DESEMPENHO EM HABILIDADES FONOLÓGICAS E SINTÁTICAS DE CRIANÇAS BILÍNGUES E MONOLÍNGUES EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave: Educação, bilinguismo, linguagem infantil, avaliação, Fonoaudiologia.
Introdução: A aquisição da língua acontece por meio da interação da criança com seus familiares e a sociedade. Este estudo, será composto por dois artigos científicos: o primeiro a partir de uma revisão integrativa. E o segundo, avaliação das habilidades fonológicas e sintáticas de crianças em processo de alfabetização no ensino bilíngue. Objetivo: verificar o desempenho em habilidades fonológicas e sintáticas de crianças bilíngues monolíngues em fase de alfabetização. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. Participarão crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I de uma escola bilíngue e outra monolíngue. Os participantes serão divididos em seis grupos: Grupo de estudo I (GI): 20 crianças do 1º ano de estudo bilíngue; Grupo de estudo II (GII): 20 crianças do 2º do ano de estudo bilíngue e Grupo de estudo III (GIII): composto por 20 do 3º ano de estudo bilíngue; grupo controle I (GCI): 20 crianças do 1º ano de estudo monolíngue; grupo controle II (GCII): 20 crianças do 2º ano de estudo monolíngue; grupo controle III (GCIII): 20 crianças do 3º ano de estudo monolíngue. As crianças serão avaliadas quanto às habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação automática rápida e consciência sintática, em português e inglês. Resultados esperados: Almeja-se que este trabalho possa trazer contribuições no âmbito educacional, no que se refere à ligação entre as habilidades de linguagem e metalinguagem para compreender o processo de alfabetização de criançasbilíngues. Desta forma, será possível desenvolver aportes para essa modalidade de ensino.