Banca de DEFESA: GEORGE SILLAS SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEORGE SILLAS SILVA GOMES
DATA : 24/02/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS REGIONAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

 




PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente. Política Pública em Saúde. Profissionais de Saúde. 

Sistema Único de Saúde.




PÁGINAS: 78
RESUMO:

A Educação Permanente em Saúde se define como um processo de ensino e aprendizagem integrados ao trabalho, tendo como fundamento a aprendizagem expressiva e a probabilidade de transformar as práticas profissionais. No Rio Grande do Norte, a implantação da Educação Permanente em Saúde  foi norteada por diretrizes nacionais, estabelecidas primeiramente pelo documento do Ministério da Saúde que apresentava diretrizes às políticas de formação e desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde e, em seguida, pela Portaria GM/MS n.º 198/2004, que instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Nesse contexto, esse estudo objetiva analisar a atuação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio Grande do Norte e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento  dos processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que foi realizada com os profissionais responsáveis pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde de sete Unidades Regionais de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. A coleta e produção de dados  ocorreu em três etapas. A primeira consistiu em um encontro de trabalho com os profissionais participantes do estudo para apresentação da pesquisa e levantamento das necessidades de investigação acerca das perspectivas de intervenção colaborativa para a melhoria dos processos de trabalho, fomentando o debate sobre a intersecção educação e gestão nas regionais de saúde do estado. A partir disso, foram  realizadas entrevistas individuais para a compreensão dos desafios e potencialidades das URSAP para a implantação  dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde. Com base no reconhecimento e análise do diagnóstico de atuação dos Núcleos, foi construído, de forma colaborativa em grupos operativos, com profissionais gestores estaduais e profissionais atuantes das URSAPs, um plano de ação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde para promoção da regionalização da implementação da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde. Para tratamento e organização dos dados foi utilizado o programa de análise qualitativa Atlas.ti versão 22. A análise de dados foi feita a partir dos princípios da análise de conteúdo proposta por Minayo (2001), que permitiu a elucidação de três categorias: Conhecendo os processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde, seus desafios e potencialidades; Discutindo as ações necessárias para qualificar a implantação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde e Construindo um plano de ação para melhoria dos processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio Grande do Norte. O conteúdo desta última categoria possibilitou a materialização do plano de ação como intervenção no cenário estudado.  O produto desse estudo contribuirá para o fortalecimento da gestão da educação na saúde do Rio Grande do Norte  por meio da implementação da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde de forma horizontal e regionalizada. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Interna - ***.578.944-** - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - Fiocruz - RJ
Interna - 2639848 - MARIZE BARROS DE SOUZA
Externo à Instituição - RICARDO BURG CECCIM - UFRGS
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 10:52
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