Apresentação

Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) foi criado, com vistas a contribuir no atendimento de uma demanda nacional por formação de profissionais qualificados na área de Tecnologia Educacional, colocando a infraestrutura da UFRN à disposição de estudantes de pós-graduação stricto sensu para que tenham um ambiente de ensino, aprendizagem e pesquisa que possibilite a produção e apropriação de conhecimentos de ponta nesta área. É desta forma que o PPgITE tem atuado em favor de uma cultura de inovação educacional, que tem promovido o desenvolvimento e integração de tecnologias digitais e as metodologias ativas na dinâmica das ações pedagógicas das instituições de ensino, sobretudo potiguares. Em seu primeiro quadriênio (2017-2020), o PPgITE formou mestras e mestres em Inovação em Tecnologias Educacionais vinculados às quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte e até de outros estados.

 

O PPgITE está alinhado às políticas públicas nacionais voltadas à inovação e democratização da Educação, sendo alicerçado no Plano Nacional de Educação (PNE), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), nos Referenciais de Formação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação, assim como no Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (PEE-RN), no Programa Nova Escola Potiguar, no Plano Municipal de Educação da Cidade do Natal (PME-Natal) e no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN. Tais documentos oficiais, de forma geral, apontam para a necessidade de expansão do número de profissionais da Educação com pós-graduação stricto sensu e demonstram a importância deles para atuar na Educação Básica, Técnica e na Educação Superior fazendo uso de tecnologias educacionais emergentes.

 

A área de concentração do programa - Inovação em Tecnologias Educacionais - tem como objetivo produzir reflexões e práticas sobre inovação e democratização da Educação mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e pelas metodologias ativas. A pesquisa e o desenvolvimento nessa área requerem multidisciplinaridade em ações orientadas à produção e à aplicação do conhecimento científico e tecnológico. A área de concentração incide na formação de profissionais capazes de implementar e coordenar projetos educacionais inovadores que desenvolvam e/ou utilizem tecnologias diversas, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, produzindo e disseminando conteúdos, programas e ferramentas tecnológicas para a mediação pedagógica. Desta forma, visa criar uma cultura de inovação educacional em instituições de ensino por meio da investigação e desenvolvimento de metodologias, estratégias e ferramentas adaptadas a cada situação-problema, com vistas a transbordar efeitos da produtividade acadêmica na sociedade. A área de concentração do Programa promove tanto a produção quanto a aplicação e avaliação de diferentes tecnologias educacionais em diferentes contextos de ensino e aprendizagem.

 

Para isso, a área de concentração do PPgITE conta com as seguintes linhas de pesquisa: (i) Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais; e (ii) Práticas com Tecnologias Educacionais. As duas linhas são complementares pois permitem se estender desde o desenvolvimento de novas ferramentas digitais até a aplicação e avaliação delas a partir de práticas pedagógicas. As linhas de pesquisa foram escolhidas devido à competência acadêmica e profissional de pesquisadores-doutores que compõem o quadro docente do PPgITE nessas áreas, sendo expressa não apenas pela produção intelectual científica e tecnológica, mas também pela experiência profissional deles em instituições de ensino, públicas e privadas, nacionais e internacionais. Ambas as linhas de pesquisa são contempladas por vários projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação executados pelos professores vinculados a diferentes unidades acadêmicas da UFRN, e com formações heterogêneas que garantem a atuação multidisciplinar do Programa.

 

Nesse sentido, a linha de pesquisa 1, Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, orienta-se para o desenvolvimento de metodologias e ferramentas pedagógicas envolvendo sistemas computacionais, mas não restrito a eles. Ela é fundamentada na ideia de construção de ambientes de aprendizagem que permitam e forneçam suporte ao envolvimento ativo do aprendiz na realização de tarefas contextualizadas que ofereçam meios para criação e manipulação de artefatos. Possibilita, portanto, o desenvolvimento de projetos para a construção de produtos e inovações tecnológicas, tais como materiais didáticos, softwares educativos, plataformas de interação e interatividade, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, processos pedagógicos bem como propostas reflexivas de recursos e atividades diversificadas para a integração das modalidades educacionais.

 

Por sua vez, a linha de pesquisa 2, Práticas com Tecnologias Educacionais, objetiva desenvolver potencialidades teóricas e práticas acerca da aplicação de tecnologias emergentes nos processos de ensino e aprendizagem, considerando o aprendiz um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento. Essa linha é fundamentada na visão cognitivista que tem preocupação com o processo de aprendizagem no qual o aprendiz é protagonista e constrói representações, por meio de sua interação com a realidade e/ou com seus pares. Possibilita, portanto, a experimentação e avaliação de práticas pedagógicas com o uso de diferentes tecnologias, tendo enfoque no aprendiz e na construção individual e coletiva de significados, além de ênfase no controle do processo de aprendizagem e nas habilidades e competências desenvolvidas nele. Nesse mesmo sentido, contemplam-se também práticas com tecnologias emergentes em diferentes espaços e contextos das instituições de ensino, formal ou não, como a gestão escolar e/ou pedagógica.

 

Ambas as linhas de pesquisa do PPgITE são voltadas a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar no desenvolvimento, gestão, docência e mediação de projetos com uso das tecnologias educacionais emergentes. Elas estão alinhadas com os objetivos do IMD de gerar capital intelectual, produtos e processos capazes de propor inovação pedagógica por meio da integração, experimentação e desenvolvimento das tecnologias educacionais, promovendo uma maior interação com as Instituições da Educação Básica, Técnica e da Educação Superior, do setor público e privado, Secretarias de Educação dos Municípios e do Estado, e até empresas na condução de projetos de pesquisa, extensão e inovação no campo da Tecnologia Educacional.

 

Missão:

Formar e qualificar profissionais, com alto padrão acadêmico e científico em sua área de concentração, para que concretizem todo o seu potencial a fim de inovar a educação por meio de práticas pedagógicas e tecnologias emergentes, com compromisso ético e político alinhado à sustentabilidade social, econômica e ambiental, para atender às demandas da sociedade e do mundo do trabalho. O caráter singular de sua proposta e a natureza interdisciplinar do PPgITE são estratégicos para a proposição de soluções inovadoras que atendam à complexidade do contexto educacional, tanto na esfera estadual, quanto nacional, e estão refletidos em suas linhas de pesquisa. Ademais, tais características colocam o Programa alinhado aos objetivos institucionais da UFRN em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no que diz respeito à assegurar formação cidadã de estudantes concernente aos desafios locais, nacionais e globais, à elevação da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.

 

Visão:

Tornar-se reconhecido socialmente, nos âmbitos regional, nacional e internacional, como um programa de pós-graduação de excelência na formação de profissionais que contribuam para a inovação educacional, a partir da produção e disseminação de conhecimento científico e do desenvolvimento de tecnologias educacionais, com vistas à educação inclusiva, de qualidade e equitativa que promova oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

 

Valores:

O PPgITE possui princípios norteadores e compromissos que regem sua missão, visão e objetivos. Tais valores, portanto, estão impressos nos resultados futuros que pretende gerar, bem como no perfil de seus egressos que atuarão na sociedade e colocarão em prática a proposta do programa de inovar na educação. Nesse sentido, os valores do PPgITE foram delineados considerando aspectos humanos e sociais, relativos à qualidade do ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação, conforme se apresentam a seguir:

 

  • - Inserção social e valorização das pessoas;
  • - Respeito à diversidade e pluralidade;
  • - Inovação em tecnologias educacionais;
  • - Interdisciplinaridade entre áreas de conhecimento;
  • - Excelência na formação de profissionais;
  • - Rigor científico e metodológico na produção de conhecimentos e tecnologias;
  • - Alto padrão na pesquisa e na produção científica;
  • - Responsabilidade, ética e comprometimento social;
  • - Integração, cooperação e desenvolvimento regional;
  • - Competência e visibilidade nacional e internacional.


Execução dos Componentes Curriculares:

Para favorecer a participação do trabalhador-estudante (profissional), os componentes curriculares do PPgITE são executados em formato de módulo. A carga-horária de cada módulo é condensada em parte do semestre o que permite flexibilidade em sua oferta. Os componentes curriculares, tanto obrigatórios, quanto optativos são presenciais e realizados na tarde e noite das sextas-feiras e nos turnos matutino e vespertino aos sábados


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Coordenação do Programa

  • - DENNYS LEITE MAIA

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