Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
1
  • AYSLA MONIQUE FERNANDES FERREIRA DOS SANTOS
  • DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DOS SERVIDORES QUE NÃO REALIZAM OS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

  • Orientador : CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • MARIA LÚCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI
  • Data: 16/09/2020

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  • A promoção a saúde do servidor, além de contar com o seu próprio empenho enquanto agente ativo na proteção de sua saúde, envolve estratégias multiprofissionais e de multigestão. Nesta perspectiva, o Exame Médico Periódico atua como importante ferramenta para compor perfis epidemiológicos pois, de forma coletiva, permite avaliar a condição de saúde dos servidores, bem como detectar precocemente doenças relacionadas ou não ao trabalho. Neste contexto, este estudo teve como objetivo construir um diagnóstico situacional e estratégias de enfrentamento às causas da não realização dos Exames Periódicos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com estratégia multi método sequencial, de abordagem quantitativa e qualitativa. Deste modo, após o parecer favorável do Comitê de Ética da UFRN, a coleta de dados ocorreu em duas etapas. Na primeira, de abordagem quantitativa, ocorreu a coleta de dados no Módulo Órgão do portal SIAPEnet. Em seguida, para a coleta de abordagem qualitativa, foram enviados convites por e-mail aos participantes, para o preenchimento de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados, respectivamente, por estatística descritiva e análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, superando os fatores sociodemográficos, a característica comum ao perfil destes servidores é subjetiva, referindo-se à baixa expectativa quanto ao potencial de resolutividade do serviço às suas demandas de saúde; e a principal causa identificada para a não realização dos exames, refere-se à falta de tempo e/ou prioridade. Assim, constatou-se que o ponto crítico para o distanciamento ao serviço, está diretamente associado à baixa efetividade em comunicar as ações pretendidas, evidenciado pela pouca adesão, relacionado a inobservância de sua importância enquanto ferramenta de vigilância, além do conhecimento insuficiente dos servidores em relação a necessidade e importância do acompanhamento de sua saúde. Esta mudança de paradigma pode ser alcançada mediante ajustes estratégicos nos fluxos, além da disponibilização de informações mais claras e precisas. Finalmente, destaca-se a necessidade de ações direcionadas, coletivas, intersetoriais e multidisciplinares, com métodos intencionais e programados, a fim de alcançar estes trabalhadores públicos.

     


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  • The promotion of the health of the server, in addition to relying on its commitment as an active agent in protecting their health, involves multiprofessional and multi-management strategies. In this perspective, the Periodic Medical Examination acts as an important tool to compose epidemiological profiles because, collectively, it allows the evaluation of the health condition of employees, as well as early detection of diseases related or not to work. Objective: To describe the profile of the servers and the causes of non-adherence to periodic medical examinations at the Federal University of Rio Grande do Norte. Method: This is an exploratory and descriptive research, with a sequential multi method strategy, with a quantitative and qualitative approach. It is intended to perform data collection in two steps. The first corresponds to the quantitative approach from data collection in the portal SiapeNet / Organ Module. Then, respecting the ethical precepts and through the most viable strategy, an open question questionnaire will be sent to collect qualitative data, which will be analyzed through Bardin Content Analysis. Expected Outcomes: Considering the main profiles and the identified causes, the research will direct the actions of Occupational Health Surveillance, as well as allow the reevaluation of the current molds and strategies of the service in the call of the servers, in order to improve the adhesion of the servers. studied at the Periodic Medical Exams.

2
  • ANA LUIZA DA SILVA GODEIRO
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    INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA REMOÇÃO NÃO ELETIVA DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM PEDIATRIA

  • Orientador : LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • JOÃO BOSCO FILHO
  • LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
  • Data: 19/10/2020

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    O Cateter Central de Inserção Periférica é uma tecnologia que surge como uma estratégia de humanização da assistência, na medida em que viabiliza um acesso venoso seguro e prolongado. Para tanto, o uso deste cateter demanda conhecimento e habilidade de toda a equipe de enfermagem, o que requer discussões e treinamentos com o propósito de aprimorar a prática e reduzir as ocorrências que comprometem a permanência desse dispositivo. Objetivo: avaliar o efeito de uma intervenção educativa para enfermeiros e técnicos de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica na melhoria do conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações que ocasionam a retirada não eletiva do Cateter Central de Inserção Periférica. Método: consiste em um estudo quase-experimental com grupo único, do tipo antes e depois, realizado por meio de uma intervenção educativa, baseada na problematização e norteada pela Educação Permanente em Saúde, junto à equipe de enfermagem na UTI Pediátrica de um hospital de ensino de Natal/RN. A coleta de dados relativos aos motivos de retirada do cateter consta de um livro de registro presente no cenário da pesquisa, referentes ao conhecimento dos profissionais, por meio da aplicação de questionário. O estudo aponta a existência de diferença significativa entre a média da pontuação do conhecimento antes e após a intervenção educativa com base no teste T-pareado, considerando os valores de p < 0,05 como significativos. Resultados: participaram da intervenção 22 profissionais de enfermagem (10 técnicos e 12 enfermeiros), a grande maioria do sexo feminino (86,36%), com média de idade de 36,5 anos, média de 12,8 anos de tempo de serviço na profissão, sendo o tempo médio de atuação em UTI Pediátrica de 5,3 anos. Após a realização da intervenção educativa, o estudo indicou diferença significativa do conhecimento, havendo aumento da média da pontuação dos técnicos de enfermagem de 5,30 para 9,10 e da média da pontuação dos enfermeiros de 11,83 para 20,67. A maior diferença de médias ocorreu nas questões relacionadas à técnica para realização do flush, nas medidas preventivas de infiltração/trombose/flebite, indicações e contraindicações para inserção do cateter. Como produto do estudo, foi construído o Guia de Boas Práticas para a prevenção da remoção não eletiva do PICC, que aborda as medidas preventivas e o manejo das complicações. A pesquisa também identificou os cuidados prioritários, segundo a opinião da equipe de enfermagem participante das atividades educativas, organizados em uma Listagem de cuidados prioritários relacionados ao uso do cateter, a ser apresentada ao hospital para posterior análise e inserção na prescrição de enfermagem eletrônica, de modo a colaborar para a promoção do cuidado de enfermagem sistematizado para o uso desse cateter. Conclusão: a intervenção educativa foi efetiva, sendo possível a confirmação da plausibilidade da hipótese de pesquisa, visto que as médias do conhecimento aumentaram significativamente após a intervenção. Por fim, esta pesquisa visa que esse conhecimento se efetive no ato de cuidar e que, a aplicação tanto do Guia de Boas Práticas quanto da Listagem de Cuidados Prioritários colabore para o desenvolvimento de melhorias na prática de manejo do cateter com consequente diminuição das perdas não eletivas desse dispositivo. Dessa forma, as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica poderão usufruir de todos os benefícios desse dispositivo com mais conforto, segurança e eficácia na terapêutica, como também haverá otimização do tempo de trabalho da equipe de enfermagem e menor custo para o serviço.


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  • Peripherally inserted central catheter is a technology created as a strategy of humanization to assistance, since promotes a secure venous access for a prolonged period. To this, the use of this catheter requires from nursing staff knowledge and skill, with discussions and trainings aiming to improve praxis and to reduce occurrences that can damage the performance of this device. Objective: to evaluate the effect of an educative intervention to nurses and nurse technicians from a Pediatric Intensive Care Unit in the improvement of theoretical knowledge related to the prevention of damage by the non-elective removal of the Peripherally inserted central catheter. Method: it consists in a almost-experimental study with a unique group, type before and after, in an educative intervention, based on problematization to nursing staff from Pediatric Intensive Care Unit of a hospital-school in Natal/RN. Data collection related to reasons by the removal of the catheter is in a register book from research scenery, about knowledge of the professionals, by the application of a questionnaire. This study points the existence of a significative difference between score of knowledge before and after educative intervention base on T-pareado test, considering values p < 0.05 as significative. Results: 22 nursing professionals participated of this research (10 technicians and 12 nurses), most of the feminine gender (86.36%), with an average age of 36.5 years, and 12.8 years of profession, with an average of 5.3 years working on Pediatric Intensive Care Unit. After educative intervention, it points significative difference of knowledge, improving the ranking of nurse technicians from 5.30 to 9.10 and nurses from 11.83 to 20.67. The most different average score was in the questions related to the technic to realize flush and to preventive actions of infiltration/thrombosis/phlebitis, indications and contra-indications of insert catheter. As a result, the Good practices guide to the prevention of non-elective removal of the PICC is the product of this study, approaching preventive actions and management of complications. This research points too some priority cares, according to the point of view of participant nursing staff during educative activities, organized in a priority care list related to the use of this device, that will be showed to the hospital to post-analyze and insertion in the prescription of electronic nursing, to collaborate to the promotion of nursing systematizing care to use this catheter. Conclusion: the educative intervention was effective, becoming possible the plausibility of this research hypothesis, considering average score of knowledge that improve significantly after intervention. At last, this research aims this knowledge be effective in the care act, part of permanent education in health, and the application as the Good Practices Guide as the Priority Care List improve the development of practices of management of the catheter, consequently, decreasing the non-elective damage of this device. Thus, children admitted in the Pediatric Intensive Care Unit can enjoy benefits of this device in a most comfortable way, with safety and therapeutic efficacy, as well as it will be time optimization of the staff nursing work and the lowest price to the service.

2019
Dissertações
1
  • SONAIRA LARISSA VARELA DE MEDEIROS
  • Metodologia da aprendizagem baseada em problemas: percepção da comunidade acadêmica

  • Orientador : BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
  • JOÃO BOSCO FILHO
  • LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
  • Data: 26/03/2019

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  • O Brasil nas últimas décadas, tem repensado e rediscutido o modelo de ensino médico no país. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propuseram mudanças no modelo vigente, de modo a integrar o ensino ao que é imprescindível para os serviços de saúde, e exprimiram uma reorientação para a formação, a qual deve estimular a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e constituir profissionais com o perfil generalista, por meio de uma proposta pedagógica inovadora: a aprendizagem baseada em problemas, cujo processo de aquisição do saber é centrado no aluno. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre o método da Aprendizagem Baseada em Problemas, utilizado na proposta curricular do curso de Medicina Multicampi de Caicó. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de duas técnicas de pesquisa: entrevista e grupo focal. Foram realizadas entrevistas com 20 docentes, 15 preceptores e 27 discentes da Escola de Medicina Multicampi, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram quatro categorias principais, sendo elas: a produção do conhecimento no contexto da metodologia PBL; as potencialidades da metodologia PBL; as fragilidades e desafios da metodologia PBL; capacitação docente no PBL; estratégias pedagógicas adicionais ao PBL. Foram identificados pontos fortes da metodologia PBL na formação dos alunos e importantes lacunas de capacitação docente. Mediante os achados desta pesquisa, propõe-se a elaboração de um plano de curso para capacitação de profissionais que pretendam trabalhar com as metodologias ativas na área da saúde. A Escola Multicampi apresenta-se como cenário de aprendizagem ativa, uma vez que proporciona a aquisição de habilidades fundamentais para uma reorientação da formação médica voltada para o perfil generalista. Entretanto, é necessário fortalecer a capacitação docente, a fim de consolidar uma formação de qualidade, comprometida com as concretas necessidades do Sistema Único de Saúde.


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  • In the last decades, Brazil rethought and redistricted the medical education in the country. The new National Curricular Guidelines (DCN) proposed changes in the current model, in order to integrate education with what is essential for health services. These guidelines a reorientation in training, which should stimulate the active participation of the student in the construction of knowledge and constitute professionals with a general profile, through an innovative pedagogical proposal, problem-based learning, where the acquisition of knowledge is centered student. In this perspective the objective of this study is to analyze the perception of the academic community about the method of Problem-Based Learning used in the curricular proposal of the Multicampi course of Caicó. The research is a case study, with an exploratory and descriptive character with a qualitative approach. Date collection was performed through two research instruments: interview and focus group. An interview was conducted with 20 teachers, 15 preceptors and 27 students from the Multicampi Medical School, which will be analyzed through the Bardin Content Analysis. The results show four main categories, being: The production of knowledge in the context of the PBL methodology; The potential of the PBL methodology; The weaknesses and challenges of the PBL methodology; Teacher training in the PBL. Strengths of the PBL methodology were identified in the training of students and important gaps in teacher training to be solved by the school. The Multicampi School presents itself as an active learning scenario that provides the acquisition of fundamental skills for a reorientation of medical education focused on the generalist profile, however it is necessary to strengthen the teaching qualification in order to consolidate quality training and committed to concrete needs of the Unified Health System.
2
  • CARLA LARISSA FERNANDES PINHEIRO
  • PRÁTICAS ASSISTENCIAIS E DE GESTÃO NA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES PRIMÁRIAS DA CORRENTE SANGUÍNEA

  • Orientador : ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCIVAN NUNES VIEIRA
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
  • Data: 10/04/2019

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  • No contexto atual, a pertinência de prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde constitui grande desafio nas práticas assistenciais no âmbito hospitalar. Conceitualmente, as Infecções Primárias da Corrente Sanguínea são classificadas como aquelas laboratorialmente confirmadas por meio de resultados positivos de hemocultura em pacientes em uso de Cateter Venoso Central, reconhecendo-se, portanto, cada vez mais a importância da atuação dos profissionais na prevenção da ocorrência desses eventos nas Unidades de Terapia Intensiva bem como do apoio institucional e da gestão no enfrentamento das demandas e dificuldades para a realização de um cuidado seguro. Esse trabalho teve por objetivo analisar as práticas assistenciais e de gestão relacionadas à prevenção das Infecções Primárias da Corrente Sanguínea associada ao cateter venoso central na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário. Trata-se de um estudo de abordagem mista em que foi utilizada a triangulação metodológica na coleta de dados a partir da combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Assim, a coleta de dados incluiu a aplicação de um questionário estruturado com os profissionais com questões abertas e fechadas capazes de avaliar o conhecimento e a realização das práticas seguras para prevenção de IPCS, assim como levantar as dificuldades elencadas pelos mesmos para não seguimento das ações preventivas. Além disso, realizou-se a observação sistemática não participante dos procedimentos de inserção de cateter realizadas pelos médicos, bem como preparo, administração de medicação e troca de curativos realizados por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Por fim, foi realizado o grupo focal com a participação de membros da SCIH, a responsável técnica da UTI; a coordenadora de enfermagem da UTI; a representante da divisão de enfermagem do Hospital; representantes da gerência de atenção à saúde, do setor de vigilância em Saúde e de representantes do Núcleo de Segurança do Paciente a fim de diagnosticar o enfrentamento por parte da gestão diante na necessidade de um cuidado seguro cada vez mais emergente. A análise dos dados quantitativos foi do tipo descritivo a partir da utilização do EXCEL, versão 2017, para realização das tabelas descritivas e aplicação de testes estatísticos utilizou-se o software Statistica SPSS, versão 25.0, enquanto que a qualitativa baseou-se na análise de conteúdo por Minayo com a utilização de ferramenta tecnológica pelo software Atlas Ti versão 8.0 para devida organização e categorização dos dados. O projeto de pesquisa foi aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa da UFRN e do HUOL conforme Parecer Consubstanciado nº 2.721.411/CAAE: 80013817.8.3001.5292. A análise dos dados permitiu realizar a caracterização dos profissionais envolvidos no cuidado e traçar um perfil de atuação dos mesmos, elencando as práticas assistenciais relacionadas a ocorrência dessas infecções como baixa adesão à higienização das mãos ou inadequação da prática para antes da realização dos procedimentos, fragilidades nos cuidados elementares como na desinfecção do frasco ampola/ampola com álcool 70% durante o preparo das medicações e a fricção dos conectores com solução alcóolica antes da administração de medicação no cateter venoso central. As dificuldades elencadas pelos profissionais para seguimento das práticas seguras estiveram relacionadas à falta de capacitação frequente e divulgação dos protocolos, turno de trabalho, falta de insumos e alto fluxo de profissionais circulantes na unidade. Em contrapartida, as ações da gestão institucional demonstraram estar voltadas principalmente para controle do fluxo de profissionais na UTI, estratégias ainda que incipientes de acesso aos protocolos e de treinamento para o turno da noite. Surgiram ainda na discussão propostas de soluções para as demandas emanadas dos profissionais, sugerindo a necessidade de envolver a equipe na construção dos protocolos, organização tecnológica interna para controle do desabastecimento, padronização do acesso à UTI para solução do fluxo de profissionais e aumento da periodicidade dos treinamentos, principalmente no horário da noite. Os resultados da pesquisa apontam que a mudança de uma realidade depende da mudança de comportamento doa atores envolvidos, sendo fundamental e necessária uma reflexão tanto dos profissionais acerca de suas práticas, quanto dos gestores no cumprimento e condução das ações de prevenção. 


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  • In the current context, the relevance of preventing the HealthCare-associated Infections (HAI) is a major challenge in hospital care practices. Conceptually, Primary Bloodstream Infections (BSI) are classified as laboratory confirmed by positive blood-culture results in patients using Central Venous Catheter (CVC), thus recognizing, professionals in the prevention of the occurrence of these events in the Units of Intensive Care (ICU) as well as institutional support and management in coping with the demands and difficulties to perform a safe care. This study aims to verify in the practice of care and management the actions that impact on the guarantee of BSI prevention associated with the CVC in the ICU of a university hospital. This is a mixed approach study in which methodological triangulation will be used in data collection from the combination of quantitative and qualitative methods. Thus, data collection will include steps such as systematic non-participant observation of the procedures performed by health professionals, among them, doctors, nurses and nursing technicians since the practice of safe insertion for CVC until the observation of the care related to the maintenance of the even though it will cover administration of medicines and exchange of dressings. In addition, a structured questionnaire will be applied with the professionals, which will address open and closed questions that can evaluate the knowledge and the realization of the safe practices for the prevention of BSI, as well as to raise the difficulties listed by them for not following the preventive actions. Finally, the focal group will be held, with the participation of the unit coordinators, managers, representatives of the multidisciplinary team of the ICU and the Hospital Infection Control Service in order to diagnose the management's face in the need for an increasingly emergent safe care . The analysis of the quantitative data will be of the descriptive type by the use of the software PSPP, whereas the qualitative one will take into account the analysis of content by Minayo. The research will meet all ethical standards, fully respecting the determinations of Resolution 466/2012 of the National Health Council, as well as the fundamental precepts of Bioethics.

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  • DAYSE ALEIXO BEZERRA
  • AFFORDANCES MOTORAS NO AMBIENTE DOMICILIAR DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO COGNITIVO.

  • Orientador : JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA BARALDI CUNHA
  • ANGELICA TERESA NASCIMENTO DE MEDEIROS
  • IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
  • JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
  • KLAYTON GALANTE SOUSA
  • Data: 15/04/2019

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  • A microcefalia é uma má formação congênita em que o perímetro cefálico se apresenta inferior a dois desvios-padrão ou mais da média esperada para a idade e sexo, em virtude do desenvolvimento não adequado do cérebro. Ela é acompanhada de alterações motoras e cognitivas que variam de acordo com o grau de acometimento cerebral. Estudos recentes apontam o ambiente doméstico como forte influenciador do desenvolvimento infantil, entendido como agente desencadeador de comportamentos e ações. Logo, sugere-se que um ambiente domiciliar rico em oportunidades de estimulação motora tem um impacto positivo no desempenho motor e cognitivo futuro de crianças precocemente expostas a esses estímulos. De acordo com essas informações, objetiva-se nesta pesquisa avaliar affordances motoras no ambiente domiciliar de crianças com microcefalia e sua relação com o desempenho cognitivo.  Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, epidemiológico e analítico. A amostra foi composta por 30 crianças com microcefalia, entre 18 e 42 meses de idade, e suas famílias, as quais foram convidadas a participar do estudo por meio de busca ativa. Para avaliar as affordances motoras e o desempenho cognitivo, foram utilizados os instrumentos Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale (AHEMD-IS) e a escala cognitiva das Bayley Scales of Infant and Toddler Development III (BSITD-III), respectivamente. Observou-se que a maioria das crianças avaliadas (73,33%) viviam em lares com baixas affordances motoras, com média 8,47 ± 1,72 pontos no escore padronizado total do AHEMD e que todas as crianças foram classificadas com desempenho cognitivo variando de extremamente baixo a limítrofe, com cerca de 86,67% delas apresentando 55 pontos no Composite Score da BSITD-III. Também foram encontradas diferenças estatisticamente significantes (p-valor = 0,003) entre affordances motoras e o desempenho cognitivo. Logo, conclui-se que a maioria das crianças com microcefalia apresentou severo comprometimento cognitivo e poucas oportunidades de estimulação motora em seus lares. Ademais, sugere-se que o ambiente domiciliar rico em affordances motoras favorece o desenvolvimento cognitivo de crianças com microcefalia.


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  • Microcephaly is a congenital malformation in which the cephalic perimeter is less than two standard deviations or more of the expected mean for age and sex, due to inadequate brain development. It is accompanied by motor and cognitive changes that vary according to the degree of brain involvement. Recent studies point to the home environment as a strong influencer of child development, understood as the triggering agent of behaviors and actions. Therefore, it is suggested that a home environment rich in opportunities for motor stimulation has a positive impact on the future motor and cognitive performance of children who are early exposed to these stimulus. According to these informations, the objective in this research is to evaluate motor affordances in home environment of children with microcephaly and its relation with cognitive performance. This is a quantitative, epidemiological and analytical approach. The sample consisted of 30 children with microcephaly, between 18 and 42 months of age, and their families, who were invited to participate in the study through active search. To assess motor affordances and cognitive performance, it was used the instruments Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale (AHEMD-IS) and the cognitive scale of the Bayley Scales of Infant and Toddler Development III (BSITD-III), respectively. It was observed that the majority of the children evaluated (73.33%) lived in homes with low motor affordances, with average of 8.47 ± 1.72 points in the total standardized AHEMD score and that all children were classified with varying cognitive performance from extremely low to borderline, with about 86.67% of them presenting 55 points in the BSITD-III Composite Score. Statistically significant differences (p-value = 0.003) were also found between motor affordances and cognitive performance. Therefore, it is concluded that the majority of children with microcephaly presented severe cognitive impairment and few opportunities for motor stimulation in their homes. In addition, it is suggested that the home environment rich in motor affordances favors the cognitive development of children with microcephaly.

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  • ISABELLE CRISTINA BRAGA COUTINHO CUNHA
  • ANÁLISE DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA PERSPECTIVA DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UMA MATERNIDADE NO MUNÍCIPIO DE NATAL/RN

  • Orientador : THEO DUARTE DA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCIVAN NUNES VIEIRA
  • ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
  • THEO DUARTE DA COSTA
  • Data: 24/04/2019

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  • A preocupação com a segurança do paciente constitui-se um tema de relevância crescente e vem assumindo um espaço privilegiado nos serviços de saúde mostrando a importância de estimular entre seus profissionais e gestores uma cultura de segurança de modo que todos assumam responsabilidades para a redução da ocorrência de eventos adversos, melhorando a qualidade da assistência prestada. Contudo percebe-se que ainda existem muitos desafios a serem superados e consequentemente são necessárias intervenções imediatas para tornar o cuidado mais seguro em todos os níveis de atenção à saúde. No que se refere aos serviços obstétricos, a importância de trabalhar para o alcance de uma assistência segura advém de uma realidade que ainda precisa avançar na qualidade de segurança no cuidado ao paciente uma vez que estes implicam condições em seus processos de trabalho que os tornam favoráveis a ocorrência de erros. Diante do que foi exposto, surge o seguinte questionamento: Existe uma cultura de segurança do paciente em uma maternidade no município de Natal? A fim de respondê-lo objetiva-se analisar a existência dessa cultura de segurança do paciente na perspectiva da equipe de saúde que atua em uma maternidade no município de Natal. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa, desenvolvida através da coleta de dados em um serviço obstétrico, no período de Maio a Agosto de 2018, utilizando um questionário validado intitulado de “Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC)” aplicado com os profissionais envolvidos na assistência direta. Para análise dos dados foi utilizado software Statistical SPSS, versão 25.0 que calculou o percentual de respostas para cada item avaliado. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve aprovação mediante parecer consubstanciado de n0 2.655.728/ CAAE n0 85607518.0.0000.5537. Os resultados mostraram maior percentual de respostas positivas foram a cooperação, apoio, comunicação entre equipe e gestores, envolvimento dos gestores com relação a segurança do paciente, no entanto, observa-se a não notificação de eventos por medo de uma cultura punitiva, como também, pela falta de um sistema de notificação, recursos humanos inadequados, além de dissonância entre alguma resposta que refletem o desconhecimento da equipe sobre a temática e a realidade em que atuam. Nesse estudo revelou-se uma cultura de segurança regular, mostrando-se fragilizada e incipiente, necessitando rever e corrigir fatores que possam estar contribuindo para a ocorrência de eventos adversos durante a assistência, e instituir medidas urgentes de mitigação que foquem no dimensionamento do pessoal, a falta de um núcleo de segurança do paciente, a instituição de uma cultura de segurança não punitiva e ações que sensibilizem a equipe para melhor compreensão sobre a temática de segurança do paciente.

     


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  • the concern with patient safety is an issue of increasing importance and has been assuming a privileged space in health services, showing the importance of stimulating a safety culture among its professionals and managers so that all assume responsibility for reducing the occurrence adverse events, improving the quality of care provided. However, it is perceived that there are still many challenges to be overcome and consequently immediate interventions are required to make care safer at all levels of health care. With regard to obstetrical services, the importance of working to achieve safe care stems from a reality that still needs to be improved in the quality of safety in patient care since these imply conditions in their work processes that make them favorable the occurrence of errors. In view of the above, the following question arises: Is there a culture of patient safety in a maternity ward in the municipality of Natal? In order to answer this, we aim to analyze the existence of this culture of patient safety from the perspective of the health team that works in a maternity hospital in the city of Natal. This is a descriptive, exploratory, quantitative approach, developed through the collection of data in an obstetric service, from May to August 2018, using a validated questionnaire entitled "Patient Safety in Hospitals (HSOPSC ) "Applied with the professionals involved in direct assistance. Statistical software SPSS version 25.0 was used to analyze the data, which calculated the percentage of responses for each item evaluated. The study was submitted to the Ethics and Research Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte and obtained approval by means of a consubstantiated opinion of No. 2,655,728 / CAAE n. 85607518.0.0000.5537. The results showed a higher percentage of positive responses were cooperation, support, communication between staff and managers, involvement of managers with regard to patient safety, however, non-notification of events is observed for fear of a punitive culture, but also , lack of a notification system, inadequate human resources, and dissonance between some responses that reflect the team's lack of knowledge about the theme and the reality in which they work. This study revealed a regular safety culture, showing itself to be fragile and incipient, needing to review and correct factors that may be contributing to the occurrence of adverse events during care, and to institute urgent mitigation measures that focus on staffing, the lack of a core of patient safety, the institution of a culture of non-punitive security and actions that sensitize the team for a better understanding about the subject of patient safety.

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  • EMELINE NORONHA VILAR DE SOUZA
  • AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE TRANSPORTE NEONATAL INTER-HOSPITALAR DE UMA MATERNIDADE ESCOLA DE REFERÊNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE

     

     

  • Orientador : MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANNA CHRISTINA DO NASCIMENTO GRANJEIRO BARRETO
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
  • WILTON RODRIGUES MEDEIROS
  • Data: 25/04/2019

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  • INTRODUÇÃO: O transporte neonatal é a transferência de um recém-nascido para uma unidade mais especializada. O mesmo pode ser classificado em intra-hospitalar e inter-hospitalar. Acredita-se que as condições do translado inter-hospitalar influencia na mortalidade neonatal, logo quando realizado de forma ideal deve contribuir com a redução dos coeficientes de mortalidade neonatal e infantil. Um dos grandes avanços da Neonatologia foi à implantação do Transporte Neonatal, que contribuiu efetivamente para a redução dos índices de mortalidade neonatal e infantil. Observa-se ainda uma lacuna na literatura com relação aos transportes inter-hospitalares proveniente de uma equipe formada pela instituição, sendo um dos pilares para a realização desse estudo.  OBJETIVO: Avaliar a qualidade do transporte neonatal inter-hospitalar de uma Maternidade escola por meio do escore Ca-TRIPS. MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional descritivo do tipo transversal, antes e depois, com abordagem quantitativa. Os dados coletados foram inseridos em um formulário, logo após foram organizados em um banco de dados do software Excel e analisados através do software SPSS 20.0. Inicialmente fez-se a estatística descritiva para cada variável, depois fez uma análise bivariada utilizando o teste qui-quadrado ou Exato de Fischer para um nível de significância de 95% e, logo após uma análise multivariada utilizando o método de regressão de Poisson com variância robusta para se estimar a razão de prevalência. Foi desenvolvido em uma Maternidade Escola referência no Rio Grande do Norte. A amostra foi constituída por 70 transportes neonatal inter-hospitalar, efetuados por profissionais e residentes da Instituição no período de maio a outubro de 2018. RESULTADOS:Foram realizados 70 transportes inter-hospitalar. Predominância do sexo feminino (62,9%), peso ao nascer abaixo de 2.500g (62,9%) e idade gestacional prematuro (55,7%). A mediana da duração do transporte foi de 40 minutos com algumas falhas mecânicas. A maioria dos transportes (37,1%) foi para realizar exames e o setor de origem mais presente foi a UTI Neonatal (61,4%), 90% dos transportes foram feitos com acesso venoso e 55,7% dos RN encontravam-se em ar ambiente. Identificou-se que quanto menor o peso ao nascer do RN e maior a duração do transporte, maior será a prevalência de inadequação do transporte. CONCLUSÃO: Uma equipe especializada contribui significativamente para a qualidade do transporte. O estudo mostrou que o transporte neonatal inter-hospitalar foi adequado na maioria dos transportes de acordo com o escore Ca-TRIPS.

    PALAVRAS-CHAVE: Recém-Nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Transporte de Pacientes.

     

     

     

     

     


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  • INTRODUCTION: In developed countries, it is estimated that 15 to 20% of newborns are born in places with inadequate conditions, and it is necessary to transfer them to health care units that have intensive care. In Brazil, these cases are still underreported, which may difficult the quantification of this  event in the country, besides the development of singular and contextual actions. It is observed that the interventions with the greatest impact to reduce neonatal deaths are more dependent on qualifyeds people than on technology and assets. Therefore, the lack of trained professionals is the biggest difficult to increase the adequate clinical attention in countries with high rates of neonatal mortality, and the investment in training professionals is an important strategy to reduce these deaths. Because of this, one of the great advances of Neonatology was the institution of Neonatal Transport (NT), which effectively contributed to the reduction of neonatal and infant mortality rates. OBJECTIVE: To evaluate the inter-hospital neonatal transportation process of a maternity school. METHOD: This is a cross-sectional, descriptive observational study, before and after, with a quantitative approach and documentary analysis. The study will be developed at a reference Maternity School in Rio Grande do Norte. The sample will be constituted of all newborns hospitalized from May to October 2018 submitted to inter-hospital NT, performed by the healthcare professional and residents of the Institution, able to perform transportation safely with certification of the neonatal transport course. EXPECTED RESULTS: It is known that the conditions of the inter-hospital transport influence neonatal mortality, so when ideally it contributes to the reduction of neonatal and infant mortality coefficients. Therefore, it is expected that the results of this research will contribute to: the reflection about the know-how of the professionals who perform transportation in the care of the newborns; the improvement of the scientific knowledge; and the improvement of the quality of the assistance of a school maternity, the state of Rio Grande do Norte in the Unified Health System (UHS).

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  • SIMONE ALLI FERNANDES FARIAS
  • O CONTEXTO DA SUBNOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO À MATERIAIS BIOLÓGICOS NA EQUIPE DE ENFERMAGEM E A INTERFACE COM OS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS

     

     

  • Orientador : CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
  • Data: 26/04/2019

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  • Os profissionais da saúde estão expostos aos riscos biológicos em seu ambiente de trabalho e os acidentes com materiais perfurocortantes contribuem sobremaneira para o seu agravamento, causando também danos físicos, sociais e econômicos. Para reduzir este impacto é necessário um atendimento qualificado e eficaz.  O número preciso de infecções ocasionadas por esses eventos ainda é desconhecido devido à escassez de dados sistematizados de vigilância e à subnotificação. Objetivo: Analisar os acidentes com exposição a material biológico sob a perspectiva da subnotificação entre os profissionais de enfermagem em um hospital municipal de Natal /RN. Métodos:  Estudo   quantitativo, descritivo, de corte transversal, realizado com 139 profissionais da equipe de enfermagem de um Hospital público de Natal, Rio Grande do Norte, por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, com confecções das tabelas descritivas e aplicação de testes estatísticos sendo realizado no software SPSS, versão 25.0. Resultados: Dos participantes do estudo, 68 profissionais foram vítimas de acidentes com materiais biológicos (totalizando 50%), nos quais 90% eram do sexo feminino, e 74% pertenciam a categoria de técnico de enfermagem, os acidentes ocorreram com maior frequência por lesão percutânea (57,38%), destacou-se como principal fluído envolvido o sangue (72,13%) e a principal circunstância envolvida a administração de medicamentos (21,88%).  A maioria dos profissionais atribuiu como causa do acidente a fatalidade (68,18%), um quantitativo significante de sujeitos recebeu alta por paciente fonte negativo (79,49%) e o percentual de alta com soroconversão foi de 10,26%. A taxa de subnotificação foi considerada baixa (20,59%). Apesar da maioria receber treinamento, nem todos responderam corretamente a conduta pós-acidente. Conclusão: Torna-se evidente a necessidade de mudanças organizacionais, programas de educação permanente com capacitações críticas reflexivas para mudança da práxis profissional.  Nesta pesquisa foi proposta   uma estratégia, um fluxograma focado na realidade, adaptado ao protocolo da instituição e de fácil acesso, que visa nortear o profissional acidentado a garantir uma assistência padronizada de acordo com a normativas vigentes.


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  • Health professionals are exposed to biological hazards in their work environment and accidents with sharps contribute greatly to their aggravation, causing social and economic damage. The precise number of infections caused by these events is still unknown due to the scarcity of systematized surveillance data and underreporting. Objective: To identify the prevalence of underreporting of accidents with biological materials in the Institution. Methods: A quantitative, descriptive, cross-sectional study was carried out with the nursing team of a public hospital in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil, through a questionnaire. Expected Results: the systematization of information on preventive strategies to minimize the occurrence of accidents with sharps and the reorganization of work processes with the establishment of adequate measures to overcome the challenges identified.

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  • JEAN CARLOS BEZERRA
  • FATORES ASSOCIADOS AO PARTO PREMATURO EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA

  • Orientador : SIMONE PEDROSA LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
  • ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE
  • SIMONE PEDROSA LIMA
  • WILTON RODRIGUES MEDEIROS
  • Data: 26/04/2019

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  • O presente estudo teve como objetivo verificar os fatores relacionados ao parto prematuro. A pesquisa foi analítica, de corte transversal e de abordagem quantitativa. Desenvolvida em uma maternidade pública da cidade de Natal, com uma amostra de 300 mulheres, sendo aplicado um questionário no período de julho a outubro de 2018. Os dados foram analisados por meio da regressão Poisson com variância robusta para se estimar a Razão de Prevalência (RP). No modelo múltiplo considerou-se as variáveis que tiveram um valor de p<0,20 na análise bivariada realizada por meio do teste na regressão de Poisson e permaneceram no modelo as variáveis com p<0,05. Da amostra total, cabe destacar que a maior parte foi de adultas, proviam da Grande Natal, são da zona urbana, têm boa escolaridade, são do lar, não são da cor branca, baixo poder aquisitivo, tinham poucas comorbidades anteriores à gestação (adequado dizer da hipertensão e tabagismo), a maior parte era multíparas. Em relação ao pré-natal apesar do número de consultas e do início adequado do pré-natal, o acesso aos exames laboratoriais foi aquém do recomendado. No que tange ao acesso, 45% das mulheres quando chegam ao serviço ficam alojadas no corredor, 59,4% têm um parto cesáreo, 96,1% gestação única e 39,3% dos nascimentos são prematuros. Várias foram as intercorrências na gestação na amostra pesquisada, mas a hipertensão gestacional, infecção urinária e ameaça de trabalho de parto prematuro foram as mais encontradas. Por sua vez, a prevalência de partos prematuros em mulheres do interior foi 54% (RP=1,54) maior que naquelas com residência na Grande Natal. Assim como, foi 86% (RP=1,86) maior dentre as mulheres que tiveram gestações múltiplas em relação àquelas que tiveram gestação única. Diante dos achados, o estudo resultou em um projeto de intervenção que será executado na instituição em que foi realizada a pesquisa como também em nível de Secretaria Estadual de Saúde, com vistas à redução dos partos prematuros.

     



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  • The health policies in Brazil were built over several decades (if not centuries), received several nomenclatures and for several administrations. The woman and the child still occupy an exclusionary and discriminatory social position and these policies have also been built, over time, based on this situation. Since Getúlio Vargas' government, several intervention projects have been designed and implemented to improve the health conditions of women and children, whether at the individual or collective level. With the advent of the discussions and, consequently, implementation of the Unified Health System (SUS), is that a more collective form of intervention is considered in the female population, with a view to improving maternal and infant mortality rates.

    Some laws and ordinances are created in order to achieve these goals, and the SUS places prenatal care as the great instrument (action) to improve the reproductive health of women, with the early detection of risks can occur with gestation and, therefore, interventions that may decrease maternal and neonatal morbidity and mortality.

    Despite the improvement in maternal and infant mortality rates in the last decades, the number of deaths due to prematurity did not occur in the same proportion, being responsible for about 70% of infant mortality in Brazil, and in Rio Grande do Norte, almost 80% of deaths in children under one year occurs due to prematurity.

    In the course of my professional activities in a maternity school, I observed that there were a significant number of women hospitalized and that their babies were premature, and the questioning of the research emerged: what are the factors related to preterm birth in a public maternity hospital? It has the general objective of identifying the factors related to preterm birth in a public maternity and specific to estimate the prevalence of preterm birth, to identify the association between the individual factors of the mother and the occurrence of preterm birth and to identify the association between the gynecological and and the occurrence of preterm deliveries.

    The study is descriptive, analytical, cross-sectional, prospective and quantitative approach; developed in a School Maternity of the city of Natal, with reference to every state of Rio Grande do Norte. The sampling will be simple probabilistic and random, based on the data, considering the error of 5%, 95% confidence level, monthly mean of deliveries of the MEJC and the collection period that will be of three months, the number of puerperas to be investigated will be 298. It will interview women whose children were born between 20 and 36 weeks of gestation. It will investigate several variables (individual, socioeconomic characteristics, risk factors prior to gestation, reproductive history and related to the current gestation). Emphasizing that such work must comply with regulatory norms of research involving human beings. Afterwards, the data will be analyzed, in order to reach the proposed objectives.

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  • LÍVIA CRISTINA SIQUEIRA GARCIA
  • APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL: ferramenta para o cuidado integral?

  • Orientador : LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • CLAUDIA MARA DE MELO TAVARES
  • Data: 29/04/2019

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  • A concepção de Apoio Matricial envolve estratégias de cogestão e de apoio para operar em redes e em sistema de saúde, incorporando a concepção ampliada do processo saúde/doença, o diálogo e a constituição relacional de equipes multiprofissionais para o enfretamento de problemas. No campo da saúde mental essa metodologia é considerada estratégica para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde, pois visa estabelecer melhor articulação entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Atenção Básica (AB). No entanto, observam-se aspectos dessa relação desenvolvida pelo CAPS III leste de Natal, Rio Grande do Norte, na AB que necessitam ser investigados, relacionados à integração entre as equipes da atenção básica e apoiadores em instituir na dinâmica de trabalho as solicitações do apoio matricial para compartilhamento ou discussão de casos. Entende-se que a construção dessa relação é tarefa complexa e processual que consideramos ser potencialmente relevante para o fortalecimento da política de saúde mental no município. Assim, esse estudo teve o objetivo de analisar o apoio matricial em saúde mental do ponto de vista de profissionais da Atenção Básica dos Distritos Sanitários leste e sul de Natal/RN e elaborar de acordo com as lacunas identificadas um produto técnico como sugestão para qualifica o Apoio Matrcial, por meio do estabelecimento de tecnologias (abordagem, relação, intervenção, outras). Trata-se de um estudo cujo desenho é de natureza descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e os agentes comunitários de saúde (ACS), totalizando 15 sujeitos, que atuam nas unidades básicas com o modelo da Estratégia Saúde da Família.  A opção pela pesquisa nos distritos sanitários sul e leste se deu em virtude de ser o território de abrangência do CAPS III leste. Para coleta de dados foi utilizada entrevista com roteiro semiestruturado e para análise a técnica de análise de conteúdo temático. Para auxiliar no tratamento dos dados textuais foi utilizado o software ATLAS/ti. Os achados construídos a partir das transcrições das entrevistas revelaram três categorias de análise e subcategorias, a saber: O que se diz e o que se entende, com suas respectivas subcategorias, que traz o entendimento dos sujeitos da pesquisa sobre o apoio matricial de saúde mental na atenção básica; b) O que se tem e como se oferta e suas subcategorias abordando as características, organização e contribuições das ações do apoio matricial; c) Limites e possibilidades: o que podemos?, revelando as dificuldades identificadas e os caminhos apontados pelos sujeitos da pesquisa sobre o apoio matricial em saúde mental na atenção básica. De maneira geral, as narrativas revelam concepções antagônicas em relação aos saberes e práticas do Apoio Matricial. Os resultados revelaram o Apoio Matricial sendo ofertado pelo CAPS e por residentes de psiquiatria do HUOL/UFRN, porém com limitações relacionadas a aspectos organizativos, relacionais e de fluxos para solicitação do Apoio, no contexto tanto das micropolíticas na produção e gestão do cuidado, quanto na macropolitíca. As sugestões aponta para aspectos que potencializem a continuidade das ações de Apoio Matricial, o trabalho interprofissionais, o vínculo, e o exercício do Apoio baseado na concepção da clinica ampliada e não no modelo biomédico, verticalizado. Como produto técnico sugerimos a estratégia do Apoio Matricial Regulado como intervenção prática e viável, capaz de favorecer processos de comunicação a partir da solicitação e coordenação da AB, capaz de instituir fluxos, critérios de solicitação para o AM e gestão do cuidado. A partir desse estudo, espera-se contribuir reflexivamente sobre a necessidade de se incluir novas práticas menos fragmentadas, descontinuas e circunstanciais no cotidiano dos serviços e que garantam o cuidado em saúde mental de base comunitária, especialmente de Natal. E, dessa forma contribuir com a metodologia do Apoio Matricial, por seu potencial caráter transformador das relações de trabalho entre equipes, como estratégia que amplia o trabalho em rede e que favorece o cuidado integral, contínuo e de qualidade para os usuários do SUS.


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  • The conception of Matrix support involves co-management strategies and support to operate in networks and in the health system, incorporating the concepcion extended health/disease process, the dialogue and the relational Constitution of multiprofessional teams for coping the problems. In the field of mental health this methodology is considered strategic to guarantee the principle of completeness of the actions in health, because it aims to establish better coordination between the Centre for psychosocial care (CAPS) and the basic attention (AB). However, there are aspects of this relationship developed by CAPS III East of Natal, Rio Grande do Norte, in AB which need to be investigated, related to integration between teams of basic attention and supporters in to institute in the work dynamics the requests of the matrix support for sharing or discussion of cases. It is understood that the construction of this relationship is complex and procedural task which we consider to be potentially relevant to the strengthening of mental health policy in the city. Thus, this study aimed to analyze the matrix support in mental health from the point of view of professionals in the basic attention of Sanitary Districts East and South of Natal/RN and develop according to the gaps identified a technical product suggestion to qualify the Matrcial Support, through the establishment of technologies (approach, relation, action, other). This is a study whose design is descriptive and exploratory nature of qualitative approach. The subjects of the research were the medical professionals, nurses, nursing technicians and community health agents (ACS), totaling 15 subject, working in basic units with the model of the family health strategy. The option for research in health districts South and East in virtue of being the territory of the CAPS range III East. Data collection was used to interview with semistructured roadmap and for analysis the analysis technique of thematic content. To assist in the processing of textual data was used the ATLAS/ti software. The findings built from the transcripts of the interviews revealed three categories and subcategories, namely: a) what is said and what is meant, with their respective subcategories, which brings understanding of the subjects of research about the matrix support of mental health in the basic attention; b) what have and how to offer and its subcategories covering the characteristics, organization and contributions of the matrix support actions; c) limits and possibilities: what can we?, revealing the difficulties identified and the paths pointed out by the subjects of the research on the matrix support in mental health in basic care. Overall, the narratives reveal antagonistic conceptions in relation to knowledge and practices Matrix support. The results revealed the Matrix Support being offered by the CAPS and the Psychiatry residents HUOL/UFRN, though with limitations related to organizational, relational aspects and to request the Support flows, in the context both of the micropolitical in the production and management of care, as in macropolitíca. The suggestions points to aspects that promote continuity of support actions, the interprofessional work, the link, and the exercise of Support based on the design of the clinic expanded and not in the biomedical model, vertical. As technical product we suggest the strategy Matrix support Regulated as practical and feasible intervention, able to favor communication processes from the request and coordination of AB, able to establishing flows, criteria for requesting MA and management of care. From this study, it is expected to contribute reflexively about the need to include new practices less fragmentary, discontinuous and circumstantial in the daily services and guaranteeing care in community-based mental health, especially of Christmas. And in this way contribute to the methodology Matrix support, for your potential transformer of working relationships between the teams, a strategy that extends the networking and that favors full, continuous care and quality for users the SUS.  

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  • VANISSE KALYNE DE MEDEIROS
  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA A PRESERVAÇÃO DE CATETERES PARA HEMODIÁLISE: contribuição da Educação Permanente

  • Orientador : LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
  • JOÃO BOSCO FILHO
  • LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
  • Data: 29/04/2019

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  • Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial, de natureza qualitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário, localizado na cidade de Natal/RN. Objetivou analisar a contribuição da Educação Permanente, por meio de ação educativa problematizadora, no desenvolvimento profissional de trabalhadores de enfermagem na preservação de cateteres para Hemodiálise. Teve como referencial teórico as ideias do educador brasileiro Paulo Freire e a Política de Educação Permanente, que fundamentaram a execução de ação educativa problematizadora, a qual seguiu as etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade, identificação dos pontos-chaves, teorização, construção de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Participaram do estudo onze profissional de enfermagem da enfermaria clínica da unidade de sistema urinário do hospital, sendo dois enfermeiros e nove técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2018. As técnicas para coleta de dados foram o grupo focal e a entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos e transportados para o software Atlas-ti, versão 8.0, no qual foram implementadas as etapas de pré-análise e exploração do material, conforme Minayo estabelece na análise de conteúdo temática, havendo a codificação do material e organização em categorias e subcategorias, para que pudesse ser feito, posteriormente, o tratamento dos resultados, executando a inferência e a interpretação. Emergiram as seguintes categorias: “Carência de Educação Permanente e de Sistematização da Assistência de Enfermagem”, “Necessidades de aprendizagem para preservação de cateter para Hemodiálise”, “Avaliação da ação educativa de problematização do cuidado com o paciente com cateter para Hemodiálise”, “Aprendizados que geram um novo sentir e um novo cuidar”, “Processo de tomada de consciência e responsabilização sobre o cuidar” e “Indícios na prática quanto ao processo de transformação da realidade”. Os resultados demonstraram que a Educação Permanente, fundamentada na problematização da realidade, favoreceu um repensar sobre as práticas do cuidado, também sobre o exercício profissional, quanto aos papéis exercidos pelo Técnico em Enfermagem e o Enfermeiro no trabalho em equipe, estimulando um processo de tomada de consciência sobre a responsabilidade e a importância de cada fazer profissional para construir um cuidado com humanidade, ética, escuta qualificada, promoção da qualidade de vida e intervenção precoce para prevenir riscos e agravos à saúde. Dessa forma, devido à avaliação positiva da ação educativa pelos participantes da pesquisa, a proposta de Educação Permanente, elaborada no estudo, contemplou as etapas do Arco de Maguerez para o desenvolvimento profissional na inserção e permanência no cuidado com o paciente portador de cateter para Hemodiálise.


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  • AbstractThe renal patient undergoing hemodialysis depends on a venous access to survive, due to the high rate of use of central venous catheters, it is necessary for the nursing team to possess the technical-scientific and practical control of Catheters handling, for the preservation of and thus reducing risks to the health of patients in hemodialysis treatments. Objective: To analyze the contribution, according to the professionals' perception, of the permanent education in the construction of the knowledge about assistance to patients under hemodialysis treatment with central venous catheter for hemodialysis and in the transformation of care practices. Methods: Convergent Assistance Research, with a qualitative approach, using as reference the Permanent Education policy and the Freiriano thought. The data will be collected through a focus group and participant observation, applied in the problematization methodology called Arco de Charlez Maguerez. The scenario of the study will be the University Hospital Onofre Lopes, in the Central Building of Internment, with the nursing team as participants. Data collection will take place in the second half of 2018. Expected results: the research intends to analyze the contribution of lifelong education through the implementation of educational strategies in dialogue with the team, to transform current reality with adherence to innovations practices and knowledge in catheter care. The ethical determinations of Resolution No. 466/2012 of the National Health Council will be respected.

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  • TÚLIO CÉSAR VIEIRA DE ARAÚJO
  • Adesão dos serviços de atenção básica ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis.

  • Orientador : MARIZE BARROS DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIA MARA DE MELO TAVARES
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • MARIZE BARROS DE SOUZA
  • Data: 29/04/2019

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  • Sabe-se que hoje em dia a maior parte das infecções sexualmente transmissíveis são curáveis ou tratáveis; no entanto, o quadro sanitário mundial ainda é preocupante. Os testes rápidos constituem imunoensaios cromatográficos de execução simples, que podem ser realizados em até 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial. São fundamentais para a ampliação do acesso ao diagnóstico, aumentam a resolutividade do sistema, além disso, permitem a intervenção oportuna nos casos que requerem tratamento. Na atenção primária brasileira, a sua realização, está regulamentada pela portaria nº 77 de 12 de janeiro de 2012. Este estudo tem como objetivo principal entender acerca da adesão dos serviços de atenção básica da região do Seridó do Rio Grande do Norte, ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis e como o ambiente que circunda as equipes da atenção básica pode influenciar esse serviço. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa. Para identificar os aspectos propostos nos objetivos, será realizada uma entrevista, com a utilização de um instrumento semiestruturado composto por questões abertas e fechadas, que abordam o contexto e a inserção do teste rápido no processo de trabalho das equipes da atenção básica da região do Seridó. Os dados serão tabulados em um banco de dados eletrônico com apoio do aplicativo Microsoft Excel 2010, em seguida essas informações serão processadas e analisadas no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 22.0.


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  • Nowadays, most sexually transmitted infections are curable or treatable; however, the global health scenario still worrying. Rapid tests are simple to run chromatographic immunoassays, which can be applied in up to 30 minutes and do not require laboratory structure. They are fundamental to extend access to diagnosis, increase the system's resolution and, in addition, allow timely intervention in cases requiring treatment. In primary care in Brazil, they are implemented by the Ordinance No. 77 regulation of January 12, 2012. The main objective of this study is to understand the adhesion of basic care services in the Seridó region of Rio Grande do Norte, to the application of the rapid tests for sexually transmitted diseases and how the environment surrounding primary care teams can influence this service. This is an exploratory-descriptive study, with a quantitative approach. To attend the objectives, an interview will be conducted using a semi-structured instrument with open and closed questions that address the context and the insertion of the rapid test in the work process of the primary care teams in the Seridó region. The data will be tabulated by the Microsoft Excel 2010 tools, then processed and analyzed by Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 22.0.

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  • JORGE LUÍS SILVA DE ALMEIDA
  • Cultura de Segurança do Paciente na Perspectiva da Equipe de Enfermagem da Unidade de Internação de um Hospital Universitário.

  • Orientador : ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
  • JOÃO BOSCO FILHO
  • THEO DUARTE DA COSTA
  • Data: 30/04/2019

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  •  

    A temática de segurança do paciente está ocupando lugar de destaque quando o assunto é prestação de assistência à saúde com qualidade, principalmente após a publicação de estudos internacionais que comprovaram a elevada frequência de danos ao paciente nos serviços de saúde. Assim, a segurança do paciente, entendida como um conjunto de ações que visa promover uma assistência segura em saúde deve ser vista como uma ferramenta promotora da cultura de segurança. Por sua vez, a cultura de segurança do paciente deve ser compreendida, tanto a nível individual quanto coletivo, como o produto das percepções, atitudes e valores compartilhados na organização hospitalar e que demostra o grau de comprometimento com a qualidade dos serviços de saúde prestados. O objetivo deste estudo foi analisar a cultura de segurança do paciente da Unidade Internação de um Hospital Universitário de Natal/RN, sob a perspectiva da equipe de enfermagem, utilizando-se o instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC), em sua versão traduzida e adaptada transculturalmente para o cenário hospitalar brasileiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo transversal, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 185 profissionais, sendo 136 técnicos em enfermagem e 49 enfermeiros, cuja coleta de dados foi realizada entre agosto e novembro de 2018. A análise dos dados ocorreu através de estatísticas descritivas. Os resultados mostram que há apenas uma dimensão de forte, a dimensão “Trabalho em equipe dentro das unidades” com percentual médio de respostas positivas igual a 78,36%. Enquanto que dentre as área críticas a dimensão Respostas não punitivas aos erros” obteve o menor percentual de respostas positivas (21,79%). Quanto ao número de eventos adversos notificados nos últimos 12 meses, 67,93% revelaram não ter realizado nenhuma notificação. Em relação à avaliação geral da Segurança do Paciente, 58,72% dos participantes classificam como muito boa. Conclui-se que a cultura de segurança do paciente possui algumas dimensões com potencial para se tornar área forte, sendo imprescindível o apoio da gestão hospitalar e, sobretudo, mudanças na cultura punitiva frente aos erros. Acredita-se que este estudo possa contribuir nas intervenções necessárias nas dimensões analisadas, com foco no fortalecimento da cultura de segurança do paciente.

     

     

     

     

     

     



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  • The topic of patient safety is occupying a prominent place when it comes to the provision of quality health care, especially after the publication of international studies that have proven the high frequency of Adverse Events in health services. Thus, patient safety, understood as a set of actions aimed at promoting safe health care, should be seen as a tool to promote safety culture. In turn, the safety culture of the patient should be understood, both individually and collectively, as the product of the perceptions, attitudes and values shared in the hospital organization and that shows the degree of commitment with the quality of the health services provided. This study aims to evaluate the safety culture of the patient of the Central Unit of Internment of a University Hospital of Natal / RN, from the point of view of the nursing team. This is a cross-sectional, cross-sectional, observational study using the "Hospital Survey on Patient Safety Culture" instrument, composed of 12 dimensions in its translated version and adapted transculturally to the Brazilian hospital scenario. It is hoped that this research, besides identifying the level of the patient's safety culture in the proposed scenario, could contribute to health care with higher quality. In addition, it will foster a reflection, in professionals and in management, about their actions regarding the productive process and its impact on the construction of an institutional culture focused on patient safety.

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  • RENATA QUIRINO COSTA DA SILVA
  • ABANDONO DO ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL EM SERVIÇO PÚBLICO DE REFERÊNCIA POR PESSOAS COM HEPATITE C

  • Orientador : EDILENE RODRIGUES DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILENE RODRIGUES DA SILVA
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM
  • Data: 30/04/2019

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  • Revestem-se de importância os motivos que levam as pessoas com hepatite C a não comparecerem às consultas médicas agendadas no Núcleo de Estudos do Fígado do Hospital Universitário Onofre Lopes, devido ao fato dessa doença ter um impacto epidemiológico importante e apresentar-se de forma silenciosa, com alta taxa de morbimortalidade. Objetivo: Analisar os motivos que levaram as pessoas com hepatite C a abandonarem o seguimento ambulatorial no Núcleo de Estudos do Fígado, no período de maio de 1995, ano criação desse serviço, a dezembro de 2017. Métodos: Estudo qualitativo descritivo baseado na Pesquisa Convergente Assistencial. A primeira etapa da coleta de dados consistiu-se na análise dos prontuários para a seleção das pessoas com diagnóstico de hepatite C, que não compareceram às consultas, por mais de seis meses, no período de maio de 1995 a dezembro de 2017. A segunda etapa da coleta de dados referiu-se à realização de entrevista semiestruturada às pessoas com hepatite C, que aceitaram participar da pesquisa, após serem convidadas por ligação telefônica. Paralelamente, realizou-se dois Grupos Focais, o primeiro com a equipe multidisciplinar: equipe de enfermagem e recepcionistas do Núcleo de Estudos do Fígado, representantes do Serviço de Arquivo Médico e Estatística e enfermeira chefe da regulação, representando a gestão. O segundo grupo focal englobou os médicos especialistas. Os dois grupos focais abordaram a problemática relacionada à dificuldade de acompanhamento ambulatorial das pessoas com hepatite C. Para a interpretação dos dados coletados seguiu-se as etapas propostas pela Pesquisa Convergente Assistencial (PAIM E TRENTINI,2014) que têm como referencial teórico a análise temática de Minayo (2013). Considerações Finais: o estudo possibilitou identificar o perfil das pessoas que abandonaram o acompanhamento ambulatorial especializado em hepatites virais, elencou os principais motivos do absenteísmo, o que gerou preocupações nos profissionais que assistem à pessoa com hepatite C. Dessa forma, impulsionou a elaboração, em conjunto com a equipe multiprofissional, de uma linha de cuidados em hepatite C no Hospital Universitário Onofre Lopes. A pesquisa atendeu a todos os dispostos éticos, respeitando inteiramente as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, bem como os preceitos fundamentais da Bioética.



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  • The reasons why people with hepatitis C do not attend medical appointments scheduled at the Liver Study Center of the University Hospital Onofre Lopes are important, due to the fact that this disease has an important epidemiological impact and present with a high morbidity and mortality rate. Objective: To analyze the reasons that led people with hepatitis C to abandon outpatient follow-up at the Liver Study Center from May 1995, year of creation of this service, to December 2017. Methods: A descriptive qualitative study based on Convergent Research Assistance. The first step in the collection of data consisted of analyzing the charts for the selection of people diagnosed with hepatitis C who did not attend consultations for more than six months from May 1995 to December 2017. The second the data collection stage referred to a semi-structured interview with people with hepatitis C who accepted to participate in the study after being invited by telephone call. At the same time, two Focal Groups were held, the first with the multidisciplinary team: nursing team and receptionists from the Liver Study Center, representatives from the Medical and Statistical Archive Service and chief nurse of the regulation, representing management. The second focal group included specialist doctors. The two focus groups addressed the problem related to the difficulty of outpatient follow-up of people with hepatitis C. The interpretation of the data collected was followed by the steps proposed by the Convergent Care Survey (PAIM and TRENTINI, 2014), which have as theoretical reference thematic analysis of Minayo (2013). Final Considerations: the study made it possible to identify the profile of people who abandoned follow-up in specialized outpatient viral hepatitis, listed the main reasons for absenteeism, which raised concerns in the professionals who assist the person with hepatitis C. In this way, together with the multiprofessional team,  the line of care in hepatitis C at the University Hospital Onofre Lopes was elaborated. The research met all ethical standards, fully respecting the determinations of Resolution 466/2012 of the National Health Council, as well as the fundamental precepts of Bioethics.

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  • PATRÍCIA DIÓGENES DE MORAIS
  • VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA DIAGNÓSTICO DA MÁ OCLUSÃO NA DENTIÇÃO DECÍDUA POR CIRURGIÕES-DENTISTAS

  • Orientador : IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
  • GEORGIA COSTA DE ARAUJO SOUZA
  • IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
  • JULIANA TEIXEIRA JALES MENESCAL PINTO
  • MARIA JALILA VIEIRA DE FIGUEIREDO LEITE
  • Data: 28/06/2019

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  • A má oclusão decorre de alterações no posicionamento dentário e mau relacionamento dos ossos maxilares, sendo considerada um fenômeno das civilizações modernas que pode ser enquadrada como problema de Saúde Pública. Objetiva-se validar um instrumento para o diagnóstico da má oclusão na dentição decídua por cirurgiões-dentistas. Trata-se de estudo metodológico desenvolvido em duas etapas. A primeira constou da validação de conteúdo e aparência por um painel de juízes composto por cinco cirurgiões-dentistas especialistas em ortodontia; e pela análise semântica dos itens, com a utilização da técnica de “brainstorming”, que consistiu em checar a compreensão dos itens por dois grupos de três cirurgiões-dentistas não especialistas em ortodontia. Na segunda etapa, foi avaliada as propriedades psicométricas, que incidiu na avaliação do instrumento por três cirurgiões-dentistas, em duas ocasiões diferentes, o mesmo grupo de 114 crianças, com idade de três a cinco anos, verificando a fidedignidade do instrumento. A análise dos dados foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), coeficiente de concordância de Kappa (K) e coeficiente de correlação de Spearman. A pesquisa seguiu todos aspectos éticos e legais de pesquisa em seres humanos, obtendo o parecer da Comissão de Ética em Pesquisa sob o nº 2.803.127. Em relação à clareza, o Domínio I, referente a identificação da criança, obteve IVC=1. O Domínio II, relativo aos critérios de avaliação, se compôs, inicialmente, por 11 itens, quatro foram avaliados com IVC=1, quatro com IVC=0,8, no entanto, os itens VII e VIII foram considerados não claros ou pouco claros, com IVC 0,6 e 0,2. O Domínio III, referente ao resultado geral, os dois itens que o compõe receberam IVC=1; o instrumento como um todo, dois itens receberam IVC=1 e um IVC=0,8. Sobre à relevância, dos itens do Domínio II, sete obtiveram IVC=1 e dois IVC=0,8, contudo, os itens VII e VIII foram considerados pouco relevantes ou irrelevantes, com IVC 0,66 e 0,50. A representatividade do Domínio III apresentou IVC=0,8. Na avaliação dos três domínios quanto a abrangência, verificou-se que dois obtiveram IVC=1,00 e um obteve IVC=0,8; e o instrumento como um todo apresentou IVC=0,8. De acordo com as sugestões dos juízes, o instrumento foi modificado, obtendo a versão primária. Quanto a análise semântica, observou-se que dos dez itens que compõe a versão primária do Domínio II, oito foram considerados totalmente compreensíveis, no entanto, os itens VIII e X foram considerados não ou pouco compreensíveis, com IVC 0,66 e 0,50. Os três domínios do instrumento obtiveram IVC=1,00 em relação ao entendimento dos itens e palavras; e preenchimento das respostas. De acordo com as sugestões, obteve-se a versão secundária do instrumento. Os itens e domínios da versão secundária, obteve IVC=1,00 em todos os aspectos analisados. Ao avaliar as propriedades psicométricas, observou-se que houve uma boa concordância interavaliadores (K≥0,6), e que o instrumento se mostrou consistente no tempo e no espaço pelos três observadores, obtendo o coeficiente de Spearman forte (r>0,6). Na aplicação do instrumento, verificou-se que a maioria das crianças (97,3%) foram diagnosticadas com necessidade de avaliação pelo ortodontista (pontuação ≥15). Assim, aceita-se a hipótese alternativa do estudo, no qual se evidencia que o instrumento para o diagnóstico da má oclusão na dentição decídua por cirurgiões-dentistas possui fortes evidências de validade. Desse modo, espera-se que o produto construído nesse estudo permita ao cirurgião-dentista orientar e encaminhar as crianças para serviços especializados ainda na fase de dentição decídua, garantindo uma atenção integral a essa população.


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  • Malocclusion results from changes in the dental position and poor relationship of the maxillary bones, being considered a phenomenon of modern civilizations that can be classified as a Public Health problem. The aim of this study was to validate an instrument for the diagnosis of malocclusion in the deciduous dentition by dental surgeons. It is a methodological study developed in two stages. The first consisted of content and appearance validation by a panel of judges composed of five orthodontic dentists; and the semantic analysis of the items, using the brainstorming technique, which consisted in checking the comprehension of the items by two groups of three non-orthodontic dentists. In the second stage, the psychometric properties were evaluated, which evaluated the instrument by three dental surgeons, on two different occasions, the same group of 114 children, aged three to five years, verifying the reliability of the instrument. Data analysis was performed using the Content Validity Index (IVC), Kappa coefficient of agreement (K) and Spearman's correlation coefficient. The research followed all ethical and legal aspects of research in humans, obtaining the opinion of the Commission of Ethics in Research under No. 2.803.127. In relation to clarity, Domain I, referring to the identification of the child, obtained IVC = 1. Domain II, related to the evaluation criteria, was initially composed of 11 items, four were evaluated with IVC = 1, four with IVC = 0.8, however, items VII and VIII were considered unclear or unclear, with IVC 0.6 and 0.2. Domain III, referring to the general result, the two items that compose it received IVC = 1; the instrument as a whole, two items received IVC = 1 and an IVC = 0.8. Regarding the relevance of the items in Domain II, seven obtained IVC = 1 and two IVC = 0.8, however, items VII and VIII were considered as irrelevant or irrelevant, with IVC 0.66 and 0.50. The representativity of Domain III presented IVC = 0.8. In the evaluation of the three domains of coverage, it was verified that two obtained IVC = 1.00 and one obtained IVC = 0.8; and the instrument as a whole had IVC = 0.8. According to the judges' suggestions, the instrument was modified, obtaining the primary version. As for the semantic analysis, it was observed that of the ten items that make up the primary version of Domain II, eight were considered completely comprehensible, however, items VIII and X were considered non-understandable, with IVC 0.66 and 0, 50. The three domains of the instrument obtained IVC = 1.00 in relation to the understanding of the items and words; and filling in the answers. According to the suggestions, the secondary version of the instrument was obtained. The items and domains of the secondary version, obtained IVC = 1.00 in all aspects analyzed. When evaluating the psychometric properties, it was observed that there was a good inter-rater agreement (K≥0.6), and that the instrument was consistent in time and space by the three observers, obtaining the strong Spearman coefficient (r> 0, 6). In the application of the instrument, it was verified that the majority of children (97.3%) were diagnosed with orthodontist evaluation (score ≥15). Thus, the alternative hypothesis of the study is accepted, in which it is evident that the instrument for the diagnosis of malocclusion in the deciduous dentition by dental surgeons has strong evidence of validity. Thus, it is expected that the product constructed in this study will allow the dental surgeon to guide and refer children to specialized services still in the deciduous teething phase, ensuring a comprehensive care for this population.

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  • JOSEANE THAILINE PEREIRA DE CARVALHO ROMÃO
  • SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS POR CÂNCER


  • Orientador : ELIANE SANTOS CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIANE SANTOS CAVALCANTE
  • JOAO MARIO PESSOA JUNIOR
  • MARIA DAS GRACAS DE PAIVA NICOLETE
  • MARIA LUCIA AZEVEDO FERREIRA DE MACEDO
  • Data: 25/09/2019

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  • Os Cuidados paliativos são considerados cuidados integrais destinados aos pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento dito curativo. É uma abordagem de assistência diferenciada que visa promover a melhoria da qualidade de vida do paciente, de seus familiares e amigos, através do alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual. O objetivo deste estudo foi analisar os sentimentos vivenciados pela equipe de enfermagem que presta assistência a pacientes com câncer em cuidados paliativos. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, tendo sido realizados oito grupos focais, que aconteceram entre junho e julho de 2018, totalizando a participação de 37 membros da equipe de enfermagem, os quais desenvolvem suas atividades laborais na enfermaria de oncologia de um hospital universitário. Foi utilizado um questionário semiestruturado, contendo questões fechadas, sobre as variáveis sociodemográficas relacionadas aos entrevistados, sua formação e funções na equipe; após o preenchimento do questionário, foram realizados grupos focais sobre o sentimento vivenciado pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente terminal. A análise foi realizada conforme a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin, adaptada por Minayo. Os dados foram transcritos e transportados para o software Atlas-ti, versão 8.4.16.0, no qual foram implementadas as etapas de pré-análise e exploração do material, havendo a codificação do material e organização em categorias e subcategorias, para que pudesse ser feito, posteriormente, o tratamento dos resultados. Surgiram as seguintes categorias: “O trabalho em oncologia”; “Sentir-se preparada para lidar com pacientes oncológicos em cuidados paliativos”; “Sentimentos da enfermagem que cuida de paciente em cuidados paliativos por câncer”: “Interferência dos sentimentos na assistência ao paciente em cuidados paliativos por câncer”; “Fatores organizacionais que intensificam os sentimentos do profissional”. Os resultados demonstraram que a equipe de enfermagem necessita de preparo técnico e emocional para lidarem com os pacientes em cuidados paliativos por câncer. Esse preparo ainda não existe na equipe em questão, tendo sido iniciado pelo serviço o preparo técnico em cuidados paliativos, mas ainda nenhuma proposta em relação ao cuidado emocional com o profissional, o que reduziria o sofrimento causado pelo lidar com pacientes em final de vida e melhoraria a assistência ao paciente e familiar. Dessa forma, conclui-se que o cuidado permanente com os pacientes em cuidados paliativos, desvelam sentimentos de angústia, frustração e sofrimento, os quais são expressos pelo fato de se sentirem impotentes e despreparados para o cuidado na terminalidade. Para que o cuidado integral ao paciente seja possível é necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, sendo os profissionais da enfermagem os atores chave desse processo, pois são eles que cuidam do paciente em tempo integral, partilhando suas necessidades e suas dores. Mediante os achados desta pesquisa, propõe-se um projeto de Extensão como proposta de implantação de educação continuada intitulado: “práticas integrativas promovendo a saúde do trabalhador de enfermagem em cuidados paliativos” com efetiva interação e cooperação técnica entre Hospital Universitário Onofre Lopes e Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte voltado para profissionais de enfermagem que lidam com o cuidado ao paciente oncologico em cuidados paliativos. A Escola de Saúde, através do curso de massoterapia apresenta-se como cenário de aprendizagem ativa, uma vez que proporciona a aquisição de conhecimentos e habilidades fundamentais, estimulando o uso destas terapias integrativas de forma racional, segura, eficaz e com qualidade. Entretanto, é necessário fortalecer a prática do cuidado aos profissionais de enfermagem por meio das práticas integrativas, a fim de consolidar uma assistencia de enfermagem em cuidados paliativos de qualidade, comprometida com as reais necessidades do Sistema Único de Saúde


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  • Palliative care is considered integral care for patients whose disease no longer responds to the so-called curative treatment. It is a differentiated approach to care that aims to improve the quality of life of patients, their families and friends, through the relief of physical, psychological, social and spiritual suffering. The aim of this study was to analyze the feelings experienced by the nursing team that assists cancer patients in palliative care. This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach. Eight focus groups were held, which took place between June and July 2018, totaling the participation of 37 members of the nursing team, who develop their work activities in the oncology ward. from a university hospital. A semi-structured questionnaire was used, containing closed questions about the sociodemographic variables related to the interviewees, their formation and team functions; After completing the questionnaire, focus groups were conducted on the feelings experienced by the nursing staff regarding terminal patient care. The analysis was performed according to Bardin's thematic content analysis technique, adapted by Minayo. Data were transcribed and transported to Atlas-ti software, version 8.4.16.0, which implemented the pre-analysis and material exploration steps, coding the material and organizing it into categories and subcategories, so that it could be done. thereafter the treatment of the results. The following categories emerged: “Work in Oncology”; “Feeling prepared to deal with cancer patients in palliative care”; “Feelings of nursing caring for patients in palliative cancer care”: “Interference of feelings in patient care in palliative cancer care”; "Organizational factors that intensify the feelings of the professional." The results showed that the nursing staff needs technical and emotional preparation to deal with patients in palliative cancer care. This preparation does not yet exist in the team in question, having been initiated by the service the technical preparation in palliative care, but still no proposal regarding emotional care with the professional, which would reduce the suffering caused by dealing with patients at the end of life and would improve patient and family care. Thus, it is concluded that the permanent care with patients in palliative care, reveal feelings of anguish, frustration and suffering, which are expressed by the fact that they feel helpless and unprepared to care in terminality. For comprehensive patient care to be possible, the involvement of a multidisciplinary team is necessary, with nursing professionals being the key actors in this process, as they are the ones who take care of the patient full time, sharing their needs and pains. Based on the findings of this research, an extension project is proposed as a proposal for the implementation of continuing education entitled: “integrative practices promoting the health of nursing workers in palliative care” with effective interaction and technical cooperation between Onofre Lopes University Hospital and Escola de Health of the Federal University of Rio Grande do Norte aimed at nursing professionals who deal with the care of cancer patients in palliative care. The School of Health, through the course of massage therapy presents itself as an active learning scenario, as it provides the acquisition of fundamental knowledge and skills, stimulating the use of these integrative therapies in a rational, safe, effective and quality. However, it is necessary to strengthen the practice of care for nursing professionals through integrative practices, in order to consolidate nursing care in quality palliative care, committed to the real needs of the Unified Health System.

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  • RENAN LAURINDO DANTAS DOS SANTOS
  • Morbidade de servidores de uma Universidade Federal afastados para tratamento da própria saúde


  • Orientador : MARIA LUCIA AZEVEDO FERREIRA DE MACEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
  • GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM
  • MARIA LUCIA AZEVEDO FERREIRA DE MACEDO
  • Data: 29/10/2019

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    O adoecimento e afastamento para tratamento da própria saúde traz repercussões para a vida do servidor, como também reflete e interfere na dinâmica da instituição em que desenvolve suas atividades laborais. Objetivo: Analisar a morbidade de servidores de uma Universidade Federal brasileira afastados para tratamento da própria saúde no ano de 2016. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa e delineamento transversal. Os sujeitos do estudo foram servidores efetivos da Universidade afastados para tratamento da própria saúde. Os dados foram coletados utilizando-se relatórios gerenciais do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. Resultados: na instituição estudada no ano de 2016, foram concedidas 410 licenças para tratamento da própria saúde de servidores, predominando o sexo feminino, 72,68%, com faixa etária de 31 a 45 anos (70,73%), atividade laboral em cargo de nível médio, 55,61%, e atuação na área administrativa (45,37%). Destaca-se que os transtornos mentais e comportamentais foram predominantes com 24,88% dos casos. Considerações finais: o conhecimento do perfil de adoecimento dos servidores da Instituição estudada identificou a necessidade de ações preventivas a serem desenvolvidas pela gestão, relacionadas à saúde mental do servidor e ao ambiente trabalho.



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    The illness and sick leave for treatment of one's own health has repercussions for the life of the servant, as well as reflects and interferes in the dynamics of the institution in which he develops his work activities. Objective: To analyze the morbidity of employees of a Brazilian Federal University away for treatment of their own health in 2016. Method: Descriptive study of quantitative approach and cross-sectional design. The subjects of the study were permanent University employees who were removed for treatment of their own health. Data were collected using management reports from the Integrated Server Health Care Subsystem. Results: in the institution studied in 2016, 410 licenses were granted to treat the health of employees themselves, predominantly females, 72.68%, aged 31 to 45 years (70.73%), work activity in mid-level position, 55.61%, and performance in the administrative area (45.37%). It is noteworthy that mental and behavioral disorders were predominant with 24.88% of cases. Final considerations: the knowledge of the illness profile of the employees of the studied institution identified the need for preventive actions to be developed by the management, related to the mental health of the server and the work environment.


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