Banca de QUALIFICAÇÃO: OZINEIDE ONOFRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OZINEIDE ONOFRE DA SILVA
DATA : 22/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: online
TÍTULO:

 

O UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA APROPRIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EM LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Competências; Jogos digitais; Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O ensino da Língua Portuguesa na apropriação das competências e habilidades ainda apresenta resultados insatisfatórios evidentes nas avaliações de larga escala. A leitura proficiente é determinante para o acesso pleno da cidadania e torna-se um desafio para os professores Na busca de contribuir para o fomento de estratégias de ensino que conceba a apropriação das competências e habilidades, sinalizamos a integralização da tecnologia ao ensino da língua portuguesa como estratégia possível. Assim, o uso dos universos dos jogos digitais constitui uma ferramenta para potencializar o aprendizado referente às competências linguísticas. O Presente estudo tem por objetivo planejar e executar uma formação continuada em serviço utilizando o universo dos jogos digitais como mote temático para a apropriação das competências, através  das sequências didáticas construída pelos professores de língua portuguesa que atuam no 9º ano do ensino fundamental, com vista ao aprendizado das habilidades e competências para tanto tomamos como referenciais à BNCC.; Estudos que dialogam  o ensino da língua portuguesa:Antunes (2003); Geraldi (2012);Pietri (2009;Marcuschi(2008) e  Passarelli (2011) sobre os jogos Huizinga ( 2000 )jogos  digitais Alves e Coutinho (2016) Petry (2014; Prensky( 2012 ); Sanches (2021)Para ancorar a elaboração sobre sequência didática tomamos com base os estudos de  Noverraz e Schneuwly (2004). Sobre formação docente Tardif(2014) Imbernón( 2011)Zabala (1998). Quanto à metodologia utilizaremos a pesquisa ação na perspectiva de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória Thiollent (1986);Gil (2017) o lócus da pesquisa são os professores de língua portuguesa que lecionam no 9º do ensino fundamental na rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante RN. Neste estudo realizaremos uma formação com base no corpus constituído:1)Sondagem e planejamento: aplicação de questionários para alunos e professores; 2)Implementação:formação com os professores e elaboração das sequências didáticas. 3) Avaliação: Onde será realizada uma análise da formação com os professores e suas contribuições. Ao final espera-se que a formação com os professores possa contribuir para a apropriação das competências na língua portuguesa com foco na matriz Saeb.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - ***.064.828-** - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Externa à Instituição - ANA BEATRIZ BAHIA SPINOLA BITTENCOURT - UDESC
Notícia cadastrada em: 03/12/2022 08:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao