Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIEL WAGNER HOLANDA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIEL WAGNER HOLANDA LIMA
DATA : 10/10/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Vídeoconferência (meet.google.com/dhu-dqds-dno)
TÍTULO:

RETRATOS DO GEOPARQUE SERIDÓ-RN: EXPLORANDO E INOVANDO

SOB O OLHAR DA LINGUAGEM E TECNOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Geoparque Seridó; Biologia; Geografia; Linguagem; Tecnologia.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo evidenciar as contribuições que o Geoparque Seridó traz para o
processo de ensino-aprendizagem de Biologia e de Geografia na 1ª série do Ensino
Médio Potiguar na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, na cidade de
Caicó-RN. Para isso, propomos a produção de diversos gêneros, sob o olhar da
linguagem e da tecnologia (quadrinhos, vídeos-documentários, vlogs, fotografias, trilhas
e charges, reportagens, cordéis, dentre outros gêneros possíveis), com base em noções
de inovação tecnológica. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: “Como a
linguagem e a tecnologia acerca do Geoparque Seridó contribuem para o processo de
ensino-aprendizagem dos alunos no que se refere às disciplinas de Biologia e
Geografia?”. Em relação ao embasamento teórico, buscamos parâmetros teóricos e
metodológicos nas obras de: Geoparque Seridó (2023); Gomes (2019); Freire (2003);
Thiollent (1986); Demo (2008); Brasil (1996, 1998, 2006) e outros autores variados. A
relevância deste estudo se dá por associar a realidade dos alunos à região em que eles
vivem, sobretudo em relação à existência e à contribuição do Geoparque Seridó para o
espaço em que moramos, atribuindo a isso noções de turismo, impactos ambientais,
questões hídricas, biodiversidade e costumes locais. Ademais, os estudantes terão
alguns fenômenos socializados no âmbito da Biologia e da Geografia, como, por
exemplo, chuvas, ventos, radiação solar, transformação das rochas, floração, frutos,
desastres ambientais, aquecimento global, questão hídrica, minérios, entre outros. Todos
esses quesitos são vivenciados pelos alunos em seu cotidiano e é importante que eles
tenham conhecimento da influência e da contribuição que o Geoparque tem nessa
questão. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação com visitas
de campo na turma de 1ª série da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo
no município de Caicó-RN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externa ao Programa - 3351562 - CELIA MARIA DE MEDEIROS - UFRNExterna ao Programa - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO - UFRN
Notícia cadastrada em: 10/10/2023 09:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao