Banca de DEFESA: MARCILENE PAULINO DA SILVA MANSO

DISCENTE : MARCILENE PAULINO DA SILVA MANSO
DATA : 23/08/2023
LOCAL: Via Google Meet

O USO DA FERRAMENTA COLABORATIVA CANVA NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE

Formação docente. Produção escrita. Gêneros textuais. Tecnologias digitais. Canva.

A instituição social acreditada como o lugar por excelência  para oportunizar o ensino e a aprendizagem da escrita é a escola. Nesse sentido, é fundamental que os educadores estejam imbuídos dos saberes necessários à atuação na prática educativa e acompanhem as mudanças na sociedade para inovar e propiciar um ambiente oportuno à aprendizagem significativa e  envolvente. Face ao exposto, surgiu a questão de pesquisa como promover a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva para a produção escrita dos gêneros textuais no quinto ano do Ensino Fundamental? Desta feita, o objeto de estudo desta pesquisa,  a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva na prática de produção escrita dos gêneros textuais, apresenta como objetivo geral avaliar uma proposta de formação para o uso da ferramenta colaborativa Canva que auxilie a prática docente da produção escrita dos gêneros textuais para o quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa efetivou-se numa escola de rede privada, localizada na cidade do Natal/RN, tendo como participantes onze pedagogos, atuantes no 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fim de respaldá-la, para tratar dos estudos sobre os gêneros textuais, temos aporte teórico nas investigações de Geraldi (1999), Marcuschi (2002; 2008), Koch; Elias (2009); acerca da inserção da tecnologia na educação, navegamos nos escritos de Almeida (1997), Almeida; Valente (2011), Valente (1999), Moran et al. (2003), Moran (2012); e, sobre o processo de formação docente, recorremos às discussões de Alarcão (2001; 2011), Freire (2001; 2005), Nóvoa (1995; 1997; 2022) e Schön (1995; 2000). Para o desenvolvimento da pesquisa,  consideramos os pressupostos metodológicos adotados por estudiosos como Gil (2008; 2010), Minayo (2012) e Tripp (2005), a partir dos quais adotamos, para o nosso estudo, uma abordagem de pesquisa qualitativa, por entendermos ser pertinente para o contexto de formação docente no âmbito escolar, definindo o uso da pesquisa-ação. A partir da análise dos dados gerados por  meio dos registros feitos em dois questionários e na sequência didática produzida pelos docentes, assim como no diário de campo da pesquisadora,  constatamos que o uso da ferramenta Canva na prática docente de produção dos gêneros textuais pode contribuir de forma significativa para o protagonismo, trabalho colaborativo e a produção escrita de diversos gêneros textuais da vida diária dos educandos, sendo um recurso pedagógico potencializador da prática educativa, em virtude da sua versatilidade, gratuidade, interatividade, diversidade do acervo de gêneros textuais do cotidiano dos alunos e de outros recursos disponíveis para o trabalho docente. Oriundo desta pesquisa, além da dissertação, foi produzido um curso formativo presencial  registrado como Projeto de Extensão e o e-book “Orientações didáticas para a prática da produção escrita de gêneros textuais por meio da Ferramenta Colaborativa Canva”, concedendo um legado para a educação brasileira, no tocante ao âmbito  profissional, acadêmico e social.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA