Banca de DEFESA: GILUIZA CATARINA CARDOSO ALVES BORGES

DISCENTE : GILUIZA CATARINA CARDOSO ALVES BORGES
DATA : 15/02/2024
LOCAL: IMD/CIVT - B206

A INFLUÊNCIA DO PROTAGONISMO DISCENTE NO LETRAMENTO ESTATÍSTICO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O CICLO INVESTIGATIVO PPDAC NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Protagonismo Discente; Letramento Estatístico; Ciclo Investigativo PPDAC.

Práticas pedagógicas com letramento estatístico mobilizam no discente habilidades e competências necessárias para o seu cotidiano. É relevante que experiências de aprendizagem que promovam o pensamento investigativo e o letramento estatístico sejam desenvolvidas com os alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando o protagonismo tanto na aprendizagem, quanto na atuação em sociedade. O uso do Ciclo Investigativo PPDAC (acrônimo para Problema, Planejamento, coleta de Dados, Análises e Conclusões), além de promover o pensamento investigativo, favorece o letramento estatístico discente, proporcionando aprendizagem significativa e ativa. Com o propósito de estimular o envolvimento e engajamento discente, por meio de uma prática investigativa e criativa que influencie no desenvolvimento do letramento estatístico, a questão central desta pesquisa é: Como o protagonismo discente pode ser desenvolvido em todas as fases do PPDAC para a promoção do letramento estatístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Assim, o objetivo geral desta pesquisa é: Analisar o desenvolvimento do protagonismo discente em todas as fases do PPDAC para a promoção do letramento estatístico em turma do 5o ano. Como suporte teórico, tem-se: no campo do letramento estatístico - Cazorla e Santana (2010), Gal (2002), Cazorla (2017) e Campos, Wodewotzki, Jacobini (2011); sobre protagonismo discente utilizaram-se Pagano (2017), Santos, Felicetti (2013), Costa (1999), Freire (1996), Dewey (1979) e Friedmann (2017); e para o Ciclo Investigativo PPDAC e Educação Matemática, Wild e Pfannkuch (1999) e Ole Skovsmose (2021). A pesquisa foi realizada com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade do Natal/RN. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, visando examinar o objeto de estudo em seu contexto social, sendo assim de caráter exploratório, utilizando-se para a coleta de dados de filmagens e registros fotográficos, além das produções discentes. O método de pesquisa foi a Pesquisa-ação, devido ao envolvimento da pesquisadora na intervenção com os participantes. A prática de aprendizagem investigativa e criativa implementada foi realizada por meio de uma pesquisa que partiu de uma problemática evidenciada pelos próprios estudantes. Como resultado, os alunos atuaram como protagonistas em todas as etapas do Ciclo Investigativo PPDAC, bem como favoreceu na promoção do letramento estatístico do discente.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA