Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO THYAGO SOUTO DE SOUZA

DISCENTE : FRANCISCO THYAGO SOUTO DE SOUZA
DATA : 05/04/2023
LOCAL: VIA GOOGLE MEET

Construir e validar um instrumento para o acompanhamento do estágio supervisionado de estudantes de graduação em Enfermagem por preceptores em uma Unidade de Terapia Intensiva

Enfermagem. Educação. Unidade de Terapia Intensiva. Preceptoria.

A preceptoria é peça chave no desenvolvimento do estágio supervisionado. Na sua prática, os preceptores acompanham e orientam a formação dos estudantes, aproximando o mundo do ensino ao mundo do trabalho, contribuindo para a reflexão, o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia para o exercicio futuro da profissão. Na prática da preceptoria, o enfermeiro aproxima-se da função de um professor. São vários os desafios da preceptoria, alguns ocorrem em virtude da organização do trabalho nos serviços. Um dos problemas diz respeito à preceptoria fragmentada, quando os profissionais, por conta da jornada de trabalho, encontram dificuldade de acompanhar o estudante continuamente, gerando um acompanhamento intermitente. Além disso, sem um modo de integrar as ações desenvolvidas, os preceptores passam a atuar quase que isoladamente. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo construir e validar um instrumento para o acompanhamento do estágio supervisionado de estudantes de graduação em Enfermagem por preceptores em uma Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa.

Presidente - 2212238 - CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
Interna - 2474945 - IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE