Banca de DEFESA: JOSIEL MOREIRA DA SILVA

DISCENTE : JOSIEL MOREIRA DA SILVA
DATA : 21/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/rcg-twao-xku

COMPUTAÇÃO DESPLUGADA COMO ABORDAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Computação Desplugada; Pensamento Computacional; Ensino Fundamental.

O Pensamento computacional (PC) tem sido aludido como uma das formas de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais às pessoas do século XXI, como a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que o PC envolve capacidades de resolução de problemas de forma metódica e sistemática. No entanto, apesar das Normas sobre Computação na Educação Básica terem sido aprovadas e homologadas no Brasil, e terem como um dos seus eixos temáticos o PC, o processo de implementação do ensino do PC nas escolas ainda se encontra em fase embrionária. Além disso, diversas dificuldades e desafios se impõem para que essa implementação aconteça, como é o caso da falta de professores formados no tema do PC, a falta de cursos de formação em PC para professores, a falta de infraestrutura adequada nas escolas para permitir o uso das ferramentas disponíveis, entre outros. Diante disso, visando colaborar com a viabilização da implementação do ensino do PC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a presente pesquisa busca compreender as contribuições da realização de atividades desplugadas com alunos do quinto ano em uma escola pública, de forma a minimizar as dificuldades da implementação por falta de infraestrutura. Nesse sentido, o objetivo geral é desenvolver estratégias didático-pedagógicas para que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental possam ensinar o PC utilizando atividades desplugadas. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: i) buscar recursos de computação desplugada disponíveis gratuitamente que possam ser utilizados na pesquisa; ii) elaborar estratégias didáticas com atividades de computação desplugada como método ou ferramenta para a inserção do ensino do PC no currículo do 5º ano; iii) realizar intervenções em sala de aula com as estratégias elaboradas; iv) avaliar os resultados obtidos a partir da utilização das estratégias elaboradas; v) desenvolver um material didático destinado ao ensino do Pensamento Computacional no quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se enquadra na área de ciências humanas, com característica interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e intervencionista, baseada na pesquisa-ação. Os dados foram obtidos a partir da aplicação das estratégias didático-pedagógicas em uma escola pública, para as quais as atividades realizadas pelos alunos foram observadas e questionários foram aplicados. Os resultados da pesquisa evidenciam a possibilidade de se promover o ensino do PC a partir das atividades desplugadas, tendo em vista que os alunos conseguiram desenvolver as habilidades do PC exploradas durante as intervenções. Como produto final, foi elaborado um material didático contemplando um conjunto de atividades desplugadas, voltado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externo ao Programa - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA - UFRNExterna à Instituição - ROZELMA SOARES DE FRANÇA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 02/12/2022 10:16