Banca de QUALIFICAÇÃO: IDI CARLA SANTOS DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IDI CARLA SANTOS DE ARAUJO
DATA : 24/11/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Web conferência
TÍTULO:

PENSAMENTO COMPUTACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA SOBRE USO DE MICROAPRENDIZAGEM POR MEIO DO INSTAGRAM


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; Pensamento Computacional; Alfabetização; Instagram; BNCC.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente trabalho é parte de uma construção de repensar a identidade, experiências e novos desafios que perpassam a educação, considerando reflexões e ações sobre a formação continuada de professores, diante das referências e documentos mencionados nessa pesquisa, buscando aperfeiçoar a minha prática pedagógica, além de contribuir cientificamente com novas ideias e experiências para a educação. Surge da oportunidade de trocar experiências com colegas e necessidades de fazer acontecer no chão da sala de aula contemporâneo, novas formas de aprender, não só pelo aluno, mas também o professor. A ideação para o desenvolvimento do trabalho foi criar conteúdo digital por meio de um experimento de um plano piloto para a formação continuada no Instagram, à luz do documento complementar da BNCC, sobre o pensamento computacional nos anos iniciais buscando ser uma ferramenta de apoio didático para professores alfabetizadores que atuam nesse nível de ensino. Foi feito um mapeamento sistemático da literatura que buscou publicações sobre a formação de professores alfabetizadores com relevância do conhecimento e práticas do pensamento computacional nos anos iniciais, em mídia social, Instagram. A metodologia desenvolvida é de natureza aplicada, exploratória, descritiva e explicativa. Tem a pesquisa-ação, baseado em Thiollet e a criação de um Design Instrucional Contextualizado com referência em Filatro, tanto para a criação do conteúdo sobre pensamento computacional, como para o perfil do Instagram, buscando de forma inovadora, desenvolver um protótipo de formação com microaprendizagens via a rede social supracitada. Foi encontrado na literatura com o mapeamento sistemático, lacunas quanto ao modelo de formação via microaprendizagens, considerando o Instagram sendo utilizado com um recurso digital de produção de conhecimento entre professores. Além disso, como referencial teórico é refletido sobre a (re) construção da identidade docente, as implementações de políticas públicas, a percepção do cenário internacional e nacional sobre o desenvolvimento dessas políticas, considerando documentos como CSTA, ISTE, SBC, CIEB, BNCC, bem como experiências de professores dentro e fora do Brasil. Além disso, tem Freire (1987), Almeida (1987), Elia (2021), Pascal (2020), Moran (2019), Klering, Trarbach e Kersch (2023), que embasam as reflexões e construções da estruturação dessa pesquisa. Esse trabalho, visa desenvolver uma experiência diferente com um grupo de até 15 professores alfabetizadores dos anos iniciais, de forma inovadora com o conteúdo acesso democrático, aproximando os docentes dos recursos e ferramentas tecnológicas para conhecer e aplicar o pensamento computacional com crianças nos anos de alfabetização


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 19:26
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