Banca de DEFESA: RENATA LARISSA DE PAIVA FERREIRA

DISCENTE : RENATA LARISSA DE PAIVA FERREIRA
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Web conferência

CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA: REVELAÇÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS ENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Escuta; Participação; Criança; Pensamento Computacional; BNCC.

Recentemente, a criança vem ganhando protagonismo nas pesquisas passando a fazer parte da investigação por meio de sua participação ativa. No entanto, quando se trata de políticas públicas, as crianças ainda são pouco ouvidas. Deste modo, essa investigação busca evidenciar as contribuições das atividades apontadas no eixo de PC do documento complementar à BNCC a partir das perspectivas e sentidos que as crianças atribuem às práticas desenvolvidas junto a elas. Como suporte teórico, temos: Dahlberg; Moss; Pence (2019), Fochi & Vasconcelos (2016), Cruz (2008), Kramer et al. (2019) Rinaldi (1999; 2012), Malaguzzi (1999) e Sarmento (2008) que nos auxiliam na compreensão de criança como ator social, sujeito com direitos, participativo e com vozes. Para dialogar sobre a concepção de currículo na Educação infantil, Faria & Salles (2012), as DCNEI (2009), a BNCC (2017) e o Documento Curricular do Rio Grande do Norte para a Educação Infantil (2018), para refletir sobre a relação das crianças e as mídias temos Belloni (2009), Valente (2016) e Cordeiro (2021;2023) e, por fim, para tratar do PC utilizamos referenciais específicos da área SBC (2019), CIEB (2020), Wing (2006; 2011), Brackmann (2017). Participaram da pesquisa 22 crianças da pré-escola de uma instituição pública de Parnamirim-RN. A pesquisa respalda-se na metodologia qualitativa, na qual as múltiplas linguagens das crianças foram analisadas por nuances da ATD, e seus interesses foram organizados em três categorias de análise que sustentam a ideia de que as crianças gostam de aprender com os meios digitais, com jogos e com a natureza.  Os resultados apontam a importância da participação infantil, nos fazendo enxergar sua contribuição insubstituível. A partir das suas múltiplas linguagens, as crianças nos revelam o que pensam, como compreendem e experimentam as vivências apontadas no complemento da BNCC. Como produto técnico, realizaremos uma oficina com as professoras da instituição na qual a pesquisa foi realizada, a fim de apresentar possibilidades de utilização do espaço construído na escola para desenvolvimento tanto das atividades plugadas, como desplugadas, respeitando as especificidades e interesse das crianças.

Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Externo à Instituição - EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 17:01