Banca de QUALIFICAÇÃO: OZINEIDE ONOFRE DA SILVA

DISCENTE : OZINEIDE ONOFRE DA SILVA
DATA : 23/02/2023
LOCAL: online

O UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA APROPRIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Jogos Digitais; Língua Portuguesa, Plataformas digitais; Formação Docente; Plano de Formação para Professores.

O ensino da Língua Portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento e ao aprimoramento das competências e das habilidades apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, ainda apresenta resultados insatisfatórios evidenciados por aqueles obtidos nas avaliações de larga escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Na busca por contribuir com estratégias de ensino que auxiliem os docentes em suas práticas pedagógicas que culminem no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, apresentamos um estudo centrado nos conteúdos sobre o universo dos jogos digitais, pois além de serem artefatos culturais com potencial para o aprendizado de competências linguísticas, estão presentes na vida dos estudantes. Com isso, o presente trabalho objetiva desenhar uma formação continuada em serviço, utilizando o universo dos jogos digitais como mote temático para o planejamento de um Plano de Formação para os professores de Língua Portuguesa que atuam no 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de São Gonçalo do Amarante/RN. Para tanto, a metodologia utilizada nesta investigação foi de cunho qualitativo e, para atingir o objetivo o estudo realizou as seguintes ações de pesquisa: aplicação de questionários a discentes e docentes pertencentes ao lócus de pesquisa e análise de plataformas digitais que discutem conteúdos referentes ao universo dos jogos digitais. Como suporte teórico-metodológico para a execução do estudo, contribuem autores que discutem sobre o ensino da Língua Portuguesa (Antunes, 2003; Geraldi, 2012; Marcuschi, 2008; Passarelli, 2011);  jogos (Huizinga, 2000 Prensky, 2012; Alves, 2009, Petry L, 2016; Petry A, 2014; Sanches, 2021, Gee, 2012) e formação docente (Tardif, 2014; Imbernón, 2011; Zabala, 1998). Portanto, este trabalho espera que o Plano de Formação para Professores possa contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino por parte dos docentes e, consequentemente, corrobore para o desenvolvimento das competências e habilidades em Língua Portuguesa necessárias aos estudantes de 9º ano do ensino fundamental das escolas contempladas neste estudo.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - ***.064.828-** - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Externa à Instituição - ANA BEATRIZ BAHIA SPINOLA BITTENCOURT - UDESC
Notícia cadastrada em: 07/02/2023 12:38