Banca de DEFESA: MARESSA MARIA LEMOS DE SOUSA

DISCENTE : MARESSA MARIA LEMOS DE SOUSA
DATA : 05/07/2023
LOCAL: IMD - sala A309

CULTURA MAKER COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESTUDANTES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cultura Maker; Leitura e Escrita; Sequência Didática; Língua Portuguesa.

As habilidades da leitura e escrita constituem-se como um alicerce para o bom desempenho dos alunos em todas as atividades escolares, bem como, na construção de diversos conhecimentos indispensáveis para o crescimento cognitivo, social e cultural. Contudo, a baixa proficiência em Leitura e Escrita no Brasil é evidenciada pelos índices de avaliações de aprendizagens. Essa problemática intensificou-se no contexto da pandemia da COVID-19, em que muitos alunos das escolas públicas tiveram que lidar com a falta de infraestrutura e acesso à internet para acompanhar as aulas. Diante desse cenário, torna-se necessário a adoção de uma abordagem pedagógica que promova práticas de leitura e escrita de maneira inovadora, significativa e lúdica no ambiente escolar. Nesse sentido, a Cultura Maker se apresenta como alternativa para promover aprendizagens baseadas em práticas relevantes ao aluno, incentivando seu engajamento e sua criatividade mediante a participação ativa em experiências práticas. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é investigar como a Cultura Maker pode contribuir para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública. Para alcançar esse objetivo, foi elaborada e aplicada uma Sequência Didática (SD) que envolvia a criação de artefatos analógicos e produções textuais. Como aporte teórico, esta dissertação abrange os fundamentos do Movimento Maker, que inspiram o desenvolvimento de metodologias voltadas para a educação, da Aprendizagem Criativa e das práticas de leitura e escrita por meio de textos significativos. O estudo também inclui uma Revisão Sistemática da Literatura. A metodologia adotada apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e procedimentos de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: observação, questionário, produções dos alunos e entrevista. Como resultado, a pesquisa apresenta a SD, enquanto produto educacional, que contribui para a inserção da Cultura Maker no ensino de Língua Portuguesa, permitindo sua disseminação e aperfeiçoamento. Além de apontar que a abordagem proporcionou uma prática envolvente de aprendizado que estimulou a criatividade dos estudantes e os motivou nas produções textuais, mobilizando assim suas habilidades de leitura e escrita. Logo, o estudo pode colaborar para o repensar das práticas pedagógicas, abrindo espaço para a exploração de novas oportunidades no processo de ensino e aprendizagem, conectando os estudantes com temas relevantes e significativos, e evidenciando os benefícios que a Cultura Maker pode oferecer para a educação.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Externa à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE