Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON MENDES MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON MENDES MARQUES
DATA : 31/01/2022
HORA: 16:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO DA UTILIZAÇÃO DO PARTOGRAMA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO


 

PALAVRAS-CHAVES:

 Trabalho de Parto. Parto. Enfermagem Obstétrica. Equipe de Assistência ao Paciente. Avaliação de Resultados da Assistência ao Paciente. 

 

PÁGINAS: 30
RESUMO:

Introdução: O partograma é um instrumento norteador para tomada de decisões na assistência obstétrica sendo  utilizado no acompanhamento do trabalho de parto, reduzindo as intervenções desnecessárias e melhorando a qualidade da assistência ao parto e nascimento.  Ao que se percebe esse instrumento em alguns serviços não é utilizado de maneira adequada o que pode comprometer a excelência da assistência ao binômio: mãe e filho.  Objetivo: Nesse contexto,  o objetivo desse trabalho éconstruir um instrumento de monitoramento da utilização do partograma em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) nas suas quatro fases. A primeira, a concepção onde será percebido o problema da ineficiência da utilização do partograma pelos profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra e a revisão bibliográfica; a instrumentação terá como base a descrição do local de estudo e profissionais envolvidos na pesquisa; a perscrutação envolverá uma pesquisana modalidade deentrevista semi estruturada aos profissionais alvo deste projeto e a formação de um grupo de convergência, que construirá coletivamente o instrumento de monitoramento da utilização do partograma; a fase de análise que compreenderá a investigação detalhada dos dados e construção do produto final deste projeto. Resultados esperados: Espera-se que ao fim do projeto tenha-se construído o instrumento de monitoramento de utilização do partograma e com isso possa ocorrer a implantação da referida ferramenta. Planeja-se que sobrevenha a criação de um grupo de trabalho formado pelos Enfermeiros Obstétricos para acompanhar e avaliar o cenário, e que o instrumento venha fortalecer a prática de preenchimento e leitura do partograma por parte dos profissionais e assim melhorar a qualidade da assistência obstétrica no serviço.   Pretende-se ainda submeter a periódicos científicos  artigos de estudos extraídos deste trabalho na forma de manuscritos. 


 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externa à Instituição - CARLA SUELLEN PIRES DE SOUSA - EBSERH
Notícia cadastrada em: 22/01/2022 07:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa27-producao.info.ufrn.br.sigaa27-producao