Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE DA SILVA BATISTA

DATA : 01/11/2023
LOCAL: SALA B206 - IMS

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA

Palavras-Chave: Necessidades Formativas; Formação docente; Educação Infantil; Tecnologias; Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo.

Para o desenvolvimento de uma prática docente socialmente referenciada, ratifica-se a primazia da formação ao longo da vida profissional atrelada às necessidades da sociedade. É válido salientar que é fundamental considerar, para o desenvolvimento das formações, as reais necessidades formativas dos professores, as quais podem ser identificadas por lacunas, problemas, interesses e motivações. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral: investigar as necessidades formativas dos professores da pré-escola da rede municipal de ensino do Natal/RN, acerca do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Esta investigação está respaldada pela abordagem mista, permeando a coleta e análise de dados tanto quantitativos como qualitativos. Trata-se de uma pesquisa de  caráter exploratório e de natureza básica. Para a coleta de dados será utilizado um questionário eletrônico semiestruturado pelo Google Formulários, envolvendo questões abertas, de múltipla escolha e com escala Likert de cinco níveis, que será enviado aos docentes da rede que atuam na pré-escola, constituindo uma amostra a partir da quantidade de respondentes. A análise dos dados possibilitará identificar as necessidades de formação dos professores investigados, incluindo os desafios que os professores enfrentam ao tentar usar tecnologia em sua prática docente e as lacunas em seu Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK), além de levantar as áreas nas quais a formação se faz necessária. Pretende-se elaborar um artigo científico, a partir dos resultados, incluindo recomendações para desenvolver o conhecimento TPACK dos professores, as quais poderão se tornar um guia para o desenvolvimento profissional docente. Além disso, também é esperado que esta investigação acarrete um impacto positivo nas futuras propostas de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME), tendo em vista que eles terão acesso às necessidades formativas específicas dos professores, assim como os seus interesses em relação ao uso das tecnologias.

Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interno - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO