Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA LARISSA DE PAIVA FERREIRA

DISCENTE : RENATA LARISSA DE PAIVA FERREIRA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Web conferência

PESQUISA COM CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE O DOCUMENTO COMPLEMENTAR A BNCC SOB O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS

Escuta. Participação. Criança. Pensamento Computacional. BNCC

Recentemente, a criança vem ganhando protagonismo nas pesquisas passando a fazer parte da investigação por meio de sua participação ativa. No entanto, quando se trata de políticas públicas, as crianças ainda são pouco ouvidas. Assim, a partir do conhecimento do recém aprovado Documento Complementar à BNCC (2022), intensificou-se o desejo da realização desta pesquisa, que tem como cerne esclarecer como as propostas pedagógicas apontadas no eixo de pensamento computacional do documento complementar à BNCC, que trata da inclusão da computação ao currículo da educação básica, impactam a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições das propostas pedagógicas apontadas no eixo de pensamento computacional do documento complementar à BNCC a partir das perspectivas e sentidos que as crianças atribuem às práticas desenvolvidas junto a elas. Para isso, busca-se diagnosticar quais estudos têm sido realizadas(os) sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) junto às crianças da Educação Infantil no cenário brasileiro; implementar as propostas pedagógicas apontadas pelo documento complementar à BNCC – Educação Infantil, no eixo de PC em uma turma de pré-escola; realizar uma “escuta” sensível e atenta às crianças sobre as experiências de cada uma a partir das propostas vivenciadas relacionadas com o PC; analisar os sentidos atribuídos pelas crianças as vivências realizadas. Compreendendo que a computação e as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida das crianças e suas famílias, elaboramos, junto à instituição, um espaço para construir possibilidades de experiências envolvendo diferentes linguagens. Como suporte teórico, temos: Dahlberg; Moss; Pence (2019), Fochi & Vasconcelos (2016), Cruz (2008), Kramer et al. (2019) Rinaldi (1999; 2012), Malaguzzi (1999) que nos auxiliam na compreensão de criança como ator social, sujeito com direitos, participativo e com vozes. Para dialogar sobre a concepção de currículo Faria & Salles (2012), as DCNEI (2009), a BNCC (2017), e o Documento Curricular do Rio Grande do Norte para a Educação Infantil (2018) e para tratar do pensamento computacional utilizamos referenciais específicos da área SBC (2019), CIEB (2020), Valente (2016); Wing (2006; 2011), Brackmann (2017). Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos o método do estudo de caso. Os dados serão captados por meio de documentos, áudios, fotografias, vídeos, diário de campo, observação participante, e entrevistas grupais semiestruturadas com as crianças. Para análise dos dados, utilizaremos a Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa está sendo realizada em uma turma do Nível VI de uma escola pública de Parnamirim-RN. A implementação das propostas, a escuta sensível às crianças e a análise de suas concepções, irão compor o material de análise da pesquisa que nos permitirá, como um dos possíveis resultados, compreender a relevância do Documento Complementar à BNCC no que diz respeito ao eixo do PC sob o ponto de vista das crianças. Como produto técnico, realizaremos uma oficina com as professoras da instituição na qual a pesquisa está sendo realizada, a fim de apresentar possibilidades de utilização do espaço construído na escola para desenvolvimento tanto das atividades plugadas, como desplugadas.

Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externo à Instituição - EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO - UFERSA
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Interno - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO