Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA PRISCILA RODRIGUES DE OLIVEIRA

DISCENTE : LIVIA PRISCILA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 06/09/2023
LOCAL: B203

Modelo de Gestão Colaborativa: Como Favorecer a Inovação no Planejamento Docente

Colaboração; Docentes; Gestão; Ensino Médio.

A colaboração docente é considerada um importante fator para o desenvolvimento profissional docente, fortalecimento da cultura  democrática nas instituições de ensino e melhoria da qualidade do ensino. Pois, se cria uma rede de apoio entre os educadores que se sentem mais seguros para circular conhecimento e inovar em suas práticas. Contudo, os professores ainda desenvolvem um trabalho individualizado. A implantação da BNCC e a reforma do ensino médio faz emergir a necessidade de implementação de estratégias colaborativas para planejamento de aulas e projetos inter e transdisciplinares. Assim, este trabalho tem o objetivo geral: elaborar um Modelo Colaborativo de Gestão escolar que favoreça a inovação no planejamento docente. Como objetivos específicos almejamos: i) Diagnosticar quais fatores atualmente são facilitadores e inibidores do trabalho colaborativo docente na escola; ii) Avaliar os instrumentos já existentes de Planejamento pedagógico do Professor; iii) Criar novas estratégias de planejamento do trabalho pedagógico com suporte das Tecnologias Educacionais; iv) Propor um e-book com orientações didáticas pedagógicas para contribuir à disseminação das estratégias. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa e utiliza como estratégia a pesquisa colaborativa. Envolve um coletivo de quatorze sujeitos, sendo dez professores e cinco gestores pedagógicos da Escola Estadual Antônia Guedes Martins, município de Lagoa d’Anta. Utiliza como ferramentas questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados será do tipo descritivo simples.  Espera-se, ao final da pesquisa, contribuir com a gestão pedagógica para desenvolver e sustentar práticas colaborativas na escola. Para isso, terá como produto um guia didático com ideias, práticas e recursos a serem utilizadas pela gestão escolar em momentos de formação e planejamento.

Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES