Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DE LIMA SILVA CAVALCANTE

DISCENTE : RAQUEL DE LIMA SILVA CAVALCANTE
DATA : 02/02/2024
LOCAL: IMD B206

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONSTRUINDO CAMINHOS POSSÍVEIS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Formação continuada de professores; Letramento Digital; Competências digitais;

As tecnologias digitais fazem parte do nosso dia a dia e precisam ser incluídas nos ambientes escolares, como aponta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  No entanto, existe uma desconexão significativa entre o que aponta os documentos nacionais e o cotidiano escolar. Diversos fatores contribuem para essa desconexão como a ausência de formação continuada docente (ou a incoerência entre as formações ofertadas e as reais necessidades desses profissionais), infraestrutura escolar inadequada, desvalorização docente, sobrecarga de trabalho etc. Colocando a formação docente em destaque, observa-se quemuitos professores ainda não dominaram o uso básico dessas novas tecnologias e, consequentemente, desconhecem o potencial pedagógico delas para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, este estudo tem como foco promover uma formação continuada no que tange o desenvolvimento de letramento digital dos docentes que atuam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Rita Trigueiro, localizada na cidade de Belém do Brejo do Cruz-PB. Essa escola foi selecionada como lócus de pesquisa diante das dificuldades de alguns docentes em integrar as tecnologias em suas práticas pedagógicas. Essas dificuldades, observadas pela pesquisadora que atua como coordenadora pedagógica na instituição, representam em alguns casos desconhecimento e falta de habilidades para utilizar recursos tecnológicos simples, como o e-mail. Desse modo, investigamos: Como uma formação continuada para o desenvolvimento de letramentos digitais para docentes pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de uma escola pública municipal? O objetivo deste estudo é desenvolver e implementar um programa de formação continuada com ênfase no letramento digital para professores, visando a melhoria da qualidade educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ana Rita Trigueiro. Como objetivos específicos delimitamos: i) Investigar o nível das competências digitais dos docentes da escola; ii) Planejar, junto com os professores da escola, uma proposta de formação continuada a partir de suas necessidades; iii) Implementar o programa de formação continuada com os docentes; iv) Validar a proposta de formação continuada junto aos professores. Como fundamentação teórica deste estudo se debate a formação continuada docente, o planejamento da formação continuada, o letramento digital e as tecnologias digitais da informação e comunicação. Para o desenvolvimento deste estudo, adotamos a pesquisa participativa, na qual a pesquisadora estará ativamente envolvida e interagindo diretamente com os participantes do estudo. Esta pesquisa será de natureza aplicada e abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Acerca dos objetivos, a investigação é do tipo exploratória. Utilizaremos a matriz do design instrucional que segue a metodologia baseada em Filatro, que contempla cinco etapas essenciais para o planejamento, criação e validação da formação: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Como resultados, espera-se elaborar e aplicar um modelo de formação continuada interativo, participativo e dinâmico que auxilie no desenvolvimento do letramento digital docente. Como produto técnico será disponibilizado um e-book, com os materiais didáticos e demais artefatos utilizados na formação. Com este estudo, pretendemos alcançar resultados significativos, não somente no que tange à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos da escola Ana Rita Trigueiro, mas também contribuir para a formação do profissional docente.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA