Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSES) foi criado e aprovado pela CAPES em 2017, tendo iniciado suas atividades no período 2017.1. O Programa, atualmente, possui o curso de Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação (MPPSE) na modalidade stricto sensu, em nível de mestrado profissional. A meta do programa é ocupar uma posição de destaque em programas de pós-graduação da área de saúde.

O Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação tem como objetivo, formar em nível de mestrado profissional na perspectiva integral e crítico-reflexiva, trabalhadores de saúde que atuam no cuidado individual e/ou coletivo da população.

O MPPSE tem sua área de concentração em Saberes e Práticas em Saúde e Educação e linhas de pesquisa: 1-Epidemiologia, vigilâncias e o cuidado em saúde e 2-Saberes e práticas de gestão em saúde e educação.

Sobre a proposta de criação do Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação:

O MPPSE busca expandir a contribuição dessa instituição na formação de profissionais do campo da saúde em um contexto nacional onde políticas sociais são desenvolvidas para o enfrentamento de dívidas sociais relativas ao processo de formação do povo brasileiro, destacando-se, especialmente, o tocante à atenção em saúde. Nesse sentido, buscamos articular as interfaces do cuidado, vigilâncias, e, gestão em saúde e educação, com vista à qualificação profissional de trabalhadores da saúde.

A proposição de um curso no formato de Mestrado Profissional vem agregar valor tanto à histórica caminhada da Escola de Saúde da UFRN no âmbito da Educação Profissional, como também, enfatizar a parceria entre a UFRN e os gestores e trabalhadores do SUS no cenário local e nacional, o que por sua vez, contribui para o fomento e/ou fortalecimento do intercâmbio entre redes de formação e redes de atenção à saúde. Isso fortalece a perspectiva de participação e protagonismo dos serviços como locais do agir em saúde, territórios de acontecimentos, investigação e transformação de boas práticas de saúde pública no nível individual e/ou coletivo.

O Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação visa formar mestres com aptidão para o cuidado, a pesquisa, o ensino e/ou a preceptoria pautados na compreensão de integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade no campo da saúde, assim como, a atualidade da concepção de Determinantes Sociais de Saúde (DSS) à luz do debate mundial sobre saúde, educação e sociedade. É prioritário fortalecer a formação científica de trabalhadores da saúde, incentivando o uso do método científico e de intervenções que fortaleçam processos democráticos e integrais na gestão do processo de trabalho e do cuidado.

Desta forma, o compromisso da Escola de Saúde da UFRN, com a formação profissional em nível de Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação visa alcançar profissionais das diferentes formações no campo da saúde, uma vez que, conforme os avanços e novas abordagens do Sistema Único de Saúde, contempla a perspectiva interdisciplinar.

Estrutura oferecida:

  1. Laboratórios de enfermagem e informática;
  2. Salas de aula climatizadas com data-show;
  3. Biblioteca Setorial Especializada Professora Bertha Cruz Enders;
  4. Biblioteca Central Zila Mamede;
  5. Auditórios e anfiteatros;
  6. Corpo docente qualificado.

Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - JACILEIDE GUIMARAES

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2290/1

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: mppse@es.ufrn.br

  • - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2018 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao