Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CELLY SILVA APRÍGIO

DATA : 11/09/2018
LOCAL: Sala de videoconferência

EFEITO SUMMER LEARNING LOSS EM CRIANÇAS NA FASE INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO

leitura, avaliação, aprendizagem, linguagem, preditores.

O período de férias escolares tem sido amplamente estudado na literatura internacional como um período a ser observado no processo de aprendizagem. É um período caracterizado como risco para perda ou estagnação da aprendizagem, principalmente para crianças em situação de vulnerabilidade social. O fenômeno é tratado como “Summer Learning Loss” e ainda é escasso no Brasil. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, o objetivo é avaliar as habilidades linguísticas preditoras de leitura em crianças em início de alfabetização em dois períodos escolares, antes e após as férias escolares. Método: Foram recrutadas 97 crianças provenientes de escolas municipais de Natal, Rio Grande do Norte. Das 97 crianças avaliadas no ano de 2017, houve evasão de 52 crianças, totalizando 46 crianças avaliadas antes e após as férias, entre o final do nível IV da educação infantil e início do primeiro ano do ensino fundamental. Foram avaliadas habilidades de vocabulário, consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica e reconhecimento de letra, utilizando protocolos nacionais. Resultados: Dentre as habilidades avaliadas, houve estagnação no desempenho, sem diferenças estatisticamente significantes, mantendo-se o mesmo perfil antes e após as férias escolares. No entanto, foi notória a pontuação dos escores dos testes com resultados expressivamente aquém do esperado para a faixa etária quando comparados à literatura nacional dos instrumentos. Conclusão: Embora tenha havido a estagnação no desempenho de habilidades linguísticas antes e após o período de férias, as crianças deste estudo apresentaram-se aquém do esperado quanto ao desenvolvimento de preditores para a leitura.

Interno - 2321749 - ANA MANHANI CACERES ASSENCO
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI