Banca de DEFESA: JÚLIO CÉSAR DA SILVA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÚLIO CÉSAR DA SILVA DANTAS
DATA : 12/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/vxs-knsp-max
TÍTULO:

O USO DE REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Realidade Aumentada; Ensino de Ciências; Ensino Investigativo.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A Realidade Aumentada (RA) sai das obras de ficção científica e entra no contexto educacional. É preocupado em como se dá essa absorção pela escola que surge este trabalho: embora os benefícios apontados pelo uso dessa tecnologia já sejam documentados na literatura nacional e internacional, o método didático que orienta seu uso é anterior à tecnologia e merece atenção. Nesse sentido, justifica-se enquanto envereda por uma área pouco explorada na literatura, alinhando-se também a documentos curriculares nacionais.  É uma pesquisa com médio grau de inovação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (UFRN), na linha de Práticas Educativas com Tecnologias Digitais. A questão de pesquisa investigada visa identificar quais os impactos de práticas educativas em ciências aliadas à realidade aumentada e desenvolvidas sob o escopo das sequências de ensino investigativas. O objetivo geral é avaliar os impactos de uma proposta metodológica norteada no uso investigativo de objetos de aprendizagem em realidade aumentada e busca, como objetivos específicos, avaliar o uso dos aplicativos pelos alunos, investigar o alcance ou não dos objetivos de aprendizagem e avaliar as contribuições do guia paradidático usado nas intervenções. A Metodologia é de natureza  aplicada e exploratória, tendo uma uma turma de nono ano como público, segue uma abordagem quali-quanti, orientada pelo paradigma do estudo de caso, e usa questionários e testes de usabilidade como instrumentos de coleta. Os resultados corroboram a literatura quando apontam que intervenções que usam realidade aumentada são engajantes, divertidas e despertam a curiosidade dos estudantes; por outro lado, destaca que esse uso carece de um apoio presente do professor e que sua ausência aleija o processo de investigação e uso das aplicações. O produto construído nessa dissertação foi um ebookparadidático sobre o sistema solar, contendo propostas de investigação, recomendação de outros materiais e integrando o conteúdo aos aplicativos de realidade aumentada, de maneira a difundir práticas ativas mediadas por tecnologias. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo à Instituição - FABRICIO HERPICH - UFRGS
Notícia cadastrada em: 21/06/2023 09:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao