Banca de DEFESA: RAIZA DE ARAÚJO DOMINGOS SOARES

DISCENTE : RAIZA DE ARAÚJO DOMINGOS SOARES
DATA : 25/08/2023
LOCAL: IMD/CIVT - A305

ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DA ABORDAGEM STEAM: EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE

Abordagem STEAM; Ensino de Química; Química Orgânica.

O Ensino de Química tem importância para a formação de cidadãos e mesmo estando presente em nosso entorno, os estudantes sentem dificuldade de observar os fenômenos Químicos ao seu redor, principalmente quando o ensino é descontextualizado da realidade, priorizando a memorização. Na busca por repensar o modelo de ensino tradicional a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerge como uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos promovidos pela implementação da abordagem STEAM no Ensino de Química Orgânica? A partir desse questionamento originou-se o seguinte objetivo geral: Identificar os impactos da abordagem STEAM no Ensino de Química Orgânica. A partir desse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram originados: I) Identificar as competências e habilidades relativas ao conteúdo de Química Orgânica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); II) Implementar sequência didática para o Ensino de Química Orgânica com abordagem STEAM e ABP; III) Analisar a sequência de ensino de Química Orgânica a partir da abordagem STEAM; IV) Construir um guia didático para Professores de Química. Para discussão dos pressupostos teóricos foram levados em consideração aspectos relacionados à abordagem STEAM, a reflexão acerca do Ensino de Química Orgânica, as dificuldades de aprendizagem e a relação da abordagem STEAM com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente proposta utilizou uma metodologia de natureza qualitativa e suas etapas foram construídas de acordo com os procedimentos de uma pesquisa-ação. Foi utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolvimento da sequência didática que foi  aplicada em uma Escola Estadual localizada em Natal. Os participantes foram os alunos de uma turma de 2°ano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de bordo, incluindo registros textuais e multimidiáticos e o diário reflexivo elaborado pelos estudantes utilizando a plataforma padlet. Os produtos educacionais deste estudo foram uma sequência didática de Química Orgânica para o Ensino Médio para construção de uma Horta escolar, utilizando a abordagem STEAM e um guia didático voltado para professores de Química. Os resultados desta pesquisa demonstram que o uso da abordagem STEAM em conjunto com a ABP permitiu desenvolver o conteúdo de introdução Química Orgânica, contemplando definição, estudo das cadeias carbônicas, nomenclatura, fórmula molecular, hidrocarbonetos, além de outros conteúdos de forma integrada, partindo da necessidade do projeto, como estudos dos polímeros naturais e sintéticos, funções inorgânicas e nutrientes essenciais. Permitindo aos estudantes perceberem a relação dos conteúdos educacionais com o seu projeto e aplicações no cotidiano. Os estudantes tornaram-se protagonistas do processo de aprendizagem e desenvolveram habilidades de planejamento, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. Espera-se que o trabalho possa contribuir com a implementação de práticas inovadoras no contexto da educação básica, inspirando para abordagens que permitam cada vez mais aos estudantes a  compreensão  dos conceitos por meio de vivências mais ativas no espaço escolar.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR - UFRNExterna à Instituição - LILIAN CASSIA BACICH MARTINS
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 17:50