|
Dissertações |
|
1
|
-
TALITA TRIGUEIRO DOMINGOS
-
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NO BRASIL
-
Orientador : ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
DÉBORA MARIA BEFI-LOPES
-
JULIANA PERINA GÂNDARA
-
Data: 12/01/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) não é uma condição nova ou rara, mas internacionalmente seu conhecimento público é inferior ao de outras condições com menor incidência. No Brasil não há nenhum estudo documentado na literatura sobre o tema. Buscando preencher essa lacuna, esta dissertação teve com objetivo investigar a conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem no Brasil. Para isso foi desenvolvido um estudo observacional, descritivo e transversal, realizado por meio de um questionário disponibilizado pela plataforma virtual Google Forms. Este questionário corresponde à versão traduzida para o Português Brasileiro de um instrumento utilizado internacionalmente. As questões estão divididas em seis seções, que incluem características demográficas e sociais; conhecimento sobre quadros que comprometem o desenvolvimento da linguagem; a natureza do TDL; serviços de intervenção fonoaudiológica; papel da família; e estratégias para conscientização sobre TDL, respectivamente. A coleta de dados ocorreu entre julho e novembro de 2021, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 4.801.877). Ao total foram obtidas 320 respostas válidas, cujos resultados foram divididos em dois estudos. O primeiro considerou todas as respostas para descrever um perfil dessa conscientização no Brasil, enquanto o segundo comparou o tema entre profissionais de saúde (n=99) e educação (n=95). Com base em seus resultados, foi possível constatar que menos de 40% dos respondentes já havia ouvido falar do quadro. Mesmo entre profissionais de saúde (38,4%) e educação (45,3%) esse índice é baixo, apontando para a necessidade de ações específicas para ampliar a divulgação do TDL no Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
Language Development Disorder (DLD) is not a new or rare condition, but internationally its public awareness is inferior to other conditions with lower incidence. In Brazil there is no documented study in the literature on the subject. To fill this gap, this dissertation aimed to investigate public awareness of Developmental Language Disorder in Brazil. For this, an observational, descriptive and cross-sectional study was developed, carried out through a questionnaire provided by the virtual platform Google Forms. This questionnaire corresponds to the translated version into Brazilian Portuguese of an instrument used internationally. Questions are divided into six sections, including demographic and social characteristics; awareness about conditions that compromise language development; the nature of DLD; speech-language therapy services; role of the family; and strategies to raise awareness about DLD, respectively. Data collection took place between July and November 2021, after approval by the Research Ethics Committee (opinion 4,801,877). A total of 320 valid responses were obtained, the results of which were divided into two studies. The first considered all the answers to describe a profile of this awareness in Brazil, while the second compared the topic between health (n=99) and educational (n=95) professionals. Based on their results, it was possible to verify that less than 40% of respondents had already heard of DLD. Even among health (38.4%) and educational (45.3%) professionals this index is low, pointing to the need for specific actions to expand the dissemination of the DLD in Brazil.
|
|
2
|
-
ANA BEATRIZ LEITE DOS ANJOS
-
INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE RESPOSTA À INTERVENÇÃO NA DECODIFICAÇÃO LEITORA DE ESCOLARES EM VULNERABILIDADE SOCIAL.
-
Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
ISABELLE CAHINO DELGADO
-
LUCIANA MENDONÇA ALVES
-
Data: 18/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimentos e integração de informações com a língua, tanto no âmbito acadêmico quanto no social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências desenvolvimentais e orgânicas biológicas em crianças que crescem em tais ambientes. Consequências no neurodesenvolvimento, como dificuldades comportamentais, de memória, funções executivas e afins, podem ser observadas nessas crianças, bem como as dificuldades acadêmicas, com alterações no desenvolvimento da linguagem, como atrasos nas habilidades preditoras de leitura e escrita que dificultam consideravelmente o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19.
Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é de 39 escolares de uma escola pública, no segundo ano do ensino fundamental. A amostra foi dividida em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção, em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana de 60 minutos cada, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização formal e recebeu as atividades de intervenção após o termino da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados encontrados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e melhoras nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Observou-se correlação forte entre os resultados de consciência fonológica e melhora na habilidade de leitura. Conclusão: os resultados inferem a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Reading is an important skill that enables communication, knowledge and integration of information with the language, both in the academic and social spheres. Social vulnerability is a severely present reality in developing countries like Brazil. Despite being a political-social issue, continuous and extreme cases of vulnerability are still present, generating developmental and biological biological consequences in children who grow up in such environments. Consequences in neurodevelopment, such as behavioral difficulties, memory, executive functions and the like, can be observed in these children, as well as academic difficulties, with changes in language development, such as delays in predictive reading and writing skills that considerably hinder the learning process. literacy and other stages of an individual's student life. Objective: To identify the effects of an intervention response program on the reading decoding of socially vulnerable schoolchildren in the period prior to the COVID-19 pandemic. Method: Longitudinal, interventional, prospective, descriptive and correlational. The study sample is 39 students from a public school, in the second year of elementary school. The sample was divided into two groups: experimental group (EG) and control group (CG). The EG underwent a program of response to the intervention, in the classroom, in 12 meetings, three times a week of 60 minutes each, for 5 weeks, in addition to the school activities in the classroom. The CG remained in formal literacy and received intervention activities after the end of the research. In this program, phonological awareness skills and expressive vocabulary were stimulated. Before and after the intervention, expressive vocabulary skills, phonological awareness, letter recognition and reading of words and pseudowords were evaluated. Results found: The two study groups obtained improvements in all assessed skills, such as increased expressive vocabulary and improvements in average performance in phonological awareness (GE: p=0.038; CG: p=0.082), reading words and pseudowords ( GE: p=0.002; GC: p=0.009) and letter recognition (GE: p=0.001; GC: p=0.030), in addition to showing an increasing trend in the GE results. There was a strong correlation between the results of phonological awareness and improvement in reading ability. Conclusion: the results infer the effectiveness of the program to respond to the intervention in the school environment of children in social vulnerability
|
|
3
|
-
ALICE ANDRADE LOPES AMORIM
-
ACOMPANHAMENTO AUDITIVO E DE LINGUAGEM NA INFÂNCIA: PROPOSTA DE UM APLICATIVO COMO SOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
-
Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIENE SILVA ARAUJO
-
PEDRO DE LEMOS MENEZES
-
KÁTIA DE FREITAS ALVARENGA
-
Data: 25/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Objetivo: Caracterizar o uso de um aplicativo (app) como solução tecnológica no programa de saúde auditiva infantil articulado à Atenção Primária (AP) em diferentes localidades do Rio Grande do Norte (RN). Método: Estudo piloto, de delineamento prospectivo descritivo, com duas etapas: (I) Avaliação da usabilidade do aplicativo Agente Escuta; (II) Saúde auditiva infantil por m-Health: desafios e perspectivas na AP. Na primeira etapa, utilizou-se o System Usability Scale (SUS) e o Net Promoter Score (NPS) com 10 juízes e 35 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de seis municípios do RN. Na segunda fase, caracterizou-se a implementação do app no acompanhamento da audição e da linguagem de crianças potiguares mediante dois questionários, aplicados aos ACS e seus respectivos gestores. Todos os dados submeteram-se a análise estatística inferencial e descritiva. Resultados: O protótipo do app foi avaliado com “boa” usabilidade (Escore=78,21) no SUS e +48,58% no NPS. Não houve diferenças na média dos resultados do SUS e do NPS em relação aos municípios participantes (p-valor> 0,05). Dos 35 ACS, apenas três (8,57%) utilizaram o app na rotina de trabalho. Das 14 unidades básicas participantes, apenas cinco (35,71%) dispunham de tablets e nove (64,28%) de internet para os ACS utilizarem durante o trabalho. Os participantes apontaram “a alta demanda de atividades” e “falta de tempo” como principais obstáculos no uso efetivo do app pelos participantes. Conclusão: Embora o protótipo do app apresente boa usabilidade, para sua factual implementação no RN, aspectos estruturais precisam ser considerados.
-
Mostrar Abstract
-
Objective: To characterize the use of an application as a technological solution in the Children's Hearing Health Program articulated with Primary Care (PC) in different locations of Rio Grande do Norte (RN). Method: A pilot study, with a prospective descriptive design, subdivided into two phases: (I) Usability assessment of the ‘Agente Escuta’ application; (II) Child hearing health by mHealth: challenges and perspectives in PC. In the first stage, the System Usability Scale (SUS) and the Net Promoter Score (NPS) were used with 10 judges and 35 Community Health Workers (CHW) from six cities in RN. In the second phase, it was characterizing the implementation of the app on hearing and language monitoring of children from RN, through two questionnaires. All data were subjected to inferential and descriptive statistical analysis. Results: The app prototype had “good” usability (Score=78.21) in the SUS and +48.58% in the NPS. There were no significant differences in the mean results of the SUS and the NPS regarding the participating cities (p-value > 0.05). Of the 35 CHW, only three (8.57%) used the app in their work routine. Of the 14 participating Basic Units, only five (35.71%) had tablets and nine (64.28%) had internet for their CHW, to use during work. Aspects such as “the high demand for activities” and “lack of time” were identified as the obstacles in the effective use of the app by the participants. Conclusion: Although the ‘Agente Escuta’ shows good usability, for its effective implementation, structural aspects need to be considered previously.
|
|
4
|
-
DEUZIMAR PIRES DE ARAÚJO
-
O ENSINO DA AUDIOLOGIA MEDIADO POR TECNOLOGIA E O IMPACTO NA ATUAÇÃO PRÁTICA.
-
Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIENE SILVA ARAUJO
-
LÍLIAN CÁSSIA BORNIA JACOB CORTELETTI
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
Data: 29/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O uso de tecnologias integradas ao ensino pode tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Desenvolver e validar ferramentas mediadas por tecnologia para o ensino da audiologia. Método: Estudo prospectivo descritivo, estruturado em dois manuscritos: (I) Pacientes virtuais: impacto da simulação computadorizada na atuação prática em audiologia e (II) Audiômetro virtual: ferramenta on-line para o ensino e aprendizagem. No primeiro estudo, duas professoras e 35 alunos de dois cursos de Fonoaudiologia responderam um questionário de satisfação e uma escala de autoavaliação do impacto na atuação prática, ambos em escala Likert. No segundo manuscrito, a versão on-line do audiômetro virtual foi utilizada por 481 pessoas, oriundas de 17 estados e do Distrito Federal (DF). Destes, 98 alunos, 24 professores e nove profissionais fonoaudiólogos registraram sua avaliação em um questionário em escala Likert, além de citarem pontos positivos e negativos. Resultados: O simulador audiométrico e a versão on-line do audiômetro virtual foram avaliados positivamente como ferramentas auxiliares no ensino, com concordância intra e inter-categoria de usuários. Além disso, houve percepção positiva do impacto na prática audiológica. Na análise de conteúdo, o ponto negativo preponderante foi a “dificuldade de instalação” para o simulador e a “falta do manual de instruções” para o audiômetro virtual. Conclusão: As duas ferramentas desenvolvidas foram avaliadas positivamente e podem trazer benefícios para o ensino da audiologia. A semelhança com o audiômetro físico, o baixo custo e a facilidade de instalação são aspectos fundamentais para a eficiência destas soluções.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The use of technologies integrated into teaching can make classes more dynamic and interesting and help the teaching-learning process. Objective: To develop and validate technologymediated tools for teaching audiology. Method: A prospective descriptive study, structured in two manuscripts: (I) Virtual patients: impact of computer simulation on practical performance in audiology and, (II) Virtual Audiometer: online tool for teaching and learning. In the first study, two professors and 35 students from two Speech-Language Pathology and Audiology courses answered a satisfaction questionnaire and a self-assessment scale of the impact on practical performance, both on a Likert scale. In the second manuscript, the online version of the virtual audiometer was used by 481 people from 17 states and the Federal District (DF). Of these, 98 students, 24 professors and nine audiologists registered their assessment in a Likert scale questionnaire, in addition to citing positive and negative points. Results: The audiometric simulator and the online version of the virtual audiometer were positively evaluated as auxiliary tools in teaching, with intra- and inter-category user agreement. In addition, there was a positive perception of the impact on audiological practice. In the content analysis, the predominant negative point was the “installation difficulty” for the simulator and the “lack of an instruction manual” for the virtual audiometer. Conclusion: The two tools developed were positively evaluated and can bring benefits to the audiology teaching. The similarity with the physical audiometer, the low cost and the ease of installation are fundamental aspects for the efficiency of these solutions.
|
|
5
|
-
CAMILA NASCIMENTO DO RÊGO
-
Perfil das notificações dos agravos auditivos de trabalhadores no Brasil, entre 2018 e 2021
-
Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CLAUDIA FIORINI
-
ELIANA COSTA GUERRA
-
MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
Data: 20/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A perda auditiva em trabalhadores pode estar relacionada à ocupação que estes desempenham, principalmente quando expostos a contínuos níveis elevados de pressão sonora ou a outros fatores de risco. Esses problemas auditivos relacionados ao processo de trabalho são agravos comuns dentre as Notificações dos Acidentes de Trabalho (CAT) registrados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Objetivo: Conhecer os principais problemas auditivos relacionados ao trabalho, as respectivas causas, ocupações, setores econômicos, perfil demográfico dos trabalhadores atingidos e local de ocorrência, entre os anos de 2018 e 2021. Método: Estudo transversal, retrospectivo, em banco de dados secundário. Foi realizada coleta nos bancos de dados públicos INSS e SINAN, de 2018 a 2021. Para os dados do INSS as informações de notificações referentes aos acidentes do trabalho relacionadas a parte do corpo atingida descrita como “Ouvido (Externo, Médio, Interno)” foi a escolhida. Nos registros do SINAN foram selecionadas as informações exclusivas de notificação de “Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)”. Os dados das variáveis categóricas foram apresentados através de números absolutos e percentuais e os das variáveis quantitativas pelas médias e desvio padrão. Foi realizada estatística descritiva. Resultados: Nos anos de 2018 a 2021, foi observado um total de 2631 notificações de acidentes de trabalhos no INSS enquanto no SINAN foi um total de 1965 notificações. Os agravos mais recorrentes foram os descritos como “Alteração de orelha interna e/ou do nervo auditivo / perda auditiva neurossensorial / labirintite / tontura”, com um total de 49,98% das notificações para o INSS e 79,50% para o SINAN. Quanto a idade, estas variaram entre 16 e 90 anos, com média de idade de 41,48 anos (DP=11,63) para o INSS e 51,93 anos (DP=11,9) para o SINAN. Foi observado maior frequência de perda auditiva ocupacional no sexo masculino (86,7%). Os estados que mais notificaram foram os das regiões Norte e Nordeste para o INSS, enquanto para o SINAN foram aqueles pertencentes às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. Ao analisar a ocupação com maior prevalência entre os trabalhadores com perda auditiva, Operador de Máquinas/Mineiros foi a predominante, com 35,61% casos no INSS e 33,49% no SINAN. E quando analisada a atividade das empresas, aquelas que mais reportaram trabalhadores com perda auditiva foram a Indústria e Petrolíferas, com 33,22% casos no INSS e 10,89% no SINAN. Ainda para os dados do INSS foi observado que o principal agente causador de acidentes foi o Ruído (55,44%), com maior desenvolvimento de doença ocupacional (49,33%) e lesões relacionadas principalmente a perda ou diminuição da audição (62,37%). Conclusão: Os resultados apresentados evidenciam maior ocorrência de perda auditiva causada por alterações na orelha interna relacionada aos efeitos do ruído, traumas e ferimentos em trabalhadores brasileiros notificados, com maior número de casos em trabalhadores do sexo masculino, que operam maquinas e que trabalham na indústria.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Hearing loss in workers may be related to their occupation, especially when exposed to continuous high levels of sound pressure or other risk factors. These hearing problems related to the work process are common injuries among the Notifications of Work Accidents (CAT) registered at the National Institute of Social Security (INSS) and at the Information System of Notification Diseases (SINAN). Objective: To know the main workrelated hearing problems, their causes, occupations, economic sectors, demographic profile of affected workers and place of occurrence, between 2018 and 2021. Method: Cross-sectional, retrospective study in a secondary database. Collection was carried out in INSS and SINAN public databases, from 2018 to 2021. For INSS data, information from notifications regarding occupational accidents related to the affected body part described as “Ear (External, Middle, Internal)” was collected. In SINAN records, the exclusive information of notification of “NoiseInduced Hearing Loss (NIHL)” was selected. Data for categorical variables were presented as absolute numbers and percentages, and data for quantitative variables as means and standard deviation. Descriptive statistics were performed. Results: In the years 2018 to 2021, a total of 2631 notifications of work accidents were observed in INSS, while in SINAN there was a total of 1965 notifications. The most recurrent problems were those described as “Alteration of the inner ear and/or auditory nerve / sensorineural hearing loss / labyrinthitis / dizziness”, with a total of 49.98% of notifications to INSS and 79.50% to SINAN. As for age, they ranged between 16 and 90 years, with a mean age of 41.48 years (SD=11.63) for INSS and 51.93 years (SD=11.9) for SINAN. A higher frequency of occupational hearing loss was observed in males (86.7%). The states that most notified were those in the North and Northeast regions for the INSS, while for the SINAN they were those belonging to the Southeast, South and Center-West regions of the country. When analyzing the occupation with the highest prevalence among workers with hearing loss, Machine Operator/Miners was the predominant one, with 35.61% cases in INSS and 33.49% in SINAN. And when analyzing the activity of companies, those that most reported workers with hearing loss were Industry and Oil companies, with 33.22% cases in INSS and 10.89% in SINAN. Still to INSS data, it was observed that the main agent causing accidents was noise (55.44%), with greater development of occupational disease (49.33%) and injuries related mainly to loss or impairment of hearing (62,37%). Conclusion: The results presented show a greater occurrence of hearing loss caused by changes in the inner ear related to the effects of noise, trauma and injuries in Brazilian workers notified, with a greater number of cases in male workers, who operate machinery and who work in the industry.
|
|
6
|
-
MARCELLE STELLA DE LIMA SOUZA
-
Prática baseada em evidências na intervenção fonoaudiológica com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
-
Orientador : ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
DÉBORA MARIA BEFI-LOPES
-
JULIANA PERINA GÂNDARA
-
Data: 26/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A produção científica referente à intervenção fonoaudiológica na área de linguagem infantil ainda é escassa. Tal intervenção mostra-se eficaz desde que o fonoaudiólogo atue de acordo com os princípios da prática baseada em evidências (PBE), implementando abordagens terapêuticas comprovadas. Entretanto, há uma base limitada de evidências científicas disponíveis relacionadas à PBE e à intervenção em linguagem no Brasil, sobretudo quando se trata do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Objetivo: Investigar o uso dos princípios da PBE por fonoaudiólogos no processo de intervenção do TDL no Brasil, além de descrever as principais abordagens terapêuticas aplicadas. Método: Estudo primário, de caráter transversal e descritivo. Inicialmente, foi elaborado um protocolo de coleta de dados composto por cinco blocos de questões (sociodemográficas, campo de trabalho, conhecimento sobre TDL, vertentes da PBE e princípios da intervenção). Este protocolo foi baseado em um questionário europeu sobre intervenção em TDL e na adaptação à prática fonoaudiológica de um questionário brasileiro voltado à PBE. A coleta de dados teve início em agosto de 2021 e consiste na aplicação deste protocolo em formato virtual pela plataforma Google Forms. O público-alvo do estudo compreende fonoaudiólogos que atuam clinicamente na área da linguagem infantil no Brasil. Resultados esperados: Espera-se obter um panorama geral a respeito do conhecimento dos princípios da PBE por fonoaudiólogos brasileiros que atuam com TDL, bem como descrever as principais abordagens utilizadas por estes profissionais. Com tais resultados pretende-se contribuir com propostas que visem o aprimoramento da prática clínica fonoaudiológica na área.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Scientific production regarding speech language intervention in the area of child language is still scarce. This intervention proves to be effective as long as the speech language therapist acts in accordance with the principles of evidence-based practice (EBP), using valid therapeutic approaches. However, there is a limited scientific evidence base available related to EBP and language intervention in Brazil, especially when it comes to Developmental Language Disorder (DLD). Objective: To investigate the use of EBP principles by speech language therapists in DLD intervention in Brazil, and also describe the main therapeutic approaches applied. Method: Primary, cross-sectional and descriptive study. Initially, a data collection protocol was developed, consisting of five blocks of questions (sociodemographic, work field, knowledge about DLD, aspects of EBP and intervention principles). This protocol was based on a European questionnaire on intervention in DLD and on the adaptation to speech language therapy practice of a Brazilian questionnaire about EBP. Data collection began in August 2021 and consists of the protocol application in a virtual format by the Google Forms platform. The target audience of the study comprises speech language therapists who work clinically in the area of child language in Brazil. Expected results: It is expected to obtain an overview of the knowledge of EBP principles by Brazilian speech language therapists who work with DLD, as well as describe the main approaches used by these professionals. With such results, it is intended to contribute with proposals aimed at improving the clinical practice of speech language therapy.
|
|
7
|
-
LARISSA MARIANE MORAES DE ANDRADE MACÊDO
-
Funções Neuropsicológicas de Escolares com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia do Desenvolvimento
-
Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
RAUNI JANDÉ ROAMA ALVES
-
SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS HAGE
-
Data: 30/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Em face ao crescimento do número de casos que fazem referência a criança escolar com dislexia do desenvolvimento ou transtorno do desenvolvimento de linguagem nas avaliações neuropsicológicas e a necessidade de ampliação de evidências científicas no cenário brasileiro, propomos um estudo, no qual o contexto principal aponta para as diversas áreas em que a avaliação poderá ser um instrumento competente para favorecer um perfil cognitivo desses escolares que facilitará o diagnóstico diferencial. Objetivo: verificar as funções cognitivas em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares com transtorno do desenvolvimento da linguagem. Método: o estudo foi dividido em dois artigos: artigo 1- estudo de revisão integrativa e; estudo 2: estudo de caso, transversal, observacional e quantitativo, composto por escolares do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 06 e 12 anos. Inicialmente foram avaliadas 16 crianças, 08 com hipótese diagnóstica de dislexia do desenvolvimento e 08 com hipótese de transtorno do desenvolvimento da linguagem. Mas, ao serem avaliadas, apenas 6 foram confirmados os diagnósticos. Foram excluídos deste estudo, crianças com diagnóstico de outros transtornos do neurodesenvolvimento, síndromes genéticas, deficiência auditiva e dificuldades escolares decorrentes de falhas educacionais. As habilidades avaliadas foram: Os testes e baterias neuropsicológicas normatizadas para a população brasileira, além de entrevista com a família. Resultados esperados: espera-se que, o perfil neuropsicológico destes escolares auxilie no diagnóstico diferencial interdisciplinar entre transtorno do desenvolvimento da linguagem e dislexia do desenvolvimento
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: In view of the growing number of cases referring to schoolchildren with developmental dyslexia or developmental language disorder in neuropsychological evaluations and the need to expand scientific evidence in the Brazilian scenario, we propose a study in which the main context points to the several areas in which the evaluation may be a competent instrument to favor a cognitive profile of these schoolchildren that will facilitate the differential diagnosis. Objective: to verify the cognitive functions in schoolchildren with developmental dyslexia and schoolchildren with developmental language disorder. Method: the study was divided into two articles: article 1- integrative review study and; study 2: case study, transversal, observational and quantitative, composed of elementary school students, aged between 06 and 12 years old. Initially, 16 children were evaluated, 8 with a diagnostic hypothesis of developmental dyslexia and 8 with a hypothesis of developmental language disorder. But, when they were evaluated, only 6 confirmed the diagnoses. Children with diagnoses of other neurodevelopmental disorders, genetic syndromes, hearing impairment, and school difficulties resulting from educational failures were excluded from this study. The abilities evaluated were: Neuropsychological tests and batteries standardized for the Brazilian population, in addition to interview with the family. Expected results: it is expected that the neuropsychological profile of these students will help in the interdisciplinary differential diagnosis between developmental language disorder and developmental dyslexia
|
|
8
|
-
MARIA CAROLAINE FERREIRA AGUIAR
-
Avaliação e monitoria da função vestibular por meio do teste do impulso cefálico por vídeo em pacientes com disfunção vestibular
-
Orientador : ERIKA BARIONI MANTELLO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALINE CABRAL DE OLIVEIRA BARRETO
-
ERIKA BARIONI MANTELLO
-
LIDIANE MARIA DE BRITO MACEDO FERREIRA
-
Data: 30/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O teste do impulso cefálico por vídeo (vHIT) é uma avaliação objetiva do reflexo vestíbulo-ocular (RVO) à alta frequência. Objetivo: (1) Caracterizar o efeito da reabilitação vestibular (RV) sobre o ganho do RVO, sacadas, equilíbrio corporal e qualidade de vida, em três pacientes com hipofunção vestibular periférica. (2) Comparar os valores de ganho do RVO, assimetria entre os canais semicirculares (CSCs) e parâmetros sacádicos em pacientes com Doença de Méniere (DM) e Migrânea Vestibular (MV). Método: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer nº 4.462.519. Dissertação estruturada em dois artigos. (1) Relato de três casos submetidos à RV e monitorados pelo vHIT. (2) Estudo transversal e retrospectivo, foram selecionados prontuários de indivíduos com diagnóstico de DM e MV, que realizaram o vHIT. Resultados: (1) Observou-se aumento do ganho do RVO condizente com os padrões de normalidade e, extinção ou diminuição das sacadas, nos três casos. (2) A amostra composta por 33 indivíduos, sendo 18 do grupo 1 (G1), com MV, e 15, do grupo 2 (G2), com DM. No vHIT, de ambos grupos, observou-se predomínio da normalidade do ganho do RVO. Não houve diferença entre a média de ganho, por CSC, nem nos CSCs direito e esquerdo, entre G1 e G2. Observou-se diferença na assimetria entre os CSCs posteriores (p=0.042). Conclusão: Neste estudo, o vHIT foi considerado um instrumento útil na monitoria da função vestibular, após RV (1), porém foi um teste limitado no diagnóstico diferencial funcional entre DM e MV (2).
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The video head impulse test (vHIT) objective assessment of the vestibulo-ocular reflex (VOR) at high frequency. Objective: (1) To characterize the effect of vestibular rehabilitation (VR) on VOR gain, saccades, body balance and quality of life in three patients with peripheral vestibular hypofunction. (2) To compare the values of VOR gain, asymmetry between the semicircular canals (SCCs) and saccadic parameters in patients with Méniere's Disease (DM) and Vestibular Migraine (VM). Method: Study approved by the Research Ethics Committee, opinion nº 4,462,519. Dissertation structured in two articles. (1) Report of three cases submitted to VR and monitored by vHIT. (2) A cross-sectional and retrospective study, medical records of individuals diagnosed with DM and VM who underwent vHIT were selected. Results: (1) An increase in VOR gain was observed, consistent with normality standards and, extinction or reduction of saccades, in the three cases. (2) The sample consisted of 33 individuals, 18 from group 1 (G1), with VM, and 15, from group 2 (G2), with DM. In vHIT, in both groups, there was a predominance of normality in RVO gain. There was no difference between the average gain, per CSC, nor between the right and left CSCs, between G1 and G2. There was a difference in asymmetry between the posterior CSCs (p=0.042). Conclusion: In this study, vHIT was considered a useful instrument in the monitoring of vestibular function, post VR (1), but it was a limited test in the functional differential diagnosis between DM and VM (2).
|
|
9
|
-
BRENDA KARLA SILVA DA CUNHA
-
CARACTERIZAÇÃO DAS EMISSÕES OTOACÚSTICAS EVOCADAS EM ADULTOS COM HIV E/OU SÍFILIS ADQUIRIDA E FATORES ASSOCIADOS
-
Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
ELIENE SILVA ARAUJO
-
ALESSANDRA SPADA DURANTE
-
Data: 06/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O sistema auditivo é uma estrutura complexa composta por órgãos sensoriais que compõem a sua porção periférica e central. Existem fatores externos que podem atuar como agentes nocivos e causar prejuízos na orelha interna, como, algumas doenças. A sífilis e o HIV são uma causa conhecida de deficiência auditiva sensorioneural, porém existe uma escassez de estudos que avaliem estes prejuízos. Objetivo: Caracterizar os achados das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAT) e produto de distorção (EOAPD) em indivíduos com HIV e/ou sífilis. Metodologia: Estudo observacional prospectivo do tipo seccional realizado em Serviços Públicos de Natal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (n. 4.627.820). Foram recrutados 87 adultos de ambos os gêneros, na faixa-etária de 18 a 59 anos e 11 meses. Um foi excluído por apresentar outros indicadores de risco, logo, os demais foram alocados em quatro grupos: G1: nove adultos com sífilis adquirida; G2: 34 adultos com HIV; G3: 10 adultos com HIV e sífilis (coinfecção) e G4: 33 adultos sem diagnóstico de sífilis adquirida e/ou HIV ou de outras patologias que indiquem risco para a deficiência auditiva. O protocolo de pesquisa foi composto por anamnese, análise do prontuário médico, aplicação da escala da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), timpanometria com sonda de 226Hz, EOAT e EOAPD. Analisou-se a relação S/R e a amplitude em todas as frequências por orelha e foram aplicados testes estatísticos intra e inter-grupos. Logo, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Dos 86 sujeitos, três foram excluídos por apresentarem alteração na meatoscopia e um na timpanometria. Logo, dos 82 sujeitos incluídos (média de 34,52 anos), 66,2% eram homens, cisgênero, e uma mulher transgênera, pertencente ao G1. Não houve associação entre a presença e ausência de EOAT e EOAPD e os grupos estudados. Contudo, o G1 apresentou 33% de falha nas EOAT e 67% das EOAPD presentes com amplitudes alteradas na OD. Ainda, pôde-se observar nas EOAT da OE que a relação S/R foi maior no G3 e G4 quando comparados ao G1. Não houve diferenças estatisticamente significativas na relação S/R da EOAPD em ambas as orelhas. Outrossim, de forma geral, observou-se amplitudes maiores nas frequências mais graves em ambas as EOA. Conclusão: Os achados audiológicos não evidenciaram uma associação entre a presença ou ausência de respostas das EOAT e EOAPD e o diagnóstico de HIV e/ou sífilis.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The auditory system is a complex structure composed of sensory organs that make up its peripheral and central portions. There are external factors that can act as harmful agents and cause damage to the inner ear, such as some diseases. Syphilis and HIV are a known cause of sensorineural hearing loss, but there is a scarcity of studies that evaluate these damages. Objective: To characterize the findings of transient stimulus-evoked otoacoustic emissions (TEOAE) and distortion product (DPOAE) in individuals with HIV and/or syphilis. Methodology: Prospective observational study of the sectional type carried out in Public Services of Natal, approved by the Research Ethics Committee of the Institution (n. 4,627,820). Eighty-seven adults of both genders, aged 18 to 59 years and 11 months, were recruited. One was excluded for presenting other risk indicators, so the others were allocated into four groups: G1: nine adults with acquired syphilis; G2: 34 adults with HIV; G3: 10 adults with HIV and syphilis (coinfection) and G4: 33 adults without a diagnosis of acquired syphilis and/or HIV or other pathologies that indicate risk for hearing loss. The research protocol consisted of anamnesis, analysis of medical records, application of the Brazilian Association of Research Companies (ABEP) scale, tympanometry with a 226Hz probe, TEOAE and DPOAE. The S/N ratio and amplitude were analyzed at all frequencies per ear and intra- and inter-group statistical tests were applied. Therefore, the data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The significance level adopted was 5%. Results: Of the 86 subjects, three were excluded because they presented alterations in the meatoscopy and one in the tympanometry. Therefore, of the 82 subjects included (average of 34.52 years), 66.2% were men, cisgender, and one transgender woman, belonging to G1. There was no association between the presence and absence of TEOAE and DPOAE and the groups studied. However, the G1 presented 33% of failure in the TEOAE and 67% of the DPOAE were present with altered amplitudes in the RE. Still, it was possible to observe in the TEOAE of the EO that the S/N ratio was higher in G3 and G4 when compared to G1. There were no statistically significant differences in the DPOAE S/N ratio in both ears. Furthermore, in general, greater amplitudes were observed in the lower frequencies in both OAEs. Conclusion: The audiological findings did not show an association between the presence or absence of TEOAE and DPOAE responses and the diagnosis of HIV and/or syphilis.
|
|