Banca de QUALIFICAÇÃO: FELLIPE SILVA CÂMARA

DATA : 14/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/tuw-zpud-foh

TRABALHANDO COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO PROGRAMA HOTEL DE PROJETOS DO IFRN

Competências Empreendedoras; Gamificação; Metodologias Ativas.

A Educação Empreendedora trabalha o protagonismo do estudante, desenvolvendo nele um perfil e atitudes empreendedoras que objetivam e buscam a implementação de soluções criativas para problemas diversos da sociedade. Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) conta com um ecossistema de inovação e empreendedorismo composto por nove incubadoras de empresas nas quais a etapa que antecede a incubação acontece por meio do Hotel de Projetos, um programa gratuito de capacitação empreendedora que permite a participação de alunos, ex-alunos e membros da comunidade externa ao Instituto. No entanto, apesar da maioria das incubadoras do IFRN conduzir o programa por meio de módulos que qualificam seus participantes em atributos do empreendedorismo e administração de empresas, direcionando-os à formalização de um negócio para eventual incubação após a graduação, elas negligenciam aspectos comportamentais do perfil empreendedor que são de fundamental importância para o sucesso de qualquer negócio. A identificação e aprimoramento de habilidades e competências empreendedoras permite aos estudantes o conhecimento de suas forças e fraquezas de modo que estejam melhor preparados para a volatilidade e dinamismo característicos do cenário socioeconômico. Assim, este estudo tem como objetivo explorar as metodologias ativas no contexto do Hotel de Projetos, com atenção especial para a gamificação, visando a formação de empreendedores com comportamentos adequados para os desafios do século XXI. Para alcançar esse objetivo, esta pesquisa busca identificar unanimidades entre os dez comportamentos empreendedores padrão, as competências listadas pelo EntreComp (Entrepreneurship Competencies) e as competências cognitivas e não-cognitivas, o que permitirá propor uma estrutura gamificada com recursos didáticos em dois ambientes de aprendizagem integrados: o virtual e o presencial. O lócus de aplicação da pesquisa será a Incubadora Tecnológica do IFRN campus Macau. Por ser participativo, o estudo enquadra-se como uma pesquisa-ação e o procedimento metodológico adotado é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Como resultados a serem obtidos, espera-se propor um curso que seja estimulante e benéfico não apenas para os negócios dos participantes do Hotel de Projetos, mas também para suas carreiras empreendedoras, impactando positivamente o ecossistema de inovação do estado do Rio Grande do Norte.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externa ao Programa - 1885001 - ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO RODRIGUES - UFRNExterno à Instituição - DIEGO SILVEIRA COSTA NASCIMENTO - IFRN
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 18:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao