Banca de DEFESA: MARTA MARIA PINHEIRO

DISCENTE : MARTA MARIA PINHEIRO
DATA : 18/11/2020
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN - ESUFRN

REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA NO COMPONENTE PRÉ-NATAL DA REDE CEGONHA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

Palavras chave: Serviços de saúde materno-infantil. Cuidado pré-natal. Integralidade em saúde. Acesso aos serviços de saúde. Níveis de Atenção à Saúde

No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), visando superar a fragmentação da atenção à saúde e atingir, dentre outros princípios, o da integralidade da atenção, propõe-se a organização da assistência em Redes de Atenção à Saúde (RAS). Nesse sentido, a Rede Cegonha (RC) busca implementar cuidados para assegurar às mulheres atenção de qualidade e humanizada em diversos âmbitos, entre os quais o Pré-natal. Considerando que a atenção no Pré-natal de alto risco, necessária quando a gestante apresenta maior probabilidade de evolução desfavorável, ocorre em pontos de atenção diferentes, é de fundamental importância a integração desses pontos na garantia da integralidade. Este estudo objetiva analisar a referência e contrarreferência (RCR) do componente pré-natal da Rede Cegonha no município de Natal/RN. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Para tanto, foram realizadas coleta de dados em fichas de RCR encaminhadas ao PNAR e entrevistas com profissionais inseridos na Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Especializada (AE), gestão do Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Atenção Especializada (DAE), regulação do sistema e gestantes atendidas em um serviço de PNAR. Os dados coletados nas fichas foram analisados por estatística descritiva com auxílio do Software Excel. Para a organização e categorização dos dados das entrevistas foi utilizado o Atlas.ti (versão 8) e como método de interpretação a análise temática de Bardin (2015).  Elencou-se as seguintes categorias temáticas: Categoria 1: Referência e contrarreferência: da função normativa ao potencial de integração da rede, com as Subcategorias: entendimento de referência e contrarreferência como acionamento e resposta da AE; entendimento de referência e contrarreferência como organização da rede e articulação entre os níveis; Sem clareza ou com conceito reduzido de referência e contrarreferência. Categoria 2: Referência, contrarreferência e organização da rede cegonha: distância entre o real e o ideal na coordenação do cuidado e integração dos níveis de atenção, com as Subcategorias: O cotidiano da referência e contrarreferência na Rede Cegonha; Organização e mecanismos para assegurar atenção oportuna, de qualidade e integração da rede; Comunicação na Rede Cegonha e coordenação do cuidado: o desafio da contrarreferência. Categoria 3: Percalços e percursos para integração na rede cegonha: o que temos e o que podemos? com as Subcategorias:  o desafio de consolidar a RCR na rede cegonha municipal; o que tem de potente na Rede Cegonha. A análise nas fichas de RCR evidenciou falhas em seu preenchimento na APS, ausência de devolução da contrarreferência pela AE e origem das fichas proveniente dos cinco distritos sanitários (DS), bem como subsidiou a escolha das unidades de APS para a coleta das entrevistas. Tomando por base o referencial teórico da integralidade e dos sistemas integrados de serviços de saúde procedeu-se aproximação de conceitos. Os resultados das entrevistas apontam falhas de comunicação entre os serviços que compõem o componente PN da RC, fragilidades no uso dos instrumentos adotados para integração dos níveis assistenciais como a RCR e os protocolos assistenciais e da ausência de capacitações e educação permanente dos profissionais de ambos os níveis. Como produto procedeu-se a construção de um fluxograma analisador da RCR no componente PN na RC, que poderá ser utilizado pelos profissionais para melhorar a coordenação do cuidado e integralidade. Propõem-se assim, colaborar para o maior conhecimento teórico e prático no campo da integralidade e coordenação dos cuidados, compreendida como essencial na oferta de atenção integral em saúde.

Presidente - 2295095 - LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO
Interna - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO