Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIDIANA ALVES DA SILVA BEZERRA

DISCENTE : ERIDIANA ALVES DA SILVA BEZERRA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/tug-gpwu-zue

ALFABETIZAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS COM USO DOS JOGOS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jogos Digitais; Alfabetização; Aprendizagem; Avaliação.

No Brasil, os resultados insatisfatórios da alfabetização têm preocupado professores, pesquisadores e governantes, os quais continuam na busca por estratégias que demonstrem reais melhorias na situação atual da alfabetização no país. As tecnologias digitais são tidas como uma das possibilidades discutidas de maneira contundente, como uma forma de ajudar a solucionar problemas e, assim, contribuir com a melhoria do quadro atual referente a baixo índice de aprendizagem. No campo da tecnologia, são evidenciadas as metodologias ativas, tidas como práticas de grande relevância na melhoria da problemática em questão. Como uma dessas metodologias, se destaca a aprendizagem baseada em jogos digitais por apresentar elementos inovadores que proporcionam variadas situações de aprendizagem consciente e sistemática. No entanto, apesar de os jogos digitais já serem compreendidos como ferramenta tecnológica inovadora, existe uma carência de aplicação de instrumentos validados e confiáveis na avaliação das pesquisas brasileiras, o que se mostra como uma preocupação para a consolidação da aprendizagem baseada em jogos digitais. Essa lacuna revela a relevância desta pesquisa para o ensino e a aprendizagem. Diante dessas constatações, nos questionamos: Como os jogos digitais estão contribuindo no processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a aplicação dos jogos digitais voltada para a alfabetização baseada em evidências. Para isto, serão desencadeadas algumas ações definidas pelos objetivos específicos: realizar uma revisão de literatura para levantar o estado da arte referente a aprendizagem da alfabetização baseada em jogos digitais nos últimos cinco anos; construir um instrumento de avaliação baseado em evidências da alfabetização que forneça dados que comprovem os resultados da aprendizagem baseada em jogos digitais; aplicar o instrumento de avaliação da alfabetização com uso de jogos digitais como uma ferramenta motivadora no desenvolvimento das habilidades e, por fim, avaliar os resultados da aprendizagem de forma a obter evidências científicas acerca do desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. O público alvo da pesquisa é composto por 80 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Gomes de Torres, situada na cidade de Canguaretama no Rio Grande do Norte. Assim, a metodologia que será utilizada neste trabalho apresenta nuances da pesquisa-ação, por ser considerada uma pesquisa social com base empírica que é executada pela relação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Portanto, espera-se que a ferramenta construída nos permita compreender, a partir dos dados coletados dos sujeitos engajados, se os resultados de aprendizagem são, de fato, satisfatórios e, com isso, haja visto por meio do presente estudo, contribuir na melhoria dos resultados da alfabetização e inspirar outros pesquisadores e professores a utilizarem a ferramenta construída ao aplicarem jogos digitais em sua prática pedagógica.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 06/02/2023 10:38