Banca de QUALIFICAÇÃO: STELLA LAYSE DA SILVA LIMA BRITO

DISCENTE : STELLA LAYSE DA SILVA LIMA BRITO
DATA : 13/07/2023
LOCAL: IMD/CIVT - B206

O USO DA ABORDAGEM STEAM PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES

Abordagem STEAM; Habilidades Socioemocionais; Superdotação; Talento.

O desenvolvimento de competências socioemocionais é necessário para a garantia de uma formação integral do indivíduo, fornecendo base para formar cidadãos críticos e reflexivos. Levando em consideração essa necessidade, em sua introdução, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma o compromisso de suas diretrizes com a educação integral, que leva em conta o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões, sendo assim, o documento assegura considerar tanto aspectos intelectuais quanto afetivos estabelecendo diretrizes para a prática escolar da Educação Básica (BRASIL, 2018). Nesse sentido, a abordagem STEAM, acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, propõe um trabalho interdisciplinar entre essas áreas do conhecimento. Além disso, nessa abordagem os alunos são incentivados a encontrar soluções para problemas do mundo real, terem autonomia para construir seu conhecimento e desenvolver o pensamento científico. Nesse processo, mediado pelo professor, os estudantes também poderão desenvolver as habilidades do século XXI. Pessoas com altas habilidades podem ter dificuldade de desenvolver habilidades socioemocionais o que acarreta um potencial distanciamento entre estudantes com superdotação e as escolas regulares. Com isso, o trabalho com as softs skills, se torna ainda mais importante para esses indivíduos. Diante do exposto, este trabalho tem como questão: “Como o uso da abordagem STEAM, por meio da realização de projetos, pode auxiliar estudantes com altas habilidades da Educação Básica a desenvolverem habilidades socioemocionais?” Com o objetivo de responder a questão foi definido como objetivo geral: Analisar uma prática investigativa e criativa, utilizando a abordagem STEAM, para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com estudantes do Programa Talento Metrópole. Para tanto, os objetivos específicos são: i) Levantar habilidades socioemocionais que podem ser exploradas a partir da abordagem STEAM; ii) Elaborar um projeto investigativo e criativo com um grupo de estudantes do programa Talento Metrópole; e iii) Mapear habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos discentes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) durante a prática. Desse modo, a metodologia desta pesquisa será qualitativa, será realizada no contexto do programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que tem como público-alvo estudantes da Educação Básica com AH/SD. Os dados serão gerados por meio de questionários, observação participante das aulas do programa e registros da realização do projeto. Como produto técnico deste estudo de Mestrado Profissional, além da prática realizada, será elaborado um material didático que terá como público-alvo professores, a fim de apresentar uma referência para a utilização da abordagem STEAM em sala de aula com estudantes com AH/SD. Concernente aos resultados, espera-se a demonstração de possibilidades de práticas a partir da abordagem STEAM que podem auxiliar os estudantes com AH/SD da Educação Básica a desenvolver competências socioemocionais importantes que contribuirão na sua formação integral enquanto cidadãos críticos, reflexivos e criativos.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA