ou escolar. Para o estudo 2, foi utilizado o aplicativo Fluency IDB Portuguese, para avaliar a decodificação de palavras e pseudopalavras de escolares do 1º, 2º e 3º do Ensino Fundamental I. Resultados: No estudo 1, a análise de 16 estudos incluídos revelou 11 instrumentos de avaliação, com estímulos que variam em complexidade silábica, regularidade, frequência, e extensão, incluindo palavras regulares e irregulares de alta e baixa frequência, curtas e longas, e pseudopalavras que seguem as regras da língua do teste. Porém, houve uma baixa descrição da validação dos instrumentos utilizados nos estudos. Já no estudo 2, observou-se uma melhora progressiva no desempenho ao longo dos anos escolares, com a redução de erros e o aumento do número de acertos no 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, além disso, fatores como o número e a complexidade silábica dos estímulos demonstraram influência significativa no desempenho dos alunos durante o processo de escolarização. Conclusão: No estudo 1, foi possível analisar 11 instrumentos de avaliação da leitura oral de palavras e pseudopalavras em escolares, destacando a diversidade de métodos e a frequente falta de informações sobre validação, o que pode comprometer a precisão dos resultados. Observou-se ênfase em velocidade, precisão e características como complexidade silábica, essenciais para avaliar o processamento lexical e sublexical. Os achados reforçam a necessidade de desenvolver e validar ferramentas mais confiáveis, contribuindo para políticas educacionais e intervenções mais eficazes. Já no estudo 2, os resultados indicaram que desempenho na leitura melhora com o avanço escolar, sendo influenciado pela complexidade silábica e pela familiaridade lexical. Crianças mais novas têm mais dificuldade com palavras complexas, enquanto as mais velhas se saem melhor, indicando que a fluência leitora depende do desenvolvimento de habilidades fonológicas e ortográficas. Pseudopalavras são mais difíceis de ler do que palavras reais, reforçando a importância da familiaridade lexical. Os resultados destacam a necessidade de considerar a complexidade silábica e o nível escolar em avaliações, intervenções e materiais didáticos, promovendo uma progressão adequada no ensino da leitura.
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Objective: To map the literature for validated and non-validated instruments used to assess oral reading of words and pseudowords in schoolchildren aged 6 to 14 (Study 1) and to study the psycholinguistic variables of a stimulus bank to be used as an assessment tool for oral reading of words and pseudowords (Study 2). Method: For Study 1, a scoping review was conducted following PRISMA-ScR guidelines. The research question was developed using the "PCC" strategy (Population, Concept, and Context). Relevant studies were searched in the National Library of Medicine (PubMed), Scopus, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), EMBASE, Education Resources Information Center (ERIC), and LiVIVO databases, using terms in Portuguese, Spanish, and English, depending on the database. Studies that used assessment and/or monitoring tools for oral reading of words and pseudowords in schoolchildren aged 6 to 14 years and 11 months, in clinical or educational settings, were included. For Study 2, the Fluency IDB Portuguese app was used to evaluate word and pseudoword decoding in 1st, 2nd, and 3rd-grade elementary school students. Results: In Study 1, the analysis of 16 included studies revealed 11 assessment tools, with stimuli varying in syllabic complexity, regularity, frequency, and length, including high- and low-frequency regular and irregular words, short and long words, and pseudowords following the language rules of the test. However, there was limited description of the validation of the instruments used in the studies. In Study 2, a progressive improvement in performance was observed across school years, with a reduction in errors and an increase in correct responses in the 2nd and 3rd grades. Additionally, factors such as the number and syllabic complexity of the stimuli significantly influenced student performance during schooling. Conclusion: In Study 1, 11 tools for assessing oral reading of words and pseudowords in schoolchildren were analyzed, highlighting the diversity of methods and the frequent lack of validation information, which may compromise the accuracy of the results. Emphasis was placed on speed, accuracy, and features such as syllabic complexity, essential for evaluating lexical and sublexical processing. The findings reinforce the need to develop and validate more reliable tools, contributing to more effective educational policies and interventions. In Study 2, the results indicated that reading performance improves with school progression, influenced by syllabic complexity and lexical familiarity. Younger children struggle more with complex words, while older children perform better, suggesting that reading fluency depends on the development of phonological and orthographic skills. Pseudowords are harder to read than real words, emphasizing the importance of lexical familiarity. The results underscore the need to consider syllabic complexity and school grade in assessments, interventions, and teaching materials, promoting an appropriate progression in reading instruction.
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JADSON STHEFERSON DUTRA ALVES
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Obtenção de Evidências de Validade do Degluto: Instrumento de Avaliação da Deglutição à Beira do Leito.
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Orientador : HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNA ALICE FIGUEIRÊDO DE ALMEIDA
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HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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LICA ARAKAWA SUGUENO
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Data: 10/03/2025
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A disfagia orofaríngea é uma condição prevalente em diversas populações clínicas e pode resultar em complicações como desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa. A avaliação clínica estruturada é essencial para o manejo adequado da disfagia, exigindo instrumentos confiáveis e validados. Diante da necessidade de um protocolo adaptado à realidade brasileira, foi desenvolvido o DEGLUTO: Instrumento de Avaliação da Deglutição à Beira do Leito, cujo processo de obtenção de evidências de validade é o foco desta dissertação. Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas etapas. A primeira etapa envolveu a obtenção de evidências de validade com base no conteúdo, realizada pelo método Delphi, com a participação de 13 juízes especialistas em disfagia. Os itens do instrumento foram analisados quanto à relevância, clareza e adequação ao construto avaliado. Sete itens foram removidos e um foi reformulado, resultando em uma versão preliminar com 21 itens. A segunda etapa consistiu na obtenção de evidências de validade com base nos processos de resposta, por meio da aplicação do instrumento por oito fonoaudiólogos colaboradores em ambientes hospitalares e ambulatoriais. Os profissionais avaliaram a clareza e aplicabilidade dos itens, bem como a compreensão dos pacientes durante a aplicação. A análise estatística incluiu o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e o coeficiente Kappa para verificar a concordância entre os avaliadores. Os resultados demonstraram elevada concordância para a maioria dos itens, exceto um, que foi removido, resultando na versão final preliminar do DEGLUTO com 20 itens. O estudo evidenciou que o instrumento possui clareza, relevância e aplicabilidade clínica, contribuindo para a qualificação da avaliação da disfagia orofaríngea. Os achados fornecem suporte para a continuidade do processo de obtenção de evidências de validade, com foco na análise da estrutura interna e das propriedades psicométricas do instrumento.
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Oropharyngeal dysphagia is a prevalent condition in various clinical populations and can lead to complications such as malnutrition, dehydration, and aspiration pneumonia. Structured clinical assessment is essential for the proper management of dysphagia, requiring reliable and validated instruments. Given the need for a protocol adapted to the Brazilian reality, the DEGLUTO: Swallowing Assessment Instrument at the Bedside was developed, and its validation process is the focus of this dissertation. This is a methodological study divided into two phases. The first phase involved obtaining evidence of validity based on content, conducted through the Delphi method, with the participation of 13 dysphagia expert judges. The instrument's items were analyzed for relevance, clarity, and alignment with the evaluated construct. Seven items were removed, and one was reformulated, resulting in a preliminary version with 21 items. The second phase consisted of obtaining evidence of validity based on response processes through the application of the instrument by eight speech-language pathologists in hospital and outpatient settings. The professionals assessed the clarity and applicability of the items, as well as patients' understanding during the evaluation. Statistical analysis included the Content Validity Index (CVI), the Content Validity Coefficient (CVC), and the Kappa coefficient to assess agreement among raters. The results demonstrated high agreement for most items, except for one, which was removed, leading to the preliminary final version of DEGLUTO with 20 items. The study provided evidence that the instrument has clarity, relevance, and clinical applicability, contributing to the qualification of oropharyngeal dysphagia assessment. The findings support the continuation of the validation process, focusing on the analysis of the instrument’s internal structure and psychometric properties.
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RHADIMYLLA NÁGILA PEREIRA
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ANÁLISE DA APLICABILIDADE DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM VIA TELECONSULTA PARA CRIANÇAS COM RISCO E COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
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Orientador : JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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ANA MANHANI CACERES
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ADRIANE LIMA MORTARI MORET
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Data: 28/03/2025
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Introdução: A distribuição desigual de profissionais especializados tem motivado pesquisas em saúde digital para atender às necessidades do cuidado em linguagem oral na infância, considerando que atrasos de linguagem são queixas frequentes nessa fase. Neste sentido, esta dissertação, composta por dois artigos de pesquisa, apresentados a seguir, buscou trazer contribuições para a área. Artigo 1: Revisão de escopo revisão de escopo investigou: “Quais instrumentos são aplicáveis para triagem e avaliação da linguagem oral na primeira infância usando saúde digital?”. Foram incluídos estudos que utilizaram testes de triagem e avaliação da linguagem oral por meio de teleconsulta, aplicativos e ferramentas web, sem restrição de tempo, idioma ou etnia, em contextos clínicos, educacionais e não clínicos. As bases de dados consultadas foram PubMed, Web of Science, LILACS, Embase e Scopus, além da literatura cinzenta, por meio do Google Scholar e do ProQuest Dissertations and Theses. Dos 2.435 estudos localizados, 20 compuseram a amostra final. Onze estudos avaliaram a triagem de habilidades de linguagem e nove pesquisaram a avaliação da linguagem por meio digital. Quatorze estudos adaptaram para o formato online testes previamente validados presencialmente; quatro desenvolveram ferramentas específicas para teleconsulta e dois realizaram observações síncronas ou assíncronas sem protocolos definidos. A maioria das pesquisas foi conduzida em contextos clínicos com fonoaudiólogos, embora agentes comunitários de saúde também tenham participado de alguns estudos. A videoconferência foi a modalidade digital mais utilizada. Os achados desta revisão reforçam a viabilidade da telessaúde para triagem e avaliação da linguagem oral, evidenciando a necessidade de mais pesquisas para consolidar a atuação baseada em evidências na telefonoaudiologia. Artigo 2: Trata-se de um estudo clínico prospectivo aprovado em CEP institucional (no 6.754.773) com 12 crianças, de ambos os sexos e idades entre 21 e 74 meses. Destas, sete apresentavam perda auditiva sensorioneural bilateral de grau moderado a profundo e cinco exibiam alterações de linguagem sem perda auditiva confirmada. Todas foram avaliadas com o Protocolo de Observação Comportamental (PROC), aplicado de forma remota e presencial por pesquisadores treinados, com cegamento. Foi verificada a concordância entre os escores obtidos em cada sessão, pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e o índice Kappa, comparando as avaliações presenciais e remotas. Resultados: No grupo com deficiência auditiva, o ICC para a pontuação geral foi de 0,964 (p ≤ 0,05) e, no grupo risco, de 0,888 (p ≤ 0,05), com Kappa de 1,0 (p ≤ 0,05) em ambos os grupos. Para o grupo de crianças com risco, quando analisadas as seções do PROC separadamente, observou-se ICCs variáveis. Conclusão: A avaliação da linguagem por meio de teleconsulta síncrona, utilizando o PROC, demonstrou aplicabilidade clínica na população estudada.
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: Introduction: The unequal distribution of specialized professionals has spurred research in digital health to address the needs of oral language care in childhood, given that language delays are common complaints during this period. In this sense, this dissertation, composed of two research articles presented below, aimed to contribute to the field. Article 1: A scoping review investigated: “Which instruments are applicable for screening and assessing oral language in early childhood using digital health?” Studies were included if they utilized screening and assessment tests for oral language via teleconsultation, applications, and web-based tools, without restrictions on time, language, or ethnicity, in clinical, educational, and non-clinical settings. The databases consulted were PubMed, Web of Science, LILACS, Embase, and Scopus, in addition to gray literature via Google Scholar and ProQuest Dissertations and Theses. Out of 2,435 studies identified, 20 comprised the final sample. Eleven studies evaluated language skills screening and nine investigated digital language assessment. Fourteen studies adapted previously validated in-person tests to an online format; four developed specific teleconsultation tools, and two conducted synchronous or asynchronous observations without defined protocols. Most research was conducted in clinical settings with speech-language pathologists, although community health workers also participated in some studies. Videoconferencing was the most frequently used digital modality. The findings of this review reinforce the feasibility of telehealth for screening and assessing oral language, highlighting the need for further research to consolidate evidence-based practice in teleaudiology Article 2: This prospective clinical study, approved by an Institutional Ethics Committee (protocol no. 6.754.773), involved 12 children of both sexes, aged between 21 and 74 months. Of these, seven had bilateral sensorineural hearing loss ranging from moderate to profound, and five exhibited language alterations without confirmed hearing loss. All were evaluated using the Behavioral Observation Protocol (PROC), administered both remotely and in person by trained, blinded researchers. Agreement between scores obtained in each session was assessed using the intraclass correlation coefficient (ICC) and the Kappa index, comparing in-person and remote evaluations. Results: In the hearing-impaired group, the ICC for the overall score was 0.964 (p ≤ 0.05), and in the at-risk group, it was 0.888 (p ≤ 0.05), with a Kappa of 1.0 (p ≤ 0.05) for both groups. In the at-risk group, variable ICCs were observed when analyzing the individual sections of the PROC separately. Conclusion: Language assessment via synchronous teleconsultation using the PROC demonstrated clinical applicability in the studied population.
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MIRELLY DANGLES DE OLIVEIRA FERREIRA
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PRÁTICAS DE LITERÁCIA FAMILIAR PARA OS PRÉ-ESCOLARES
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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Julia Beatriz Lopes Silva
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VANESSA DE OLIVEIRA MARTINS REIS
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Data: 28/03/2025
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Introdução: A literacia familiar é um construto de práticas que inclui todos os recursos, experiências e apoios relacionados às habilidades que promovem o desenvolvimento das crianças em casa, incluindo as maneiras pelas quais elas se envolvem em atividades de alfabetização com outros membros da família. Ao pensarmos na importância para aprendizagem as práticas de literacia familiar podem moldar o desenvolvimento da aprendizagem, incluindo nas áreas de vocabulário, conhecimento das letras e compreensão de leitura. Objetivo: Analisar as práticas de literacia familiar em crianças em idade pré-escolar seus impactos para crianças com risco no desenvolvimento. Métodos: Estudo estruturado em duas pesquisas: (1) revisão de escopo relatada segundo o guia para relatório de revisão de escopo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR); (2) Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo e qualitativo, que será realizado entre o período de agosto de 2024 a janeiro de 2025. A população do estudo foi composta por 8 crianças de ambos os gêneros, com faixa etária entre 15 meses a 2 anos e 6 meses de idade. Resultados: (1) 29 estudos foram incluídos para a síntese final da revisão de escopo, com isso, foi possível observar o predomínio das práticas informais. Dentre as atividades realizadas, a mais citada foi a leitura de livros e, em seguida, a leitura compartilhada. (2) Se tratando da análise da eficácia das práticas de literacia familiar, os resultados mostraram que nas habilidades da comunicação, as crianças apresentaram desempenho aquém do esperado na avaliação pré-intervenção e avanços pós-intervenção. Conclusão: A partir dos achados foi observado que as práticas de literacia do Programa Conta pra Mim foram benéficas para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças com risco no desenvolvimento.
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Introduction: Family literacy is a construct of practices that includes all the resources, experiences and supports related to skills that promote children's development at home, including the ways in which they engage in literacy activities with other family members. When thinking about the importance for learning, family literacy practices can shape learning development, including in the areas of vocabulary, letter knowledge and reading comprehension. Objective: To analyze family literacy practices in preschool children and their impact on children with developmental risks. Methods: This is a two-part study: (1) a scoping review reported according to the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR); (2) a longitudinal, prospective and qualitative study that will be carried out between August 2024 and January 2025. The study population consisted of 8 children of both genders, aged between 15 months and 2 years and 6 months. Results: (1) 29 studies were included in the final synthesis of the scoping review, which revealed a predominance of informal practices. Among the activities carried out, the most cited was reading books, followed by shared reading. (2) When it came to analyzing the effectiveness of family literacy practices, the results showed that in communication skills, the children performed below expectations in the pre-intervention assessment and post-intervention progress. Conclusion: Based on the findings, it was observed that the literacy practices of the Conta pra Mim Program were beneficial for the oral language development of children at risk of development.
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BEATRIZ DE SOUZA DOS REIS FRANCA
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Identificação precoce para dificuldades na aprendizagem da leitura
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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KARINNA VERISSIMO MEIRA TAVEIRA
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PATRICIA ABREU PINHEIRO CRENITTE
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Data: 02/04/2025
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Objetivo: Mapear e analisar instrumentos de triagem para identificar riscos de dificuldades e transtornos de leitura em crianças pré-escolares e escolares em contextos clínicos e educacionais (artigo 1) e Investigar evidências iniciais de validade da versão brasileira do instrumento SPRouT para triagem do processamento fonológico em crianças em crianças escolares e pré-escolares. Método: Revisão de escopo conduzida segundo as diretrizes PRISMA-ScR. A busca foi realizada nas bases SciELO, PubMed, LILACS, ERIC, Google Scholar e Web of Science, incluindo estudos sobre a construção, validação e aplicação prática dos instrumentos (artigo 1). Já o segundo estudo, contou com uma etapa piloto de validação, descritiva e analítica, realizada em uma escola particular no Brasil com crianças entre 4 e 8 anos, incluindo participantes com e sem queixas de linguagem oral e escrita (artigo 2). Resultados: A análise de 40 estudos identificou 32 instrumentos de triagem. A revisão apontou lacunas na validação psicométrica e na acessibilidade dos instrumentos, o que limita sua aplicação (artigo 1). O artigo 2, por sua vez, revelou correlações negativas significativas entre o SPRouT e outros instrumentos de avaliação do processamento fonológico. Conclusão: Embora haja uma variedade de instrumentos para a triagem de dificuldades de leitura, desafios significativos, como a acessibilidade e a validade psicométrica, restringem sua aplicação em diferentes contextos (artigo 1). O SPRouT, por sua vez, mostrou-se particularmente eficaz na previsão de desempenho em tarefas associadas ao processamento fonológico, fornecendo evidências preliminares de validade e destacando seu potencial como ferramenta promissora para a identificação precoce de risco para dificuldades de leitura (artigo 2).
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Objective: To map and analyze screening instruments to identify risks of reading difficulties and disorders in preschool and school-aged children in clinical and educational contexts (article 1) and to investigate initial evidence of validity of the Brazilian version of the SPRouT instrument for screening phonological processing in preschool and school-aged children. Method: Scoping review conducted according to the PRISMA-ScR guidelines. The search was carried out in the SciELO, PubMed, LILACS, ERIC, Google Scholar and Web of Science databases, including studies on the construction, validation and practical application of the instruments (article 1). The second study included a pilot validation, descriptive and analytical stage, carried out in a private school in Brazil with children between 4 and 8 years old, including participants with and without oral and written language complaints (article 2). Results: The analysis of 40 studies identified 32 screening instruments. The review pointed out gaps in the psychometric validation and accessibility of the instruments, which limits their application (article 1). Article 2, in turn, revealed significant negative correlations between the SPRouT and other instruments for assessing phonological processing. Conclusion: Although there are a variety of instruments for screening for reading difficulties, significant challenges, such as accessibility and psychometric validity, restrict their application in different contexts (article 1). The SPRouT, in turn, proved to be particularly effective in predicting performance in tasks associated with phonological processing, providing preliminary evidence of validity and highlighting its potential as a promising tool for the early identification of risk for reading difficulties (article 2).
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KARINE CHRISTINE GUSMÃO DE FREITAS CALHEIROS
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DISFUNÇÃO VESTIBULAR E ALTERAÇÕES POSTURAIS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA COM CITOMEGALOVÍRUS CONGÊNITO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Orientador : ERIKA BARIONI MANTELLO
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA RIBEIRO TAVARES ANASTASIO
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ERIKA BARIONI MANTELLO
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KARINNA VERISSIMO MEIRA TAVEIRA
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SHEILA ANDREOLI BALEN
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Data: 17/06/2025
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O citomegalovírus congênito (CMVc) é considerado a etiologia mais comum de infecção congênita e possui como principal sequela a perda auditiva sensorioneural. Ao considerar a prevalência da perda auditiva sensorioneural nessa população e a proximidade anatômica dos órgãos cocleares e vestibulares na orelha interna, distúrbios vestibulares também podem ocorrer nas crianças afetadas pelo CMVc. Essa pesquisa teve como objetivo verificar a presença de alterações vestibulares e distúrbios do equilíbrio postural na população pediátrica com CMVc. Trata-se de uma revisão sistemática conduzida e relatada de acordo com o PRISMA e registrada no International prospective register of systematic reviews - PROSPERO, com a inscrição CRD42024549387. Foram pesquisadas cinco bases de dados eletrônicas (Embase, LILACS, PubMed/MEDLINE, Scopus e Web of Science), além da literatura cinzenta (Google Acadêmico e ProQuest Dissertations and Theses). Foram utilizados como critérios de inclusão: estudos realizados na população na população infantil de 0 a 12 anos, com diagnóstico de CMVc, realizado por meio de amostras de urina ou saliva nos primeiros 21 dias de vida, amostras de sangue neonatal, testes sorológicos ou testes moleculares; artigos que abordassem a avaliação da função vestibular e do equilíbrio corporal e, que comparassem grupos sintomáticos com assintomáticos e/ou com crianças saudáveis. Realizou- se uma meta-análise para estimar a associação entre alterações vestibulares e citomegalovírus, bem como a proporção combinada dessas alterações. Utilizou-se um modelo de efeitos aleatórios e realizaram-se análises de subgrupos, conforme a presença de sintomatologia. O risco de viés foi avaliado por meio da Lista de Verificação de Avaliação Crítica do Joanna Briggs Institute, e a certeza da evidência, pela ferramenta GRADE. Foram selecionados somente artigos provenientes de ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais. A busca nas bases de dados resultou na identificação de 2.840 estudos e, posteriormente, oito artigos observacionais foram considerados elegíveis para a síntese qualitativa. Todos os artigos incluídos relataram alterações vestibulares e/ou do equilíbrio corporal no grupo com CMVc. A meta-análise indicou um risco aproximadamente dez vezes maior de manifestação de alterações vestibulares nesse grupo em comparação ao grupo controle (IC95%: 2,42–40,29). A análise do risco de viés identificou que a maior parte dos estudos eram de qualidade moderada/alta. A certeza da evidência foi considerada muito baixa de acordo com a ferramenta GRADE. Além disso, houve maior frequência de alterações em crianças com CMVc sintomático do que assintomático. Dentre os estudos incluídos, 50% eram estudos de coorte e 50% de caso controle; 100% foram publicados no idioma inglês; o tamanho da amostra variou de 24 a 185 crianças com CMVc, com idade entre zero e 11 anos. Os exames mais utilizados foram o VEMP e vHIT. Conclui-se que existe um risco aproximadamente dez vezes maior de crianças com CMVc apresentarem alterações vestibulares, em comparação ao grupo controle. Além disso, a estimativa da proporção combinada de alterações vestibulares foi mais elevada nos indivíduos sintomáticos. Do mesmo modo, as crianças com CMVc sintomático apresentaram maiores índices de alteração nas tarefas de equilíbrio postural, em comparação aos grupos com CMVc assintomático e grupo controle, nos estudos incluídos.
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Congenital cytomegalovirus (CMV) is considered the most common etiology of congenital infection and its main sequela is sensorineural hearing loss. Considering the prevalence of sensorineural hearing loss in this population and the anatomical proximity of the cochlear and vestibular organs in the inner ear, vestibular disorders may also occur in children affected by congenital CMV infection. This study aimed to verify the presence of vestibular alterations and postural balance disorders in the pediatric population with congenital CMV infection. This is a systematic review conducted and reported according to PRISMA and registered in the International prospective register of systematic reviews- PROSPERO, under registration CRD42024549387. Five electronic databases (Embase, LILACS, PubMed/MEDLINE, Scopus and Web of Science) were searched, in addition to the gray literature (Google Scholar and ProQuest Dissertations and Theses). The following inclusion criteria were used: studies conducted in children aged 0 to 12 years, diagnosed with congenital CMV infection, performed through urine or saliva samples in the first 21 days of life, neonatal blood samples, serological tests or molecular tests; articles that addressed the assessment of vestibular function and body balance, and that compared symptomatic groups with asymptomatic groups and/or with healthy children. A metaanalysis was performed to estimate the association between vestibular alterations and cytomegalovirus, as well as the combined proportion of these alterations. A randomeffects model was used and subgroup analyses were performed according to the presence of symptoms. The risk of bias was assessed using the Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist, and the certainty of the evidence was assessed using the GRADE tool. Only articles from randomized clinical trials and observational studies were selected. The search in the databases resulted in the identification of 2,840 studies and, subsequently, eight observational articles were considered eligible for qualitative synthesis. All included articles reported vestibular and/or body balance alterations in the group with congenital CMV infection. The meta-analysis indicated an approximately ten-fold higher risk of manifestation of vestibular alterations in this group compared to the control group (95% CI: 2.42–40.29). The analysis of the risk of bias identified that most of the studies were of moderate/high quality. The certainty of the evidence was considered very low according to the GRADE tool. In addition, there was a higher frequency of alterations in children with symptomatic than asymptomatic congenital CMV infection. Among the included studies, 50% were cohort studies and 50% were case-control studies; 100% were published in English; the sample size ranged from 24 to 185 children with congenital CMV infection, aged between zero and 11 years. The most commonly used tests were VEMP and vHIT. It is concluded that there is an approximately ten-fold higher risk of children with congenital CMV infection presenting vestibular alterations, compared to the control group. Furthermore, the estimate of the combined proportion of vestibular alterations was higher in symptomatic individuals. Similarly, children with symptomatic congenital CMV infection showed higher rates of alteration in postural balance tasks, compared to the groups with asymptomatic congenital CMV infection and the control group, in the included studies.
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KAMILLA MARIA ALVES
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Relação entre nível socioeconômico e desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas na pandemia de COVID-19
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Orientador : ANA MANHANI CACERES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MANHANI CACERES
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LILIANE PERROUD MIILHER
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MARINA LEITE PUGLISI
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Data: 23/09/2025
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A pandemia de COVID-19, além de demandar isolamento e distanciamento social, suscitou o debate sobre o quanto as diferentes condições socioeconômicas podem impactar de forma diversa o desenvolvimento infantil. Diversos estudos apontam que as condições socioeconômicas estão relacionadas com o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. Porém, diferentes medidas são consideradas para caracterizar o nível socioeconômico, como a escolaridade materna e a renda familiar, sem que pareça haver um consenso sobre qual seria a mais indicada para mensurar tal aspecto. Diante deste cenário, esta dissertação se propôs a contribuir para este debate em dois estudos complementares. O primeiro estudo compreende uma revisão de escopo, cujo objetivo é investigar quais medidas são utilizadas para mensurar o nível socioeconômico em estudos relacionados ao desenvolvimento da linguagem. Tal revisão de escopo foi conduzida de acordo com a proposta do Joanna Briggs Institute e descrita conforme as diretrizes PRISMA-SCR. O segundo estudo, de caráter observacional transversal, teve como objetivo comparar o desempenho linguístico de crianças nascidas no primeiro ano da pandemia de COVID-19 de acordo com seu nível socioeconômico. A coleta de dados foi conduzida em ambiente escolar e englobou tanto na aplicação de um questionário parental para caracterização do nível socioeconômico e ambiente de estimulação familiar, quanto pela avaliação da linguagem por meio de testes padronizados que avaliam as habilidades de fonologia e vocabulário expressivo. Os resultados obtidos nesta dissertação nos permitem contribuir para o debate científico, além de trazer reflexões sobre a atuação clínica na área da linguagem infantil, seja em ambiente clínico, seja em espaços de estimulação do desenvolvimento da linguagem e da interação social.
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The COVID-19 pandemic, in addition to requiring isolation and social distancing, has sparked debate about how different socioeconomic conditions can impact child development in different ways. Several studies indicate that socioeconomic conditions are related to language development in early childhood. However, different measures are considered to characterise socioeconomic status, such as maternal education and family income, without a consensus on which would be the most appropriate for measuring this aspect. Given this scenario, this dissertation aimed to contribute to this debate in two complementary studies. The first study comprises a scoping review, whose objective is to investigate which measures are used to measure socioeconomic status in studies related to language development. This scoping review was conducted in accordance with the Joanna Briggs Institute proposal and described according to the PRISMA-SCR guidelines. The second study, which was observational and cross-sectional in nature, aimed to compare the linguistic performance of children born in the first year of the COVID-19 pandemic according to their socioeconomic status. Data collection was conducted in a school setting and included both the application of a parental questionnaire to characterise socioeconomic status and family stimulation environment, and language assessment through standardised tests that evaluate phonological and expressive vocabulary skills. The results obtained in this dissertation allow us to contribute to the scientific debate, as well as providing reflections on clinical practice in the area of child language, whether in a clinical setting or in spaces designed to stimulate language development and social interaction.
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LARA LOUISE PINTO CAMARA
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Codificação neural de sons de fala em lactentes com Citomegalovírus Congênito e adultos normo-ouvintes
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Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE TENORIO LINS CARNAUBA
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MILAINE DOMINICI SANFINS
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SHEILA ANDREOLI BALEN
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Data: 23/09/2025
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Esta dissertação teve como objetivo comparar o padrão neural de decodificação de fala em adultos normo-ouvintes em diferentes condições de apresentação de estímulos acústicos e investigar a influência do citomegalovírus (CMV) na resposta neural ao estímulo de fala em lactentes. Trata-se de dois estudos transversais, prospectivos e observacionais. No Estudo 1, aprovado sob n.º 5.685.328, participaram 28 adultos normo-ouvintes (19 mulheres), todos com Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes presentes, recebendo os estímulos /da/ (170 ms, orelha direita) e /dao/ (apresentação binaural e monoaural em OD e OE). No Estudo 2, aprovado n.º 7.190.153, foram recrutados 256 lactentes, dos quais 142 tiveram coleta de urina para PCR de CMV; 23 foram positivos, sendo incluídos na amostra final quatro lactentes com CMVc, quatro com CMV perinatal e quatro controles. A avaliação audiológica incluiu Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico com clique, frequência específica e EOAT. Em ambos os estudos, os dados do FFR foram analisados nos domínios do tempo e da frequência, utilizando teste Kruskal-Wallis com 5% de nível de significância. No Estudo 1, o estímulo /da/ resultou em atraso neural médio de 9,34 ms (±2,67), correlação cruzada baixa (0,124 ±0,0291), força de codificação do pitch elevada (0,843 ±0,133) e erro de pitch de 2,99 Hz (±1,20), com amplitude espectral da F0 (0,085 ±0,0780) semelhante à dos harmônicos médios (0,099 ±0,0710), ambas superiores aos harmônicos altos (0,028 ±0,0212). Na comparação entre condições de apresentação do estímulo /dao/, a F0 foi maior na condição binaural em segmentos específicos, mas sem diferença no total; SNR e neural lag não variaram, a correlação cruzada foi maior na OE que na binaural e a codificação do pitch foi mais fraca na OD. Comparando estímulos, /dao/ produziu respostas mais rápidas (neural lag = 8,38 ms) e amplitudes mais robustas em harmônicos médios e altos do que /da/. No Estudo 2, não houve diferenças entre grupos (controle, CMVc e CMV perinatal) em RMS pré-estímulo, neural lag, correlação cruzada, SNR, pitch ou amplitudes da F0, embora no segmento /d/ tenha-se observado maior amplitude dos harmônicos altos no grupo CMV perinatal, sem significância robusta em comparações múltiplas. Em conclusão, em adultos normo-ouvintes, o FFR demonstrou codificação robusta da F0 e dos harmônicos médios, menor estabilidade para harmônicos altos e diferenças sutis relacionadas à condição de apresentação e ao tipo de estímulo, com destaque para respostas mais rápidas e espectralmente mais robustas ao estímulo /dao/, enquanto em lactentes, a presença de CMV congênito não comprometeu as medidas globais do FFR nos primeiros meses de vida, embora haja indícios de modulação diferenciada na codificação dos harmônicos altos nos casos de CMV perinatal, reforçando o potencial do FFR como ferramenta de investigação clínica e indicando a necessidade de estudos com maior amostra e seguimento longitudinal para compreender as implicações do CMV no neurodesenvolvimento da via auditiva.
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Mostrar Abstract
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This dissertation aimed to compare the neural pattern of speech decoding in normal-hearing adults under different acoustic stimulus presentation conditions and to investigate the influence of cytomegalovirus (CMV) on the neural response to speech stimuli in infants. Two cross-sectional, prospective, observational studies were conducted. In Study 1, approved under No. 5,685,328, 28 normal-hearing adults (19 women) participated, all with Transient Evoked Otoacoustic Emissions present, and received the stimuli /da/ (170 ms, right ear) and /dao/ (binaural and monaural presentation in RE and LE). In Study 2, approved under No. 7,190,153, 256 infants were recruited, of whom 142 underwent urine collection for CMV PCR; 23 tested positive, and the final sample included four infants with cCMV, four with perinatal CMV, and four controls. Audiological evaluation included click, frequency-specific, and TEOAE Auditory Brainstem Responses. FFR data were analyzed in the time and frequency domains using the Kruskal-Wallis test with a 5% significance level. In Study 1, the /da/ stimulus showed a mean neural delay of 9.34 ms (±2.67), low cross-correlation (0.124 ±0.0291), high pitch strength (0.843 ±0.133), and a pitch error of 2.99 Hz (±1.20), with the spectral amplitude of F0 (0.085 ±0.0780) similar to mid harmonics (0.099 ±0.0710), both higher than high harmonics (0.028 ±0.0212). In the comparison of /dao/ presentation conditions, F0 was higher in the binaural condition in specific segments, but overall differences were not significant; SNR and neural lag did not vary, cross-correlation was greater in the LE than in the binaural condition, and pitch encoding was weaker in the RE. Comparing stimuli, /dao/ elicited faster responses (neural lag = 8.38 ms) and more robust mid- and high-harmonic amplitudes than /da/. In Study 2, no differences were observed between control, CMVc, and perinatal CMV groups in pre-stimulus RMS, neural lag, cross-correlation, SNR, pitch, or F0 amplitudes, although the /d/ segment showed higher high-harmonic amplitude in the perinatal CMV group, without robust significance in multiple comparisons. Overall, in normal-hearing adults, FFR demonstrated robust coding of F0 and mid harmonics, lower stability for high harmonics, and subtle effects of stimulus type and presentation, with faster and more spectrally robust responses to /dao/, whereas in infants, congenital CMV did not affect global FFR measures in early life but perinatal CMV showed indications of differential modulation in high-harmonic encoding, highlighting FFR’s potential as a clinical research tool and the need for larger, longitudinal studies to clarify CMV’s impact on auditory neurodevelopment.
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ANNE KAROLINE WILLMER DE MORAIS
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Perfil pragmático de crianças com queixas de linguagem nascidas em contexto de distanciamento social
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Orientador : ANA MANHANI CACERES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MANHANI CACERES
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JULIANA IZIDRO BALESTRO
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NOEMI TAKIUCHI
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Data: 24/09/2025
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A pragmática se relaciona ao uso funcional da linguagem em contextos sociais. As medidas de distanciamento social impostas durante a pandemia de COVID-19 impactaram significativamente a interação e socialização de parcela significativa da população. Este impacto pode afetar o desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças nascidas durante esse período, visto que suas oportunidades de convívio social e parceiros de comunicação foram reduzidas. Considerando este contexto, o objetivo desta dissertação consistiu em investigar o perfil pragmático de crianças nascidas durante o contexto de distanciamento social e que apresentam queixas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem. O estudo tem caráter transversal e foi conduzido na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Uma amostra de 28 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 29 e 40 meses, foi submetida a uma bateria de avaliação. Esta bateria envolveu um questionário de caracterização de nível socioeconômico e ambiente familiar, a subescala de linguagem das Escalas Bayley III, a Pragmática do teste de linguagem infantil ABFW e a seção de observação dos pais sobre interação social (POSI) do protocolo Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC). A dissertação está estruturada em dois artigos complementares, resultantes das análises derivadas desta coleta de dados. No primeiro artigo foi investigada a concordância entre a presença de risco para atraso no desenvolvimento da linguagem (avaliado pela Bayley III) e indicativos de dificuldades de interação social (avaliado pelo POSI-SWYC). O segundo artigo caracterizou o perfil funcional da comunicação (Pragmática ABFW) e relacionou este perfil com o desempenho comunicativo receptivo e expressivo avaliado pela Bayley III.
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Pragmatics relates to the functional use of language in social contexts. The social distancing imposed during the COVID-19 pandemic have significantly impacted the interaction and socialisation of a significant portion of the population. This impact may affect the development of communication skills in children born during this period, as their opportunities for social interaction and communication partners have been reduced. Considering this context, the aim of this dissertation was to investigate the pragmatic profile of children born during the context of social distancing and who present complaints related to language development. The study is cross-sectional and was conducted at the Speech Therapy Teaching Clinic of the Federal University of Rio Grande do Norte. A sample of 28 children, of both sexes, aged between 29 and 40 months, underwent a battery of assessments. This battery involved a questionnaire to characterise socioeconomic status and family environment, the language subscale of the Bayley III Scales, the Pragmatics section of the ABFW infant language test, and the Parent Observation of Social Interaction (POSI) section of the Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) protocol. The dissertation is structured into two complementary articles, resulting from analyses derived from this data collection. The first article investigated the concordance between the presence of risk for delayed language development (assessed by Bayley III) and indicators of social interaction difficulties (assessed by POSI-SWYC). The second article characterised the functional communication profile (ABFW Pragmatics) and related this profile to receptive and expressive communicative performance assessed by Bayley III.
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LUZIMARA GLAUCIA OLIVEIRA RODRIGUES
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Gagueira na escola: elaboração de material educacional para professores
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Orientador : ANA MANHANI CACERES
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MEMBROS DA BANCA :
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RACHEL CASSIANO DE SOUSA
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ANA MANHANI CACERES
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DENISE BRANDÃO DE OLIVEIRA E BRITTO
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JULIA BIANCALANA COSTA
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Data: 29/09/2025
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O conhecimento sobre gagueira e a atuação adequada dos professores perante os alunos que gaguejam é fundamental para a inclusão e o bom desenvolvimento acadêmico desses alunos. Com objetivo de contribuir com este tema, esta dissertação de mestrado envolveu a condução de uma revisão de escopo e, posteriormente, a elaboração de um material educacional para professores a respeito da gagueira. A revisão de escopo foi conduzida de acordo com a proposta do Joanna Briggs Institute e descrita conforme as diretrizes PRISMA-ScR. O acrônimo PCC (População, Conceito, Contexto) foi utilizado considerando professores como a população, conhecimento e atitudes sobre gagueira como conceito central e escolas como contextos de aplicação. Após as etapas de identificação, seleção e análise de elegibilidade, 50 artigos foram incluídos. Em síntese, a revisão indicou que, apesar das primeiras publicações serem anteriores à década de 1980 e de haver publicações em países de diferentes continentes, o conhecimento e as atitudes dos docentes em relação à gagueira nem sempre são adequadas, o que evidencia a necessidade de ações voltadas para capacitação dos professores, seja no período da sua formação acadêmica, seja quando já estão em exercício. A partir desta constatação, foi elaborado um material educacional destinado a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Este material se baseia nos preceitos de Knowles para aprendizagem de adultos e propõe objetivos de aprendizagem de acordo com Bloom. Este material educacional tem como objetivos ampliar a compreensão sobre a gagueira e oferecer subsídios práticos para o manejo desse distúrbio de comunicação em sala de aula. Seu formato de oferta previsto é de um curso de capacitação em plataforma de aprendizagem virtual, desenvolvido a partir do Modelo ADDIE, e que deverá ser submetido futuramente à validação de conteúdo, implementação e avaliação. Assim, essa dissertação busca aproximar o conhecimento científico da realidade escolar, favorecendo práticas pedagógicas mais inclusivas e a construção de um ambiente de aprendizagem que respeite e apoie as pessoas que gaguejam.
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Knowledge about stuttering and the appropriate behavior of teachers towards students who stutter is fundamental for the inclusion and good academic development of these students. With the aim of contributing to this topic, this master's thesis involved conducting a scoping review and subsequently developing educational material for teachers about stuttering. The scope review was conducted in accordance with the Joanna Briggs Institute proposal and described according to the PRISMA-ScR guidelines. The acronym PCC (Population, Concept, Context) was used, considering teachers as the population, knowledge and attitudes about stuttering as the central concept, and schools as the contexts of application. After the identification, selection, and eligibility analysis stages, 50 articles were included. In summary, the review indicated that, although the first publications predate the 1980s and there are publications in countries on different continents, teachers' knowledge and attitudes toward stuttering are not always adequate, which highlights the need for actions aimed at training teachers, either during their academic training or when they are already working. Based on this finding, educational material was developed for teachers in early childhood education and elementary school. This material is based on Knowles' principles for adult learning and proposes learning objectives in accordance with Bloom. This educational material aims to broaden understanding of stuttering and offer practical support for managing this communication disorder in the classroom. It is planned to be offered as a training course on a virtual learning platform, developed based on the ADDIE model, and will be submitted in the future for content validation, implementation, and evaluation. Thus, this dissertation seeks to bring scientific knowledge closer to the reality of schools, promoting more inclusive teaching practices and the creation of a learning environment that respects and supports people who stutter.
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RANIELLY NÓBREGA DE OLIVEIRA
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CONCORDÂNCIA ENTRE PROCEDIMENTOS DE TRIAGEM AUDITIVA E O TESTE DE DÍGITOS NO RUÍDO (TDR) EM ESTUDANTES.
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Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
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MEMBROS DA BANCA :
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SHEILA ANDREOLI BALEN
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ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES ARAÚJO
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HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI
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Ademir Antonio Comerlatto Junior
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Data: 01/12/2025
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A identificação precoce da perda auditiva em estudantes é essencial para garantir um desenvolvimento educacional e social adequado. Objetivo: Avaliar a concordância entre procedimentos de triagem auditiva e o teste de dígitos no ruído (TDR) em estudantes. Método: Trata-se de um estudo transversal, observacional e prospectivo realizado com 83 estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim (52,2% do sexo feminino; 15 a 45 anos; média = 19,79 anos), submetidos a triagem audiométrica, emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAT) e por produto de distorção (EOAPD), timpanometria e ao Teste de Dígitos no Ruído (TDR) nos modos diótico e antifásico. O TDR foi aplicado por meio de link online em smartphones pessoais com fones de ouvido próprios, seguindo procedimento adaptativo automático, com pontos de corte de –6,7 dB S/R (diótico) e –11 dB S/R (antifásico). Foi realizada a análise frequencial do desfecho passa e falha em cada procedimento de forma isolada e combinada. Resultados: Dos avaliados, 38 (45,8%) passaram em todos os procedimentos e nenhum apresentou falha em todos os testes. Um total de 45 (54,2%) falhou em pelo menos um exame, sendo 21 (46,7%) exclusivamente nas EOAT e 13 em EOAT associadas a outros testes. Apenas um estudante (1,2%) falhou no TDR diótico, também com falhas na audiometria, timpanometria e no TDR antifásico. Sete (8,4%) apresentaram falha no TDR antifásico, dos quais cinco (6,0%) também falharam nas EOAT; em um (1,2%) a falha foi isolada ao TDR antifásico e em outro (1,2%) houve falha nos dois modos do TDR, associada a alterações na audiometria e timpanometria. Conclusão: O TDR, especialmente no modo antifásico, apresentou concordância com os achados da triagem auditiva convencional, sugerindo aplicabilidade como ferramenta na detecção de alterações auditivas em estudantes.
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Introduction: Early identification of hearing loss in students is essential to ensure adequate educational and social development. Objective: To evaluate the agreement between hearing screening procedures and the digits-in-noise test (DIN) in students. Method: This is a cross-sectional, observational, and prospective study conducted with 83 students from the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) – Parnamirim Campus (52.2% female; aged 15 and 45 years; mean age: 19.79 years), who underwent audiometric screening, transient-evoked otoacoustic emissions (TEOAE), distortion-product otoacoustic emissions (DPOAE), tympanometry, and the Digits-in-Noise test (DIN) in both biotic and antiphasic modes. The DIN was administered via an online link on personal smartphones with personal headphones, using an automatic adaptive procedure, with cutoff points of -6,7dB SNR (diotic) and -11 dB SNR (antiphasic). A Frequency analysis of pass/fail outcomes was performed for each procedure individually and in combination. Results: Among the participants, 38 (45,8%) passed all procedures and none failed all tests. A total of 45 (54,2%) failed at least one test, with 21 (46,7%) failing exclusively in TEOAE and 13 failing TEOAE combined with other tests. Only one student fails the biotic DIN, also presenting failures in audiometry, tympanometry, and antiphasic DIN. Seven (8,4%) failed the antiphasic DIN, of whom five (6,0%) also failed TEOAE; in one case (1,2%(, failure was isolated to the antiphasic DIN, and in another (1,2%) there was failure in both DIN modes, associated with alterations in audiometry and tympanometry. Conclusion: The DIN, particularly in the antiphasic mode, showed agreement with the findings of conventional hearing screening, suggesting its applicability as a tool for detecting hearing alterations in students.
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