Banca de DEFESA: RUSSIANA COSTA SANTOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUSSIANA COSTA SANTOS DA SILVA
DATA : 25/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

O USO DO PADLET PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Portuguesa; Produção de texto; Padlet; Aprendizagem colaborativa.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

O ensino de produção textual em Língua Portuguesa, nos dias atuais, deve dar mais ênfase a alguns fatores como o protagonismo do aprendiz e o uso de metodologias e tecnologias que auxiliem no aprendizado de forma significativa. Nesse sentido, a ferramenta Padlet apresenta-se como possível ferramenta a ser utilizada nesse contexto para a proposição de uma aprendizagem colaborativa. Isso posto, o presente estudo tem por objetivo analisar o uso da ferramenta digital Padlet para a prática de produção textual em língua portuguesa, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Para tanto, tomamos como referenciais os estudos que discutem o ensino de Língua Portuguesa, voltando nosso olhar para a produção de texto (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2008; GERALDI, 2012); além disso, trazemos reflexões sobre metodologias ativas e aprendizagem colaborativa (BACICH; MORAN, 2018; MORAN, 2019; TORRES; IRALA, 2014) para fundamentar a nossa intervenção com base no modelo de Sequência Didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Quanto à metodologia, utilizamos a pesquisa-ação, ancorada em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória (TRIPP, 2005; GIL, 2017; GOMES; GOMES, 2020), a partir de uma intervenção realizada com uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Macau-RN. Neste estudo, realizamos uma análise descritiva-interpretativista com base no corpus constituído, tomando por base as seguintes etapas: a) planejamento: aplicação de questionário e readaptação da sequência didática inicialmente proposta; b) implementação: aplicação da sequência didática com atividades de produção de textos na ferramenta Padlet e a observação direta das atividades; e, c) avaliação: com análise das produções de texto, uso de entrevista semiestruturada e questionário. Ao final, evidencia-se que a intervenção realizada foi capaz de tornar os alunos produtores de texto mais críticos e reflexivos, com resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem de produção de texto em Língua Portuguesa. Ademais, foram produzidos, como produtos finais, o tutorial para uso do Padlet no celular e a sequência didática para o professor com orientações sobre o uso do Padlet para a produção textual e uma para ser disponibilizada aos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Interna - ***.064.828-** - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Externa ao Programa - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES - UFRNExterna à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 15:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao