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Dissertações |
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LARISSA FERNANDES GOMES
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Resposta da hemodinâmica cerebral para estímulos auditivos e sua relação com desempenho auditivo e de linguagem em crianças usuárias de implante coclear.
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Orientador : JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDGARD MORYA
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JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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LUCIANA MACEDO DE RESENDE
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SHEILA ANDREOLI BALEN
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Data: 23/02/2024
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O Functional Near-Infrared Spectroscopy (fNIRS) registra a hemodinâmica cerebral a estímulos de fala em usuários de Implante Coclear (IC). A caracterização do fNIRS e o estabelecimento de sua associação com o desenvolvimento auditivo-linguístico podem contribuir para o prognóstico e monitoramento neste público. Objetivos: Definir os parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC, por meio de uma revisão sistemática e caracterizar as respostas corticais obtidas pela fNIRS, associando tais respostas ao desempenho em audição e linguagem em uma criança usuária Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e IC. Método: Foram realizados dois estudos. O estudo 1 é uma revisão sistemática sobre os parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC (Próspero, número CRD42022358346). A busca ocorreu nas bases: PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science, Science Direct, Scopus, PsycINFO, CENTRAL, IEEE Xplore e na literatura cinza: Google Scholar web search; Proquest (teses e dissertações), com o acrônimo PECOS. Foram incluídos estudos com usuários de IC em qualquer faixa etária, submetidos ao fNIRS com estímulo de fala. O estudo 2, aprovado no CEP/HUOL sob o número de parecer 5.989.435, é um caso clínico de uma menina, com idade cronológica de oito anos e idade auditiva de cinco anos e dois meses, usuária de IC na Orelha Esquerda (OE) e AASI na Orelha Direita (OD) em processo de reabilitação auditiva há cinco anos. Foram aplicados os protocolos clínicos para caracterização do desempenho auditivo-linguístico e o fNIRS (NIRXSport1) com estímulos de fala /ba/ e /da/ apresentados em campo livre, com dispositivos eletrônicos ligados, num paradigma de habituação e desabituação para identificar a detecção e a discriminação auditiva. Foram utilizados oito emissores e oito detectores, posicionados no lobo temporal de ambos os hemisférios cerebrais totalizando 20 canais. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 671 artigos na base de dados e 216 na busca da literatura adicional. Após a remoção dos duplicados, análise de títulos e resumo na fase 1 e do trabalho completo na fase 2, foram incluídos 18 estudos da base de dados e um da literatura adicional, totalizando 19. Destes, 13 apresentaram baixo risco de viés. Os estudos selecionados apresentaram uniformidade nos seguintes parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC: estado de vigília (acordado); uso de estímulo auditivo de palavras, frases apresentadas em campo livre; exibição de estímulos visuais; registro da região temporal bilateralmente e distância entre os optodos de três centímetros. No estudo 2, a criança apresentou desenvolvimento da audição e linguagem dentro dos marcos de desenvolvimento e respostas corticais aos estímulos de fala, sem diferença significativa entre os hemisférios cerebrais. Considerações finais: Embora alguns dos parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC sejam comuns, ainda há divergências na sua obtenção nesta população em virtude da variabilidade dos objetivos de cada pesquisa. Dada a viabilidade desta ferramenta de visualização das respostas fisiológicas cerebrais aos estímulos de fala, conforme observado em ambos os estudos realizados, é importante que estudos multicêntricos sejam realizados para fortalecer a aplicabilidade do fNIRS no prognóstico e monitoramento em reabilitação auditiva.
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Introduction: Functional Near-Infrared Spectroscopy (fNIRS) records cerebral hemodynamics to speech stimuli in Cochlear Implant (CI) users. The characterization of fNIRS and the establishment of its association with auditory-linguistic development can contribute to prognosis and monitoring in this population. Purposes: To define the fNIRS acquisition parameters in CI users, through a systematic review and characterize the cortical responses obtained by fNIRS, associating such responses with auditory and language performance in a child using a Hearing Aids (HA) and CI. Method: Two studies were carried out. Study 1 is a systematic review of fNIRS acquisition parameters in CI users (Prospero, number CRD42022358346). The search took place in the following databases: PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science, Science Direct, Scopus, PsycINFO, CENTRAL, IEEE Xplore and in gray literature: Google Scholar web search; Proquest (theses and dissertations), with the acronym PECOS. Studies with CI users in any age group, submitted to fNIRS with speech stimuli, were included. Study 2, approved by the Institutional Ethics Committee under opinion number 5,989,435, is a clinical case of a girl, with a chronological age of eight years and an auditory age of five years and two months, user of CI in the left ear and hearing aids in the right ear undergoing auditory rehabilitation for five years. Clinical protocols were applied to characterize auditory-linguistic performance and fNIRS (NIRXSport1) with speech stimuli /ba/ and /da/ was presented in a free field, with electronic devices turned on, in a habituation and dishabituation paradigm to identify auditory detection and discrimination. Eight emitters and eight detectors were used, positioned in the temporal lobe of both cerebral hemispheres, totaling 20 channels. Results: In study 1,671 articles were found in the database and 216 in the search for additional literature. After removing duplicates, analyzing titles and abstracts in phase 1 and the complete work in phase 2, 18 studies from the database and one from additional literature were included, totaling 19. Of these, 13 presented a low risk of bias. The selected studies showed uniformity in the following fNIRS acquisition parameters in CI users: wakefulness (awake); use of auditory stimulation of words and phrases presented in a free field; display of visual stimuli; recording of the temporal region bilaterally and three centimeters between the optodes. In study 2, the child showed auditory and language development within the developmental milestones and cortical responses to speech stimuli, with no significant difference between the cerebral hemispheres. Final considerations: Although some of the fNIRS acquisition parameters in CI users are common, there are still divergences in their acquisition in this population due to the variability of the objectives of each research. Given the feasibility of this tool for visualizing brain physiological responses to speech stimuli, as observed in both studies carried out, it is important that multicenter studies are carried out to strengthen the applicability of fNIRS in prognosis and monitoring in auditory rehabilitation.
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MARÍLIA CARDOSO PRUDÊNCIO
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AVALIAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE USO DOS APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
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Orientador : JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ERIKA BARIONI MANTELLO
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JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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REGINA TANGERINO DE SOUZA JACOB
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Data: 29/02/2024
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Objetivo: Avaliar a trajetória de uso dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual em um grupo de crianças com deficiência auditiva reabilitadas em um centro de reabilitação do SUS. Método: aprovado em CEP institucional sob o número 5.924.421. Trata-se de uma pesquisa de método misto, metodológico, retrospectivo e transversal. A amostra foi constituída por 32 crianças com perda auditiva sensorioneural de graus leve a profundo e seus respectivos responsáveis. No estudo 1, com desenho metodológico, é apresentada como Artigo 1, a adaptação transcultural do inventário Parent Hearing Aid Management Inventory para o português brasileiro. Foram realizadas duas etapas e oito passos para a consecução da adaptação: obtenção de permissão dos autores; formação de um comitê de especialistas que atuaram em alguns dos passos para a validação da tradução, tradução por 2 tradutores proficientes, síntese das traduções e avaliação das equivalências, tradução reversa e síntese das mesmas, estudo piloto com 10 famílias para verificar-se a aplicabilidade do instrumento e síntese da versão final do instrumento. No estudo 2, foi caracterizada a trajetória do tempo de uso dos aparelhos de amplificação sonora individual, por meio da coleta de dados do prontuário, nos anos de 2019, 2022 e coleta do datalogging atual. Por meio de uma planilha no Excel®, foi realizada a tabulação de dados de 86 prontuários. Destes 86, constatou-se que havia a informação completa em 32 prontuários. Foram aplicados os testes estatísticos para avaliar a normalidade dos dados e a ANOVA de medidas repetidas para verificação da variação no tempo de uso no período avaliado. Resultados: a adaptação do inventário, em português brasileiro, denominado Inventário de Manejo dos Aparelhos Auditivos pela Família foi apresentada (Artigo 1). Quanto à trajetória de uso dos dispositivos não houve variação estatisticamente significativa no tempo de uso dos AASIs nas medidas realizadas nos anos de 2019, 2022 e 2023, sendo observado que o ano de 2019 foi o período em que as crianças utilizaram os dispositivos menos do que10h/dia, abaixo do ideal para a aquisição e desenvolvimento das habilidades de audição e de linguagem. Alguns indivíduos estão em alerta para o uso, visto que nos 3 períodos avaliados eles permaneceram em uso insuficiente dos dispositivos. As crianças que mantiveram uso abaixo do recomendado estão em risco para o desenvolvimento auditivo e de linguagem. Conclusão: a adaptação do inventário PHAMI para o português brasileiro e a análise da trajetória de uso dos dispositivos auditivos em crianças traz contribuições para a reabilitação auditiva na infância em nosso país. O monitoramento do uso dos dispositivos auditivos é essencial e deve fazer parte da rotina nos serviços de reabilitação auditiva, como forma de garantir planejamentos terapêuticos assertivos e efetividade de resultados para esta população. Estudos de seguimento e multicêntricos são relevantes para potencializar o uso de dispositivos auditivos na população infantil com deficiência auditiva.
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To evaluate the record of Hearing Aids use in a group of hard of hearing children rehabilitated in a SUS service. Method: approved by institutional CEP under number 5,924,421. This is a mixed method, methodological, retrospective and cross-sectional research. The sample consisted of 32 children with mild to profound sensorineural hearing loss and their respective guardians. In study 1, with a methodological design, the cross-cultural adaptation of the Parent Hearing Aid Management Inventory into Brazilian Portuguese is presented as Article 1. Two stages and eight steps were carried out to achieve the adaptation: obtaining permission from the authors; formation of a committee of experts who worked on some of the steps to validate the translation, translation by 2 proficient translators, synthesis of translations and evaluation of equivalences, reverse translation and synthesis of the same, pilot study with 10 families to verify applicability of the instrument and synthesis of the final version of the instrument. In study 2, the trajectory of the time of hearing aids use was characterized, by collecting data from medical records, in the years 2019, 2022 and collecting current datalogging. Using an Excel® spreadsheet, data from 86 medical records was tabulated. Of these 86, it was found that there was complete information in 32 medical records. Statistical tests were applied to evaluate the normality of the data and repeated measures ANOVA to verify the variation in the time of use in the evaluated period. Results: the adaptation of the inventory, in Brazilian Portuguese, called Hearing Aid Management Inventory for the Family was presented (Article 1). Regarding the use record of the devices, there was no statistically significant variation in the time of use of hearing aids in the measurements carried out in the years 2019, 2022 and 2023, observing that the year 2019 was the period in which children used the devices less than 10h/day, below ideal for the acquisition and development of listening and language skills. Some individuals are alert to their use, since in the 3 periods evaluated they remained using the devices insufficiently. Children who use less than recommended are at risk for their hearing and language development. Conclusion: the adaptation of the PHAMI inventory to Brazilian Portuguese and the analysis of the use record of hearing aids in children brings contributions to auditory rehabilitation in childhood in our country. Monitoring the use of hearing devices is essential and should be part of the routine in auditory rehabilitation services, as a way of ensuring assertive therapeutic planning and effective results for this population. Follow-up and multicenter studies are relevant to enhance the use of hearing devices in the hearing-impaired child population.
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ANA BEATRIZ SANTOS
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DESENVOLVIMENTO DA DECODIFICAÇÃO NEURAL PARA A FALA EM LACTENTES, CRIANÇAS E ADULTOS TÍPICOS E CRIANÇAS COM SÍFILIS CONGÊNITA
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Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIARA PINTO VIEIRA BIAGGIO
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KELLY CRISTINA LIRA DE ANDRADE
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SHEILA ANDREOLI BALEN
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Data: 14/03/2024
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Introdução: O desenvolvimento infantil inclui diversas etapas e pode sofrer influência de algumas infecções, dentre elas, a sífilis congênita que é considerada um Indicador de risco para a deficiência auditiva. O Frequency Following Response (FFR) é um potencial evocado auditivo que avalia de forma não invasiva a decodificação neural da fala e pode ser usado ainda nas primeiras etapas do desenvolvimento infantil. Objetivos: Estudo 1: estudar as respostas do FFR com estímulo de fala no domínio da frequência e do tempo em lactentes, crianças e adultos típicos em função da idade e orelha avaliada. Estudo 2: analisar o desenvolvimento da via auditiva utilizando o Frequency Following Response com estímulo de fala em bebês com sífilis congênita tratada ao longo dos dois primeiros anos de vida. Método: Estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa no 5.685.328. FFR realizado com o estímulo de fala /da/ sintetizado com frequência fundamental de 100 Hz, duração de 170 ms, velocidade de 3,70/s. Os primeiros 10 ms de onset, 47 ms da transição consoante-vogal e 113 ms de sustentação da vogal. Foram apresentadas quatro promediações de 1.000 sweeps, janela de análise de -40 a 270.27 ms em 80dBnNA na plataforma SmartEP. Artefatos abaixo de 10% e filtro passa-banda online de 30-3000 Hz. Foi aplicada análise descritiva e inferencial em ambos os estudos de acordo com a distribuição dos dados e variáveis adotando-se o nível de significância de 5%. Resultados: Estudo 1: 63 sujeitos, sendo 12 lactentes, 10 crianças e 41 adultos. A atividade pré-neural do RMS apresentou resultados melhores para os adultos em ambas as orelhas, já a amplitude espectral da frequência fundamental se mostrou maior na orelha direita nos bebês de até 60 dias. A amplitude espectral dos harmônicos da porção da consoante e da vogal tem influência do aumento da idade, já o neural lag é sugestivo de atingir a maturidade primeiro na orelha esquerda do que na orelha direita em todos os grupos. Estudo 2: amostra constituída por 84 bebês com sífilis congênita e 58 controles. Nos bebês de até 60 dias, a amplitude espectral dos harmônicos somente da porção da consoante foi maior no GSC do que o GC. No grupo SC foi evidenciado o aumento da amplitude espectral da Fo com o aumento da idade. O neuro lag no GSC apresentou diminuição do tempo com o aumento da idade havendo diferença significativa entre todas as faixas etárias. Conclusões: Estudo 1: A decodificação da fala é tem influência da idade que difere entre as orelhas ao longo do tempo no domínio do tempo e da frequência. Estudo 2: O processamento dos sons tende a apresentar melhores respostas com o aumento da idade tanto em crianças controles quanto em crianças com sífilis congênita tratada adequadamente.
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Introduction: Child development includes several stages and can be influenced by some infections, including congenital syphilis, which is considered a risk indicator for hearing impairment. Frequency Following Response (FFR) is an auditory evoked potential that non-invasively evaluates the neural decoding of speech and can be used in the early stages of child development. Objectives: Study 1: study FFR responses with speech stimuli in the frequency and time domains in typical infants, children and adults depending on age and ear evaluated. Study 2: analyze the development of the auditory pathway using Frequency Following Response with speech stimulation in babies with congenital syphilis treated during the first two years of life. Method: Cross-sectional study, approved by the Research Ethics Committee no 5,685,328. FFR performed with the speech stimulus /da/ synthesized with a fundamental frequency of 100 Hz, duration of 170 ms, speed of 3.70/s. The first 10 ms of onset, 47 ms of the consonant-vowel transition and 113 ms of vowel sustain. Four measurements of 1,000 sweeps were presented, analysis window from -40 to 270.27 ms at 80dBnHL on the SmartEP platform. Artifacts below 10% and online bandpass filter of 30-3000 Hz. Descriptive and inferential analysis was applied in both studies according to the distribution of data and variables, adopting a significance level of 5%. Results: Study 1: 63 subjects, 12 infants, 10 children and 41 adults. RMS pre-neural activity showed better results for adults in both ears, whereas the spectral amplitude of the fundamental frequency was greater in the right ear in babies up to 60 days old. The spectral amplitude of the harmonics of the consonant and vowel portion is influenced by increasing age, whereas neural lag is suggestive of reaching maturity first in the left ear than in the right ear in all groups. Study 2: sample consisting of 84 babies with congenital syphilis and 58 controls. In babies up to 60 days old, the spectral amplitude of the harmonics of only the consonant portion was greater in the GSC than the CG. In the SC group, an increase in Fo spectral amplitude was evident with increasing age. The neuro lag in the GSC showed a decrease in time with increasing age, with a significant difference between all age groups. Conclusions: Study 1: Speech decoding is influenced by age, which differs between ears over time in the time and frequency domains. Study 2: Sound processing tends to show better responses with increasing age in both control children and children with adequately treated congenital syphilis.
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FERNANDA VANESSA DA COSTA VARELA
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Práticas de letramento em crianças e adolescentes com mielomeningocele.
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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ISABELLE CAHINO DELGADO
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DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA
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Data: 27/03/2024
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Introdução: A mielomeningocele é um tipo de espinha bífida aberta, decorrente do fechamento inadequado do tubo neural durante o período de desenvolvimento que pode causar alterações motoras, neurológicas e cognitivas. No Brasil, a prevalência desta condição é de aproximadamente 1,6 a cada 1000 nascidos vivos. Devido às diversas complicações do quadro, as repercussões da malformação podem acarretar prejuízos na linguagem oral e escrita e, consequentemente, práticas interventivas relacionadas ao letramento nesta população podem ser melhor exploradas. Objetivo: Caracterizar as habilidades da linguagem escrita em crianças e adolescentes com Mielomeningocele e investigar os efeitos de práticas de letramento nessa população. Método: Pesquisa estruturada em dois estudos: (1) transversal para caracterização das habilidades da linguagem escrita (processamento fonológico, leitura e escrita) em 09 crianças e adolescentes com Mielomeningocele entre 7 e 15 anos de idade que frequentam um Centro Especializado em Reabilitação e; (2) longitudinal para investigação das práticas de letramento na população alvo. Resultados: No estudo 1, 6 participantes apresentaram déficits nas habilidades de consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica, leitura e escrita e; no estudo 2, houve benefício após as práticas de letramento quanto às habilidades avaliadas, com melhor desempenho na consciência fonológica, nomeação rápida de cores, na repetição de não palavras, leitura e na escrita. Conclusão: As alterações na linguagem escrita no grupo estudado podem prejudicar o desenvolvimento educacional destas crianças e adolescentes, porém as práticas de letramento podem servir de fator protetivo que auxilia para a promoção do desenvolvimento da leitura e escrita.
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Introduction: Myelomeningocele is a type of open spina bifida, resulting from inadequate closure of the neural tube during the development period, which can cause motor, neurological and cognitive changes. In Brazil, the prevalence of this condition is approximately 1.6 per 1000 live births. Due to the various complications of the condition, the repercussions of the malformation can lead to impairments in oral and written language and, consequently, intervention practices related to literacy in this population can be better explored. Objective: To characterize written language skills in children and adolescents with Myelomeningocele and investigate the effects of literacy practices in this population. Method: Research structured in two studies: (1) cross-sectional to characterize written language skills (phonological processing, reading, and writing) in 09 children and adolescents with Myelomeningocele between 7 and 15 years of age who attend a Specialized Rehabilitation Center and; (2) longitudinal to investigate literacy practices in the target population. Results: In study 1, 6 participants presented deficits in the skills of phonological awareness, rapid automatic naming, phonological working memory, reading, and writing; in study 2, there was a benefit after literacy practices in terms of the skills assessed, with better performance in phonological awareness, rapid color naming, repetition of non-words, reading and writing. Conclusion: Changes in written language in the studied group can harm the educational development of these children and adolescents, however, literacy practices can serve as a protective factor that helps promote the development of reading and writing.
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HELLEN FRANÇA ALCANTARA
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Leitura e escrita em crianças de baixa renda: estudo de follow-up após a pandemia
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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ISABELLE CAHINO DELGADO
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ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS
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Data: 23/04/2024
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Introdução: O início da pandemia do novo coronavírus suscitou reflexões sobre os efeitos do fechamento das escolas e a influência na aprendizagem dos estudantes. Tais efeitos podem ser mais pronunciados em crianças de baixa renda. Objetivo: Verificar se houve mudanças no desempenho em linguagem escrita de estudantes de baixa renda que foram submetidos a um processo de intervenção prévia ao surgimento da pandemia da Covid-19 e avaliar a leitura e escrita deste grupo no 5o ano do ensino fundamental. Metodologia: Esta dissertação tem dois estudos, nos quais o estudo 1 é de caráter longitudinal, qualitativo e quantitativo e, o estudo 2 é transversal, ambos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa número 4.704.128. No estudo 01 e 02 participaram, respectivamente, 21 e 27 crianças com escolaridade entre o 2o e o 5o ano do ensino fundamental. O estudo 01 foi a partir de dados de avaliação antes e após a pandemia, de crianças que participaram de sessões de estimulação das habilidades de consciência fonológica e vocabulário antes da pandemia. As habilidades de reconhecimento de letras, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e decodificação leitora foram avaliadas.No estudo 02, foram analisados o desempenho após a pandemia das habilidades de leitura, velocidade, compreensão e fluência leitora e escrita. Resultados: No estudo 1 observamos avanços em consciência fonológica, subteste silábico e escore total; memória de trabalho fonológica, subteste de pseudopalavras e dígitos na ordem direta; acesso ao léxico mental, subtestes de números, letras e objetos; e decodificação leitora. Apesar da melhora no desempenho, esses valores ainda não atingiram o patamar esperado para a idade e escolaridade dos participantes. No artigo 02, a fluência, compreensão, leitura e escrita, encontram-se aquém do esperado para idade e escolaridade das crianças. Conclusão: Os prejuízos nas habilidades de linguagem escrita evidenciam a relevância na compreensão da realidade educacional das crianças de baixa renda no Brasil, bem como na formulação de futuras ações destinadas a minimizar possíveis atrasos na alfabetização dos estudantes.
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Introduction: The beginning of the new coronavirus pandemic prompted reflections on the effects of school closures and the influence on student learning. Such effects may be more pronounced in low- income children. Objective: To verify whether there were changes in the written language performance of low-income students who were subjected to an intervention process prior to the emergence of the Covid-19 pandemic and to evaluate the reading and writing of this group in the 5th year of elementary school. Methodology: This dissertation has two studies, in which study 1 is longitudinal, qualitative and quantitative and study 2 is cross-sectional, both approved by the research ethics committee number 4,704,128. In study 01 and 02, 21 and 27 children with education between the 2nd and 5th year of elementary school participated, respectively. Study 01 was based on assessment data before and after the pandemic, from children who participated in sessions to stimulate phonological awareness and vocabulary skills before the pandemic. Letter recognition skills, phonological awareness, phonological working memory, access to the mental lexicon and reading decoding were assessed. In study 02, performance after the pandemic of reading skills, speed, comprehension and reading and writing fluency were analyzed. Results: In study 1 we observed improvements in phonological awareness, syllabic subtest and total score; phonological working memory, pseudowords and digits subtest in direct order; access to the mental lexicon, number, letter and object subtests; and reader decoding. Despite the improvement in performance, these values still did not reach the expected level for the age and education of the participants. In article 02, fluency, comprehension, reading and writing are below what is expected for the children's age and education. Conclusion: The losses in written language skills highlight the relevance in understanding the educational reality of low-income children in Brazil, as well as in formulating future actions aimed at minimizing possible delays in students' literacy.
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LARESSA CARDOSO BARBOSA
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Qualidade de vida em disfagia e performance funcional de pacientes oncológicos.
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Orientador : HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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LICA ARAKAWA SUGUENO
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HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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RENATA LIGIA VIEIRA GUEDES
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Data: 29/04/2024
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Objetivo: Correlacionar a performance funcional e impacto da disfagia na qualidade de vida de pacientes oncológicos. Método: Artigo 1) Estudo transversal e analítico que teve o objetivo de correlacionar a performance funcional e impacto da disfagia na qualidade de vida de pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Artigo 2) Estudo transversal e analítico que teve o objetivo de comparar o impacto da disfagia na qualidade de vida e a performance funcional de pacientes oncológicos com diferentes localizações tumorais. Para a análise dos dados dos dois artigos, foram empregados métodos descritivos para as variáveis categóricas, enquanto para as quantitativas foram calculadas medidas de tendência central, média e desvio padrão. Para a correlação entre os escores dos instrumentos testes, no primeiro artigo em que as variáveis apresentaram normalidade foi utilizado o teste de Pearson, no segundo artigo devido a não normalidade das variáveis aplicou-se a correlação de Spearman e para comparação das médias dos grupos Mann-Whitney, em nível de significância de 5%. Resultados do primeiro artigo: participaram 39 pacientes sendo 29 do ambulatório e 10 da enfermaria. Foi identificada correlação positiva e moderada entre o resultado do Questionário de Disfagia M. D. Anderson (MDADI) e nível de funcionalidade pela Palliative Performance Scale (PPS) nos pacientes ambulatoriais. Conclui-se que pacientes oncológicos do ambulatório de cuidados paliativos apresentaram correlação entre performance funcional e o impacto da disfagia na qualidade de vida. Resultados do segundo artigo: participaram quatro pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP) e oito com câncer não localizado em cabeça e pescoço em cabeça e pescoço (CNCP). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos para o MDADI e o domínio global e físico, enquanto para a escala PPS não foi encontrada diferença entre os grupos. Conclui-se que houve uma percepção diferenciada da disfagia em cada grupo e que neste estudo, o fator determinante para a gravidade da percepção da disfagia foi a localização do tumor, e não a funcionalidade.
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Objective: To correlate functional performance and the impact of dysphagia on the quality of life of cancer patients. Method: Article 1) Cross-sectional and analytical study that aimed to correlate the functional performance and impact of dysphagia on the quality of life of cancer patients in palliative care. Article 2) A cross-sectional, analytical study that aimed to compare the impact of dysphagia on the quality of life and functional performance of cancer patients with different tumor sites. Descriptive methods were used to analyze the data from the two articles for categorical variables, while measures of central tendency, mean and standard deviation were calculated for quantitative variables. Pearson's test was used to correlate the scores of the test instruments in the first article, where the variables were normal, while Spearman's correlation was used in the second article due to the non-normality of the variables, and Mann- Whitney was used to compare the means of the groups, with a significance level of 5%. Results of the first article: 39 patients took part, 29 from the outpatient clinic and 10 from the ward. A positive and moderate correlation was identified between the results of the M. D. Anderson Dysphagia Questionnaire (MDADI) and the level of functionality according to the Palliative Performance Scale (PPS) in outpatients. It was concluded that cancer patients at the palliative care outpatient clinic showed a correlation between functional performance and the impact of dysphagia on quality of life. Results of the second article: four patients with head and neck cancer (HNC) and eight with non-localized head and neck cancer (NSCLC) participated. A statistically significant difference was found between the two groups for the MDADI and the global and physical domains, while no difference was found between the groups for the PPS scale. It is concluded that there was a different perception of dysphagia in each group and that in this study, the determining factor for the severity of the perception of dysphagia was the location of the tumor, rather than functionality.
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STEFANE MARIA DE LIMA CAMPOS
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Investigação da disfagia orofaríngea na doença de Parkinson.
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Orientador : HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINE CUNHA DO ESPIRITO SANTO
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HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
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LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO
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Data: 30/04/2024
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Introdução: A disfagia orofaríngea (DO) é uma condição clínica frequente na doença de Parkinson (DP) e pode estar presente em pessoas na DP tardia, na doença de Parkinson de início precoce (DPP) e em qualquer estágio evolutivo. Os sinais e sintomas desse distúrbio podem refletir em alterações na eficiência e segurança da deglutição para levar o alimento da boca ao esôfago, bem como serem influenciados pela função diminuída da língua durante o processo da deglutição, o que pode causar riscos de penetração e aspiração. Objetivo: O artigo 1 teve o objetivo de medir a pressão isométrica máxima (PIMáx) de língua nos diferentes estágios da DP e se houve interferência da diminuição da PIMáx de língua com as alterações na eficiência e segurança da deglutição. Para o artigo 2, o objetivo foi identificar se existem alterações na eficiência e segurança da deglutição que sinalizem a presença de disfagia orofaríngea na DPP. Método: O artigo 1 trata- se de um estudo analítico, transversal e o artigo 2 trata-se de uma série de casos. Para obtenção dos dados foram aplicados protocolos para caracterização da amostra, autoavaliação de alterações na deglutição, avaliação da PIMáx de língua por meio de um aparelho de transdução do pico pressórico de língua e teste de deglutição de volume/viscosidade. A análise exploratória dos dados foi realizada por meio do cálculo de frequência simples e percentual com resultados expressos em termos de média e desvio-padrão e submetidos à análise de variância (ANOVA). A distribuição normal foi avaliada através do teste de Shapiro-Wilks e as comparações entre os níveis de pressão da língua, avaliação final do teste de deglutição, estágio da DP e interação entre avaliação final e estágio, foram realizadas por meio do teste de Tukey. Resultados artigo 1: participaram do estudo 50 indivíduos, 22 no estágio inicial, 20 no moderado e 8 no estágio avançado. A média de PIMax de língua foi de 33,82 kPa (±17,08) em que foi identificada a interferência dos estágios da DP nas medidas de PIMax de língua, porém sem haver influência nas alterações de eficiência e segurança da deglutição. Resultados artigo 2: participaram do estudo 12 indivíduos, seis no estágio inicial e seis no estágio moderado e dentre esses, apenas dois não apresentaram nenhum sinal de alteração na eficiência e segurança da deglutição. Em relação a segurança, a alteração na qualidade vocal foi a mais frequente no volume de 5mL nas consistências nível 0, 2 e 4 IDDSI e na eficiência foram: suspeita de resíduos faríngeos e deglutições múltiplas nas consistências de nível 2 e 4 IDDSI. Conclusão: Indivíduos com DP possuem uma diminuição na PIMáx de língua e à medida que a doença avança a pressão que a língua desempenha tende a diminuir, apesar disso, a eficiência e a segurança da deglutição não tiveram relação com a diminuição da PIMáx de língua. Também, foi identificado que as pessoas com DPP em estágios menos agressivos da doença apresentaram sinais de alteração na deglutição, pela presença de resíduos faríngeos.
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Introduction: Oropharyngeal dysphagia (OD) is a common clinical condition in Parkinson's disease (PD) and can be present in people with late PD, early-onset Parkinson's disease (PPD) and at any stage of evolution. The signs and symptoms of this disorder may reflect changes in the efficiency and safety of swallowing to take food from the mouth to the esophagus, as well as being influenced by the decreased function of the tongue during the swallowing process, which can cause risks of penetration and aspiration. Objective: Article 1 aimed to measure the maximum isometric pressure (MIP) of the tongue in different PD stages and whether there was any interference from the decrease in (MIP) of the tongue with changes in the efficiency and safety of swallowing. For article 2, the objective was to identify whether there are changes in swallowing efficiency and safety that signal the presence of oropharyngeal dysphagia in PPD. Method: Article 1 is an analytical, cross-sectional study and article 2 is a case series. To obtain the data, sample characterization protocols, self-assessment of swallowing changes, tongue MIP assessment using a tongue peak pressure transducer and swallowing volume/viscosity test were applied. An exploratory analysis of the data was carried out by calculating simple frequency and percentage with results expressed as mean and standard deviation and subjected to analysis of variance (ANOVA). Normal distribution was assessed using the Shapiro-Wilks test and comparisons between tongue MIP levels, final assessment of the swallowing test, PD stage and interaction between final assessment and stage were performed using the Tukey test. Results of article 1: 50 individuals participated in the study, 22 in the initial stage, 20 in the moderate stage and 8 in the advanced stage. The average PIMax of the tongue was 33.82 kPa (±17.08), which identified the interference of the PD projects in the PIMax of the tongue, but without any influence on changes in swallowing efficiency and safety. Results of article 2: 12 individuals participated in the study, six in the initial stage and six in the moderate stage and among these, only two did not show any sign of change in the efficiency and safety of swallowing. In relation to safety, the change in vocal quality was the most frequent in the volume of 5mL in IDDSI level 0, 2 and 4 consistencies and in efficiency they were: suspected pharyngeal residue and multiple swallowing in IDDSI level 2 and 4 consistencies. Conclusion: Individuals with PD have a decrease in tongue MIP and as the disease progresses, the pressure oftongue tends to decrease, despite this, the efficiency and safety of swallowing were not related to the decrease in tongue MIP. It was also identified that people with PPD in less aggressive stages of the disease showed signs of changes in swallowing, due to the presence of pharyngeal residues.
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TÁSSYA KAMILA FERNANDES CALDAS DE LIMA
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Reabilitação do sintoma Zumbido por meio da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
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Orientador : ERIKA BARIONI MANTELLO
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MEMBROS DA BANCA :
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ERIKA BARIONI MANTELLO
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MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
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RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS
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EDGARD MORYA
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Data: 30/04/2024
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Dissertação organizada em dois artigos. O tema abordado foi o zumbido, uma percepção auditiva na ausência de uma fonte sonora externa, que pode variar em seu impacto na qualidade de vida. A técnica utilizada é a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), que emprega corrente elétrica de baixa intensidade para modular a atividade do sistema nervoso, com o objetivo de normalizar a atividade neuronal. Objetivo: (1) verificar se há mudança no impacto e incômodo do sintoma, após a neuromodulação com ETCC, em pacientes com zumbido crônico. (2) verificar a aplicabilidade e eficácia da ETCC como recurso terapêutico em indivíduos com queixas de zumbido crônico. Método: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, nº 5.622.441 e pelo Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), nº RBR109xh8d6. Os artigos foram delineados como (1) ensaio clínico não controlado (estudo piloto) e (2) ensaio clínico controlado randomizado. Amostra composta por pacientes adultos com queixa de zumbido crônico, encaminhados do ambulatório após avaliação otorrinolaringológica e audiometria tonal (ATL). Excluídos pacientes com contraindicações à neuromodulação. Realizada anamnese, audiometria de altas frequências (AAF) e, para caracterizar as medidas de resultado, acufenometria, Escala Visual Analógica (EVA) e Tinnitus Handicap Inventory (THI). A intervenção consistiu na aplicação de corrente de 2mA, por 20 minutos, ânodo no córtex temporoparietal esquerdo e cátodo no córtex pré-frontal dorsolateral direito, por (1) cinco sessões consecutivas, (2) dez sessões alternadas; grupo experimental (GE) recebeu ETCC ativa e o grupo controle (GC) recebeu ETCC simulada. Os (1) dados analisados de forma descritiva e, (2) inferencial para comparação entre as variáveis. Resultados: (1) amostra com 5 pacientes, média de 45 anos de idade, ATL normal e AAF alterada. Após cinco sessões, a média da loudness reduziu de 10,4dBNS para 9,2dBNS; a média do escore total no THI variou de 36,8 para 33,2 pontos e, da EVA, foi de 5,16 para 4,4 pontos. (2) amostra composta por 31 pacientes (GE=17 e GC=14), média de idade 54 anos, predomínio de zumbido bilateral. A maioria dos pacientes apresentou limiares auditivos alterados (ATL/AAF). Identificou-se diferença estatística na sensação de intensidade e no nível mínimo de mascaramento (NMM), pré e pós intervenção, apenas para o GC, na OE e, na comparação entre os grupos, com aumento destas variáveis, pós intervenção, no GC/OE. A EVA evidenciou uma diferença estatisticamente significativa do incômodo, pré e pós tratamento, em ambos os grupos, porém sem diferença entre os grupos. No THI, observou-se diferença estatística em todas as subescalas, pré e pós tratamento, apenas no GE; e diferença significativa para THI Total, THI Funcional e THI Emocional, na comparação entre os grupos. Conclusão: Verificou-se, após a ETCC, uma diminuição na percepção do incômodo e no impacto do zumbido na qualidade de vida para o grupo experimental e, aumento da sensação de intensidade do zumbido, apenas no grupo controle. Conclui-se que a ETCC ativa foi uma terapia eficaz para tratar o zumbido, com benefícios notáveis em curto prazo, neste estudo. Além disso, a terapia foi considerada segura e prática.
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Tinnitus is the perception of sound in the absence of an external sound source, its impact on quality of life can range from slight to catastrophic. Currently, there are several possibilities for tinnitus management, among them is neuromodulation. Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS) is a painless and non-invasive neuromodulation technique that uses a low-intensity electrical current to stimulate or inhibit the central nervous system in order to normalize neuronal activity and alleviate tinnitus. Purpose: (1) to verify if there is a change in the annoyance and impact of tinnitus after tDCS in patients with chronic tinnitus. (2) to investigate the applicability and effectiveness of Transcranial Direct Current Stimulation as a therapeutic resource in individuals with chronic tinnitus complaints. Method: (1) pilot study designed as an uncontrolled clinical trial. (2) study designed as a randomized controlled clinical trial. Approved by the Research Ethics Committee of the Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), opinion nº 5.622.441 and by ReBEC, nº RBR-109xh8d6. The sample consisted of adult patients referred from the Tinnitus clinic at HUOL, of both genders, with a current complaint of chronic tinnitus, after basic audiological evaluation. Patients who fit the contraindications to the use of neuromodulation were excluded. Anamnesis, high-frequency audiometry and, to characterize the outcome measures, acuphenometry, the Visual Analog Scale (VAS) and the Tinnitus Handicap Inventory (THI) questionnaire were performed. The intervention protocol consisted of applying a current of 2mA, for 20 minutes, with an anodic electrode in the left temporoparietal cortex and a cathodic electrode in the right dorsolateral prefrontal cortex, in five consecutive sessions (1), and during ten alternating sessions (2). The results were analyzed descriptively (1) and the preliminary data (2) submitted to inferential statistical analysis. Results: (1) Three female and two male patients were evaluated; average age of 45 years, hearing within normal ranges and decreased hearing sensitivity at high frequencies. After the five neuromodulation sessions, the mean total score on the THI ranged from 36.8 to 33.2 points and, on the VAS, it ranged from 5.16 to 4.4 points. (2) So far, the sample consisted of 17 patients (ten in the experimental group (EG) and seven in the control group (CG)), with a mean age of 49 years. The total average on the VAS reduced from 4.8 to 4.3 points (p= 0.17). There was a reduction in the scores of all THI subscales after neuromodulation, with a significant difference (p= 0.001) for the total score (38 to 28 points). There was also a significant difference (p= 0.0005) in the total THI score, in the comparison between the EG and GC after neuromodulation. Final considerations: (1) There was a decrease in the perception of tinnitus annoyance and damage after the neuromodulation sessions. (2) So far, there was a significant decrease in the perception of the impact of tinnitus on quality of life after the intervention through tDCS, in the experimental group and in the comparison between groups.
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ANNA IRENNE DE LIMA AZEVEDO
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USO DE TECNOLOGIAS NAS HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS EM ESCOLARES COM TDAH.
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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CLARA REGINA BRANDÃO DE AVILA
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TAÍS DE LIMA FERREIRA MATTAR
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Data: 30/07/2024
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Introdução: Com o avanço da tecnologia, o interesse por abordagens não farmacológicas para tratamento de diversos transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tem crescido. Estudos sugerem que técnicas como o Eletroencefalograma (EEG) e o Neurofeedback (NFB) podem auxiliar no diagnóstico e intervenção, respectivamente, com melhora em habilidades cognitivo linguísticas e no desempenho acadêmico. Esta dissertação foi dividida em dois estudos com os seguintes objetivos: Estudo 1. Analisar as características do processamento fonológico de escolares com TDAH e verificar se estas habilidades mostram relações com o funcionamento cerebral de medidas eletrofisiológicas; Estudo 2. Verificar o impacto do treinamento do NFB no desenvolvimento de habilidades cognitivas-linguísticas em crianças com diagnóstico de TDAH. Método: Estudo 1: pesquisa de campo qualitativa, aprovada pelo comitê de ética em pesquisa número 6.483.440. Participaram 10 crianças com diagnóstico prévio de TDAH com idades entre 7 e 14 anos que realizaram avaliação fonoaudiológica do processamento fonológico - consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso fonológico ao léxico mental - e de medidas eletrofisiológicas cerebrais (relação teta/beta e pico de alfa); Estudo 2: revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medline, Lilacs, Scielo e ERIC; e literatura cinzenta, construída a partir da pergunta de pesquisa “Quais os efeitos do NFB nas habilidades cognitivo-linguísticas de crianças com TDAH?” . Resultados: Estudo 1. os escolares apresentaram desempenho abaixo do esperado nos subtestes de processamento fonológico e medidas eletrofisiológicas, sendo observado relação qualitativa entre o desempenho nas habilidades de processamento fonológico e eletrofisiológico. Estudo 2. seguindo os critérios de elegibilidade, a revisão foi composta por 18 artigos de periódicos internacionais, nos quais observou-se que ainda que haja discussões acerca do uso do NFB como abordagem terapêutica, é visível que este pode contribuir para melhorias em habilidades cognitivo-linguísticas em indivíduos com TDAH. Conclusão: O uso de tecnologias pode ser apresentado como um auxílio no diagnóstico e intervenção do TDAH, porém os estudos precisam avançar quanto à implementação na prática clínica, visto ainda não ser um consenso no meio científico.
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Introduction: With the advancement of technology, interest in non-pharmacological approaches for the treatment of various disorders, such as Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), has been growing. Studies suggest that techniques like Electroencephalogram (EEG) and Neurofeedback (NFB) can aid in diagnosis and intervention, respectively, improving cognitive-linguistic skills and academic performance. This dissertation is divided into two studies with the following objectives: Study 1: Analyze the characteristics of phonological processing in schoolchildren with ADHD and verify if these skills show relationships with brain functioning through electrophysiological measures. Study 2: Verify the impact of NFB training on the development of cognitive-linguistic skills in children diagnosed with ADHD. Method: Study 1: A qualitative field research, approved by the ethics committee with protocol number 6.483.440. Ten children aged 7 to 14 years with a prior diagnosis of ADHD participated. They underwent a phonological processing assessment—phonological awareness, phonological working memory, and phonological access to the mental lexicon—and brain electrophysiological measures (theta/beta ratio and alpha peak). Study 2: An integrative literature review in the Medline, Lilacs, Scielo, and ERIC databases; and grey literature, constructed from the research question, "What are the effects of NFB on the cognitive-linguistic skills of children with ADHD?" Results: Study 1: The schoolchildren performed below expectations on the phonological processing subtests and electrophysiological measures, showing a qualitative relationship between performance in phonological and electrophysiological processing skills. Study 2: Following the eligibility criteria, the review included 18 articles from international journals, which observed that although there are discussions about the use of NFB as a therapeutic approach, it is evident that it can contribute to improvements in cognitive-linguistic skills in individuals with ADHD. Conclusion: The use of technologies can be presented as an aid in the diagnosis and intervention of ADHD. However, studies need to advance regarding implementation in clinical practice, as it is not yet a consensus in the scientific community.
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BÁRBARA LOUISE COSTA MESSIAS
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CARACTERIZAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO
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ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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Data: 26/08/2024
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Introdução: Condições extrínsecas e intrínsecas do indivíduo podem impactar diretamente na leitura escrita. Assim, compreender esses mecanismos contribuem para identificar e conduzir as necessidades específicas da criança. Nos casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com a complexidade do desenvolvimento da linguagem, estes sujeitos podem apresentar dificuldades nos âmbitos acadêmico e social. Apesar de existirem avanços nas estratégias de intervenção, observa-se que informações mais precisas sobre estas ainda são limitadas. Essa dissertação foi dividida em dois estudos, com os seguintes objetivos: Estudo 1: investigar o desempenho em linguagem escrita em crianças e adolescentes com TEA. Estudo 2: verificar o desenvolvimento das habilidades preditoras de leitura e da linguagem escrita de crianças e adolescentes com TEA, pré e pós intervenção. Método do estudo 1: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 17 crianças e adolescentes com TEA. Foram avaliadas as habilidades do processamento fonológico, inteligência e nível de suporte do TEA. Método do estudo 2: trata-se de um ensaio clínico não randomizado composto por 8 indivíduos, os quais foram divididos em 2 grupos de 4 participantes - grupo controle (GC) e grupo de intervenção (GI). O GI recebeu 13 sessões de remediação fonológica, com duração de 45 minutos cada. Resultados do estudo 1: observou-se que todas as habilidades do processamento fonológico encontram-se aquém do esperado para a idade e escolaridade da amostra. Além disso, não foi possível encontrar correlações significativas entre processamento fonológico, quociente de inteligência (QI) e nível de suporte do TEA, com exceção da memória de trabalho fonológica - dígitos na ordem inversa. Resultados do estudo 2: as habilidades do processamento fonológico evoluíram no período pós-intervenção. No entanto, na análise inferencial entre grupos, não houve diferenças significativas. Conclusão: Observou-se que as habilidades da linguagem escrita de crianças e adolescentes com TEA encontram-se prejudicadas. Dessa forma, a utilização da remediação fonológica pode apresentar resultados positivos para esta população. No entanto, devido às limitações desta pesquisa, sugere-se que novos estudos sejam realizados, considerando uma amostra maior e uma análise dos impactos da intervenção à longo prazo.
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Introduction: Extrinsic and intrinsic conditions of the individual can directly impact written reading. Therefore, understanding these mechanisms contributes to identifying and managing the child's specific needs. In cases of Autism Spectrum Disorder (ASD), with the complexity of language development, these subjects may present difficulties in academic and social areas. Although there are advances in intervention strategies, it is observed that more precise information about them is still limited. This dissertation was divided into two studies, with the following objectives: Study 1: investigate written language performance in children and adolescents with ASD. Study 2: verify the development of predictive reading and written language skills of children and adolescents with ASD, pre and post intervention. Study method 1: This is a cross-sectional and quantitative study. The sample consisted of 17 children and adolescents with ASD. Phonological processing skills, intelligence and level of support for ASD were assessed. Study method 2: this is a non-randomized clinical trial consisting of 8 individuals, who were divided into 2 groups of 4 participants - control group (CG) and intervention group (IG). The IG received 13 phonological remediation sessions, lasting 45 minutes each. Results of study 1: it was observed that all phonological processing skills are below what was expected for the age and education of the sample. Furthermore, it was not possible to find significant correlations between phonological processing, intelligence quotient (IQ) and level of ASD support, with the exception of phonological working memory - digits in reverse order. Results of study 2: phonological processing skills evolved in the post-intervention period. However, in the inferential analysis between groups, there were no significant differences. Conclusion: It was observed that the written language skills of children and adolescents with ASD are impaired. Therefore, the use of phonological remediation can present positive results for this population. However, due to the limitations of this research, it is suggested that new studies be carried out, considering a larger sample and an analysis of the long-term impacts of the intervention.
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ALBA MIRANDA BESERRA GURGEL SENA
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Confiabilidade, validade convergente e desempenho do TRILHAR: processo de validação de um instrumento.
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Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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MEMBROS DA BANCA :
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APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES
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CINTIA ALVES SALGADO AZONI
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DÉBORA MARIA BEFI-LOPES
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Data: 27/08/2024
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Crianças com vocabulário restrito apresentam risco para transtornos de linguagem, podendo apresentar atrasos no nível morfossintático, dificuldades de decodificação e de compreensão leitora. A identificação de sinais de alterações de linguagem possibilita a intervenção precoce e, assim, o melhor prognóstico. O TRILHAR é um instrumento desenvolvido por pesquisadores brasileiros com o objetivo de proporcionar a triagem do vocabulário receptivo e expressivo de crianças entre 3 e 7 anos. Esse trabalho objetiva contribuir para o processo de validação do TRILHAR por meio da verificação da diferença de desempenho em vocabulário expressivo e receptivo em escolares de diferentes regiões, além de verificar a confiabilidade e a validade convergente do instrumento. Para a primeira análise, a amostra foi composta por 255 crianças de 3 a 7 anos divididas em dois grupos: G1 - 122 crianças do estado de São Paulo e G2 - 133 crianças do estado do Rio Grande do Norte. Todos os escolares, de G1 e G2, estudam em escolas públicas. As crianças do G1 apresentaram média de 9,90 (dp= 0,350) pontos no vocabulário receptivo, enquanto as do G2 9,83 (dp = 0,412) pontos. Quanto ao vocabulário expressivo, as crianças do G1 apresentaram média de 8,82 (dp = 1,305) e as do G2 8,53 (dp = 1,253) pontos. Para comparar os desempenhos, utilizou-se o teste t de duas amostras, demonstrando um valor de p de 0,16 para o vocabulário receptivo e 0,07 para o vocabulário expressivo. Esse resultado demonstra que não houve diferença significativa no desempenho entre os dois grupos. O aspecto semântico pode ter influência de diferentes condições como o ambiente familiar, escolar, idade, escolaridade dos pais e diversidade sociocultural. Portanto, ao aplicar ferramentas brasileiras de medição e rastreio do vocabulário, deve-se observar a realidade sociolinguística e considerar a variação da palavra-alvo como correta, visto a diversidade do vocabulário de um país geograficamente extenso como o Brasil. Conclui-se que o instrumento TRILHAR é adequado para ser aplicado nestes dois contextos socioculturais diferentes. Além disso, foi possível observar a pontuação média obtida por ambas as populações. Essa análise poderá contribuir para estabelecer os valores de referência esperados para cada faixa etária. A segunda análise objetiva verificar a validade convergente e confiabilidade do TRILHAR. Além disso, objetiva-se comparar o desempenho do vocabulário expressivo e receptivo de quatro grupos clínicos diferentes - crianças com Transtornos dos Sons da Fala (G-TSF), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (G-TDL), Transtorno do Espectro Autista (G-TEA) e crianças com risco para dislexia (G-DD) - e analisar a relação do desempenho de outros testes de vocabulário com o TRILHAR. A amostra foi composta por 35 crianças entre 5 e 7 anos (média de 6,17 ± 0,82). Para verificar a confiabilidade, foi verificado o Alpha de Cronbach com a aplicação do TRILHAR duas vezes com intervalo de 7 dias. Apresentou confiabilidade muito boa, apresentando um α= 0.927. Para a validade convergente e comparação do vocabulário entre os grupos, foi aplicado o TVfUSP e ABFW vocabulário. Para a análise, foi realizada a Correlação de Kendall. A triagem do vocabulário expressivo do TRILHAR apresentou correlação moderada com o ABFW (r = 0.425; p = 0.002), enquanto a triagem do vocabulário receptivo não apresentou p significativo (p = 0.063) e demonstrou força da correlação fraca (r = 0.291). Na comparação entre grupos, G-TSF e G-DD tiveram maior média de acertos no TRILHAR - 19,54 ± 0,82 e 19,2 ± 1,30 respectivamente - ABFW – 100 ± 8,49 e 102,33 ± 11,90 - e TVfUSP – 100,63 ± 13,93 e 102,88 ± 13,37. O G-TDL apresentou a menor pontuação no TRILHAR e ABFW, sendo 16,9 ± 3,14 para o TRILHAR e 73,62 ± 22,69 para o ABFW. O G-TEA apresentou o menor desempenho para o TVfUSP – 82,25 ± 24,18, porém apresentou pontuação superior ao G-TDL no ABFW – 93,2 ± 19,99. Este desempenho condiz com os resultados encontrados na literatura, visto que o TDL apresenta implicações significativas na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, resultando em dificuldades específicas de processamento fonológico e lexical - tanto no vocabulário receptivo como no expressivo. Como conclusão, o TRILHAR apresenta confiabilidade muito boa e correlação moderada com o ABFW, um instrumento validado e amplamente utilizado em pesquisas de vocabulário expressivo no Brasil. Para os próximos passos, se faz necessário a continuidade do processo de validação do instrumento, para que possa ser disponibilizado para a triagem do vocabulário das crianças brasileiras.
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Children with restricted vocabulary are at risk for language disorders, and may present delays at morpho-syntactic level, difficulties in decoding and reading comprehension. Identifying this signs contribute to early intervention and, therefore, a better prognosis. TRILHAR is an instrument developed by brazilian researchers and aims screening the receptive and expressive vocabulary of children between 3 and 7 years old. This study aims to contribute to the TRILHAR validation process by verifying the performance difference in students from different regions and by verifying the reliability and convergent validity of the instrument. For the first analysis, there are 255 children between 3 to 7 divided intro two groups: G1 – 122 children from the state of São Paulo and G2 – 133 children from the state of Rio Grande do Norte. All students, from G1 and G2, studies in brazilian public schools. Children in G1 had an average of 9.90 (SD = 0.350) points in receptive vocabulary, while those in G2 had 9.83 (SD = 0.412) points. As for expressive vocabulary, children in G1 had an average of 8.82 (SD = 1.305) and those in G2 8.53 (SD = 1.253) points. To compare performances, the t-test was used, demonstrating a p-value of 0.16 for receptive vocabulary and 0.07 for expressive vocabulary. This result demonstrates that there was no significant difference in performance between the two groups. The semantic aspect can be influenced by the family and school environment, age, parent’s education and sociocultural diversity. Therefore, when developing Brazilian vocabulary measurement and tracking tools, the sociolinguistic reality must be observed. The target words must consider the diversity of vocabulary in a geographically extensive country like Brazil. It is concluded that TRILHAR is suitable for application in these two different sociocultural contexts. Furthermore, it was possible to observe the average score obtained by both populations. This analysis may contribute to the process of establishing expected reference values for each age group. The second analysis aims to verify the convergent validity and reliability of TRILHAR. In addition, it aims to compare the expressive and receptive vocabulary performance of four different clinical groups - children with Speech Sound Disorders (G-SSD), Development Language Disorder (G-DLD), Autism Spectrum Disorder (G-ASD) and children at risk for dyslexia (G-DD) - and to analyze the performance of other vocabulary tests and TRILHAR. The sample consisted of 35 children between 5 and 7 years old (mean of 6.17 ± 0.82). To verify reliability, Cronbach's Alpha was verified by applying TRILHAR twice with an interval of 7 days. It presented very good reliability (α = 0.927). For convergent validity and comparison of vocabulary between the groups, the TVfUSP and ABFW vocabulary were applied. Kendall's Correlation was used for this analysis. The expressive vocabulary screening of TRILHAR showed a moderate correlation with ABFW (r = 0.425; p = 0.002), while the receptive vocabulary screening did not show a significant p (p = 0.063) and demonstrated weak correlation strength (r = 0.291). In the comparison between groups, G-SSD and G-DD had a higher average of correct answers in TRILHAR - 19.54 ± 0.82 and 19.2 ± 1.30 respectively - ABFW - 100 ± 8.49 and 102.33 ± 11.90 - and TVfUSP - 100.63 ± 13.93 and 102.88 ± 13.37. The G-DLD presented the lowest score in TRILHAR and ABFW, 16.9 ± 3.14 for TRILHAR and 73.62 ± 22.69 for ABFW. The G-ASD presented the lowest performance for TVfUSP – 82.25 ± 24.18, but presented a higher score than the G-DLD in ABFW – 93.2 ± 19.99. This performance is consistent with the results found in the literature, since the DLD presents significant implications in the acquisition and development of language, resulting in specific difficulties in phonological and lexical processing - in receptive and expressive vocabulary. In conclusion, TRILHAR presents very good reliability and moderate correlation with the ABFW, a validated instrument and widely used in expressive vocabulary research in Brazil. For the next steps, it is necessary to continue the validation process of the instrument, so that it can be made available for screening the vocabulary of Brazilian children.
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