Banca de DEFESA: ANDREZZA SIMOES DA SILVA

DISCENTE : ANDREZZA SIMOES DA SILVA
DATA : 11/08/2023
LOCAL: Web conferência

A ORALIDADE DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS: A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO POSSIBILIDADE

Aprendizagem; Linguagem audiovisual; Oralidade.

A linguagem audiovisual faz parte do cotidiano social e sua disseminação vem crescendo por meio dos dispositivos móveis e o acesso à internet. O consumo e produção de conteúdo audiovisual repercute no âmbito escolar e mostra-se relevante para o processo de ensino e aprendizagem da oralidade. A linguagem oral, por sua vez, é uma prática de linguagem essencial para o desenvolvimento humano. Assim, esta pesquisa teve por objetivo perceber o potencial da linguagem audiovisual para o desenvolvimento da oralidade, oportunizando a fala das crianças de modo lúdico e contextual. Como aporte teórico, utilizou-se Vygotsky (2009) e Bakhtin (2003) para conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem oral e sua relação social, Morin (2018) e a BNCC (2018) para os estudos acerca das tecnologias digitais como recursos facilitadores e os direcionamentos sobre o ensino da linguagem oral, e Bates (2017) e Coutinho (2013) sobre a linguagem audiovisual e a educação na era digital. A metodologia desta pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa (MINAYO, 2014), de natureza aplicada. Como procedimento metodológico utilizou-se alguns elementos que constituem a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2018), por meio de uma intervenção metodológica utilizando a sequência didática (ZABALA, 1998). Essa pesquisa teve como lócus uma escola municipal de Natal/RN, e o público foi de 28 alunos do 3° ano desta instituição escolar. Usou-se como instrumentos de construção de dados: a observação participante, diário de campo, gravações de áudios e vídeos, grupo focal e entrevistas semiestruturadas destinadas aos alunos. Para as análises desses dados foram consideradas as falas dos indivíduos inseridos na pesquisa e a compreensão dos fatos pela pesquisadora. Para isso, utilizou-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2015).  Ao final da pesquisa foi possível constatar que a linguagem audiovisual se configurou como uma forma de potencializar as práticas de ensino para o desenvolvimento da oralidade, pois despertou nos alunos o encorajamento e o empoderamento das suas falas, possibilitando maior engajamento nas atividades relacionadas ao ensino da linguagem oral, e sobretudo a consciência sobre a importância de aprender sobre a oralidade para elaboração dos seus discursos conforme o contexto solicitado.

Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Externa à Instituição - FRANSELMA FERNANDES DE FIGUEIREDO - UFERSA