Banca de DEFESA: CAROLINE CARLOS BEZERRA MOREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE CARLOS BEZERRA MOREIRA DE SOUZA
DATA : 22/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

 

COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: formação docente para uso das tecnologias digitais



PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada; TDIC; Coordenadores Pedagógicos; Pandemia.



PÁGINAS: 94
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 trouxe desafios inesperados para o mundo. Para os docentes, tais desafios evidenciaram a necessidade de adentrar definitivamente no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC. Em face disso, os docentes que exercem a função de coordenadores pedagógicos tiveram um impacto quanto a sua responsabilidade em: realizar formações, assegurar vínculo com a comunidade escolar e professores, acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, entre outras atribuições. Diante disso, foi desenvolvido um curso de formação para o uso das tecnologias digitais para coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil (CODEI), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim/RN.  O curso fez parte dessa pesquisa de mestrado, cuja pesquisadora é assessora técnica da referida coordenação. Nesse contexto, objetivou-se analisar as contribuições da formação continuada para o uso das tecnologias digitais no fazer docente do coordenador pedagógico da Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: diagnosticar as necessidades formativas relativas às TDIC das coordenadoras pedagógicas; desenvolver uma formação, para as coordenadoras pedagógicas, a partir das necessidades formativas identificadas no diagnóstico; apontar as possibilidades do uso das ferramentas digitais no cotidiano do coordenador pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características de uma pesquisa-ação, envolvendo as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil da Rede Municipal de Parnamirim. O estudo teve como referência  os autores BUZATO (2006), FORMOSINHO (2002), PIMENTA (1996), SARMENTO (2000). Os dados analisados indicaram contribuições para a prática do coordenador pedagógico, no que se refere ao uso das ferramentas digitais, assim como a realização de ações formativas nas unidades de ensino da Educação Infantil da rede de educação, para o uso das tecnologias digitais. Como desdobramento da formação, aponta-se a inclusão da proposta formativa no Plano da Ação da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN. E como produto um e-book com um guia-didático com a proposta do curso de formação.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externa à Instituição - KEILA CRUZ MOREIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/12/2022 10:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao