Banca de DEFESA: ANALYA CRISTINA LEITE CORTEZ DO CARMO

DISCENTE : ANALYA CRISTINA LEITE CORTEZ DO CARMO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: On-line (https://meet.google.com/fpb-wvcf-gee)

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA FORTALECIMENTO DA COMUNICAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA NUMA INSTITUIÇÃO DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Comunicação escola e família; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Comunicação dialógica.

Esta pesquisa teve como intuito analisar novos caminhos para uma comunicação mais dialógica, com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, entre a escola e as famílias através de ações que visem aproximar as duas instituições num contexto de colaboração e co-responsabilidade. Para tanto, os pressupostos teórico-científicos que amparam essa investigação estão fundamentados nos estudos de Lévy, Kenski, Freire, Paro, Fullan, entre outros, que discutem os conceitos de tecnologia, comunicação e a relação entre escola e família. A questão central desta investigação é: Como a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação pode contribuir na comunicação dialógica entre escola e família? Definimos como objetivo central: analisar novos caminhos para uma comunicação mais dialógica entre escola e as famílias, com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. A metodologia da pesquisa é fundamentada na abordagem qualitativa e tem como campo empírico as dependências da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, e como sujeitos de pesquisa os pais/responsáveis dos estudantes das turmas do Ensino Fundamental II, alunos do turno matutino e a equipe da escola. Quanto aos objetivos, a pesquisa é explicativa, pois busca compreender melhor a realidade pesquisada, identificando os fatores que determinam ou contribuem para uma comunicação mais dialógica entre escola e família. Quanto ao método, caracteriza-se como pesquisa participante, na qual se fez uso da  técnica de pesquisa denominada grupo focal. A coleta de dados foi feita a partir da observação participante, diário de bordo, questionário e registros em áudio. Para realização das análises, buscou-se interpretar as falas dos sujeitos da pesquisa; bem como, a interpretação dos fatos pela pesquisadora. Ao final da pesquisa, reuniu-se subsídios para analisar os impactos das ações, percebendo quais contribuições as tecnologias digitais podem trazer para as comunicações escolares e quais dessas tecnologias são mais viáveis para implantação na escola pesquisada. Por fim, foi possível concluir que a comunicação entre a escola e as famílias, na escola pesquisada, precisa ser fortalecida, a partir do uso adequado das ferramentas facilitadoras dessa comunicação, para que as duas instituições possam cumprir seus papéis formativos de forma colaborativa. Assim, foi possível construir de forma coletiva- com a participação da escola e das famílias - um plano de comunicação personalizado que atendesse aos objetivo da escola e que levasse em conta seu público-alvo. Também foi possível concluir que as famílias acompanham o processo formativo dos estudantes e desejam uma relação mais dialógica com a escola. Entretanto, a escola ainda sente que esse acompanhamento da família em relação a vida escolar dos estudantes necessita ser melhor lapidado. Por sua vez, os estudantes valorizam essas trocas comunicativas, entre as duas instituições, e se sentem-se acolhidos, por compreenderem a importância da participação da família na sua vida escolar, uma vez que, são adolescentes e necessitam de orientação.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2326009 - DINO LINCOLN FIGUEIROA SANTOS - UFRNExterna à Instituição - HERIK ZEDNIK RODRIGUES - UESPI

Notícia cadastrada em: 08/02/2023 15:17